Dicas práticas para se manter saudável e mandar a fome para longe.

Saúde é um assunto que não dá para levar na brincadeira. Principalmente quando falamos de pessoas que trabalham sob o sol, às vezes fazendo esforço físico, como é o caso de quem faz entregas de bike.

Nesses casos, além de manter o corpo hidratado, manter os cuidados com alimentação saudável também faz toda a diferença. E aqui vou te ensinar por que e como fazer isso sem gastar muito tempo ou dinheiro. Bora lá!

Acorde mais cedo para tomar um café caprichado

Para não deixar que a correria do dia a dia interfira nos cuidados com alimentação saudável, a primeira dica é acordar um pouquinho mais cedo para dar tempo de caprichar no café da manhã.

Nessa refeição, assim como em todas as outras, especialistas recomendam evitar alimentos gordurosos, frituras e açúcar em excesso.

O ideal é incluir um carboidrato, que pode ser um pão, de preferência integral, uma fruta, por causa das fibras e vitaminas, além do leite e seus derivados, por serem ricos em cálcio e proteínas. Seguindo essa recomendação geral, é só adaptar o cardápio de acordo com o seu tempo livre e com os alimentos que você tem em casa.

Tenha uma marmita sempre à mão

Sabe o que combina com um café da manhã caprichado? Um almoço do mesmo nível, é claro! Por isso, nada como ter uma marmita cheia sempre à mão.

Se você não vai ter tempo de parar para comer em casa, você pode parar em um restaurante ou carregar o seu rango na mochila. Mas aqui é importante ficar ligado (a): para transportar alimentos, use sempre uma marmita ou bolsa com proteção térmica.

A proteção térmica serve não só para conservar a temperatura da comida por mais tempo, como também evita que o alimento estrague.

Outras dicas para evitar que o almoço estrague rápido dentro da marmita:

  • Não misture toda a comida – prefira aqueles potes plásticos com divisórias para que a salada fria e os vegetais que soltam muita água fiquem longe do arroz e do feijão;
  • Evite alimentos que estragam rápido – mesmo bem conservados, existem alguns tipos de alimento que costumam passar do ponto mais rápido do que outros, por exemplo os ovos, saladas de maionese, carne mal passada e comida japonesa;

Seguindo essas recomendações, a comida estará sempre top, fresquinha e saborosa. E o melhor de tudo: saudável.

Esteja preparado (a) para os lanches durante o dia

Além do almoço e do café da manhã, o dia é também composto pelos lanches, aqueles entre uma refeição e outra, com o papel de “forrar” o estômago.

Segundo especialistas, são esses lanches que mantém o organismo ativo, evitando aquela sensação de cansaço e moleza, causados, normalmente, pelos baixos níveis de glicemia no sangue.

Ou seja, quem trabalha o dia todo na rua fazendo entregas, precisa ter atenção redobrada com esses lanches, porque a prática de exercícios físicos por si só já diminui o nível de glicose do sangue. Então o melhor é andar sempre preparado (a).

Agora, veja algumas sugestões do que ter sempre com você para beliscar durante o dia de trabalho:

  • Lanche natural – quem curte se aventurar na cozinha e testar combinações de sabores pode mandar ver no preparo de sanduíches naturais. Dica: dê preferência para pães integrais e use recheios proteicos como patê de atum, frango, sardinha ou, se você for vegetariano (a), patê de grão de bico.
  • Frutas – além de saudáveis, as frutas quebram um galho na hora da fome. Escolha aquelas que são fáceis de descascar e comer como maçã, banana, pêra, ameixa, morango, mexerica (também conhecida por tangerina, bergamota ou mimosa, de acordo com a região do país).
  • Petiscos – procurando algo ainda mais prático? Carregue uma porção de petiscos sempre na bolsa. Aqui dá para incluir nozes, castanhas, amêndoas, por exemplo. Elas podem até custar um pouquinho mais caro, mas fazem um bem danado para a saúde, mantém o corpo saciado por mais tempo e também são fáceis de levar para cima e para baixo durante as entregas.

Coma bem e fique livre de doenças

Contrariando o que muita gente pensa, os cuidados com alimentação saudável estão longe de ser uma preocupação só das pessoas fitness, praticantes de exercícios físicos ou daquelas pessoas que querem perder peso.

Se alimentar bem e seguir as dicas de hidratação traz benefícios que, certamente, são muito interessantes não só pra você, mas pra todo mundo. Por exemplo: evitar doenças, ter mais energia para encarar um dia cheio de entregas, melhorar a qualidade do sono e a qualidade de vida no geral.

Fala a verdade, manter uma alimentação saudável não é tão difícil assim, não é mesmo?!

Seguindo essas dicas você certamente vai se sentir mais preparado (a) e com mais disposição durante todo o período de trampo. Aproveita pra compartilhar com a galera que você conhece e que também trabalha fazendo entregas, vamos fortalecer a categoria juntos! VLW.