Como as rotas chegam até você e o que pode fazer para receber mais pedidos.

postado em: Abrindo a Cozinha

Quando alguém pede um iFood, o restaurante já começa a preparar o pedido e, na sequência, a rota é enviada para um entregador ou entregadora disponível. Como já pode imaginar, é comum ter mais de um.

Por isso, podem existir outros fatores, além de disponibilidade e distância, durante o envio da rota pra você. Hoje eu vou te contar quais são 🙂

PRINCIPAIS FATORES PARA ENVIO DO PEDIDO

// DISPONIBILIDADE E DISTÂNCIA ATÉ O RESTAURANTE
Você já sabe que pra receber entregas precisa sinalizar no App que tá “disponível”, né? Então, o segundo fator na busca por entregadores é pelos mais próximos do restaurante. Ou seja, em um raio de 5km.

// TIPO DE PEDIDO
Outro fator importante, além da distância ao restaurante, é também o tipo de pedido. Vou explicar:

  • Rotas mais longas com pedidos que cabem na famosa bag, são direcionados para quem está entregando de moto.
  • Rotas mais curtas e pedidos leves, geralmente, são direcionadas para entregadores de bicicleta.
  • Quando o pedido tem mais de 16 itens (compras de mercado), é direcionado para quem tá de carro.

Por que, às vezes, o pedido cai pra alguém que tá mais longe? 
Isso pode acontecer porque alguns restaurantes têm muitos pedidos e, por isso, contam com operadores logísticos. Então, quando um pedido é feito nesses estabelecimentos,  o sistema envia rotas para esses entregadores primeiro.

BOAS PRÁTICAS PARA UMA BOA EXPERIÊNCIA NO APP:

// SEJA GENTIL PRA GANHAR MAIS JOINHAS
Isso faz uma diferença imensa nas avaliações que você recebe do cliente e do restaurante!

// FIQUE ONLINE SÓ QUANDO REALMENTE PUDER FAZER ENTREGAS
Você tem autonomia para aceitar os pedidos que quiser, sabia? Mas, se rejeitar muitas vezes, o sistema entende que você pode estar indisponível para fazer entregas.

// SE ACEITAR E PRECISAR CANCELAR, OLHA O QUE PODE FAZER:

  • Se precisar cancelar por motivos pessoais:

Imprevistos acontecem e tá tudo bem, tá? Se não puder entregar, você pode cancelar e ficar indisponível na plataforma. Aí depois é só voltar a ficar disponível quando quiser receber novos pedidos.

Então evite deixar a sua rota ser cancelada automaticamente

Quando um cancelamento automático acontece, tanto o cliente, quanto o restaurante e o próximo entregador que aceitar a entrega, serão impactados por isso. Afinal, todo o processo de envio de rota para o  entregador ou entregadora começa do zero. Aí, a comida pode esfriar no restaurante, o cliente pode dar uma avaliação negativa para o pedido e até pro próximo entregador.

  • Se precisar cancelar por problemas com a entrega:

Ninguém tem bola de cristal, problemas acontecem, né? Nesses casos, você pode avisar o suporte, antes mesmo de cancelar, assim a gente pode te ajudar.

Curtiu essas dicas? Aproveite para relembrar os Termos de uso do iFood para Entregadores.