Como manter a harmonia e a qualidade de vida dentro de casa.

Cuidar da saúde é importante, mas incentivar a família toda a se cuidar junto é ainda melhor, concorda?

Por isso, hoje as dicas de saúde são para você compartilhar com as pessoas que mais ama. Afinal, é como diz o ditado “quem ama, cuida”, e não há prova de amor maior do que priorizar a qualidade de vida.

Cultivar uma rotina mais saudável dentro de casa é mais fácil do que você imagina e o melhor: vai impactar até na sua produtividade no trabalho.

Quer saber por onde começar? Então, bora lá!

Aproveitar momentos de lazer em conjunto

A primeira dica, apesar de simples, faz toda a diferença quando o assunto é qualidade de vida e dicas de saúde. Aproveitar os momentos de descanso para passear, brincar, viajar e se divertir com a família é essencial para o corpo e a mente.

E esses momentos não precisam custar caro não. Basta dar uma volta de bike na pracinha do bairro, assistir peças de teatro e outros eventos culturais oferecidos pela prefeitura, frequentar parques naturais da cidade, entre outros.

Recentemente foi publicado aqui no portal um conteúdo que fala sobre a importância de conciliar sua vida profissional com a pessoal, e até dicas de como fazer isso. Se eu fosse você, ia lá dar uma olhada.

Fazer refeições em volta da mesa

Você sabia que fazer as refeições em volta da mesa oferece uma série de benefícios para cada uma das pessoas da família? Parece uma coisa tão boba, mas é um costume recomendado inclusive por médicos!

Fazer isso fortalece o sentimento de identidade familiar, cria a atmosfera perfeita para reconciliações, estimula o diálogo e até ajuda a melhorar a alimentação.

Isso porque quando as refeições são feitas em casa, elas costumam ser mais frescas, menos gordurosas e também possuem menos sódio quando comparadas aos alimentos industrializados, encontrados em restaurantes e fast foods.

Os benefícios refletem na saúde e também na disposição tanto dos adultos como das crianças, portanto vale compartilhar com seus familiares a importância de beber água.

Fazer exames periodicamente

Quando foi a última vez que você passou em uma consulta com um médico só para checar se estava tudo bem? Pensa aí e responda mentalmente.

Uma pesquisa do Instituto Data Popular publicada em 2014 revelou que seis em cada dez brasileiros só vão ao médico quando já estão doentes. Mas é essencial fazer visitas periódicas, ainda que uma vez por ano, para realizar alguns exames e fazer acompanhamento de rotina.

Segundo os médicos, a prevenção é a melhor forma de reduzir o risco de doenças graves como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), que podem deixar sequelas e até matar. Ou seja, é melhor estar sempre de olho.

Além disso, quando o cuidado com o corpo é feito preventivamente, menores as chances de ser pego de surpresa por uma doença. O que é ótimo para quem quer evitar o risco de ter que pausar as entregas para ficar em casa, de molho, por conta de um problema de saúde.

Veja também: Plano de saúde familiar ou guardar dinheiro para emergências?

Cuidar da higiene pessoal

Se você convive com outras pessoas, cuidar da sua higiene pessoal é também uma das dicas de saúde que devem ser seguidas. Afinal, existem várias doenças que podem ser transmitidas pelo ar, depois de um espirro, por meio do compartilhamento de objetos e uso do banheiro em comum – como é o caso da virose.

Ah, uma dica de higiene pessoal que muitos acabam esquecendo é: evite compartilhar toalhas e outros objetos pessoais, beleza?

Mantenha a casa sempre limpa

E não adianta cuidar da higiene pessoal e deixar a casa de lado. Cada um deve fazer a sua parte na conservação da limpeza do lar. Afinal, manter os cômodos limpos é também questão de saúde e bem-estar.

Veja alguns dos problemas que uma casa suja e desorganizada pode provocar, além do incômodo visual:

  • Estresse;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Alergia respiratória.

O lar deve ser aconchegante, transmitir paz e trazer sensação de relaxamento àqueles que nele vivem. Para isso, a limpeza deve estar em dia. Se liga nas dicas simples de como manter a casa sempre limpa:

  • Não deixe a louça para amanhã;
  • Sempre guarde a roupa no lugar ou leve ao cesto de roupa suja depois de usar;
  • Aproveite a hora do banho para dar uma geral – lave o vaso sanitário e limpe a pia sempre que possível;
  • Depois de usar qualquer objeto, limpe ou guarde.

Não leve o estresse para casa

Você sabia que alguns estudos mostram que pais estressados deixam as crianças doentes (enfraquecem o sistema imunológico delas), aumentando os riscos dos pequenos desenvolverem obesidade, doenças mentais, alergias e diabetes?

Por isso, a menos que a ideia seja conversar para desabafar, evite levar os problemas da rua para dentro de casa ou descontar frustrações em seus familiares.

Seguindo as dicas de saúde e bem-estar listadas aqui, mais do que viver com mais qualidade de vida, você e os seus familiares serão ainda mais felizes juntos. E felicidade significa também produtividade, sabia disso?

TMJ!