Guia para entregar usando o iFood

Acreditamos que você, entregador, é parte importante do ciclo de Delivery .

Principais funcionalidades

Configurações

Na tela principal do aplicativo, tocando na engrenagem que fica na parte de baixo, no canto direito, você entra nas configurações. Lá, você encontra as opções de pareamento da máquina (se você tiver a máquina do iFood) e sobre as versões do app.


Em “Perfil” você visualiza seus dados e a opção de sair do aplicativo.

Trabalhe quando quiser

Você trabalha apenas quando quiser. Se não puder fazer entregas, clique no botão com um raio no canto inferior direito da tela para ficar indisponível. Para voltar, clique no mesmo botão e fique disponível.

Extrato

Dentro do aplicativo, você pode visualizar seus lançamentos financeiros.
Na parte de cima do App, nos três pontinhos, você seleciona a opção "Extrato". Você pode filtrar os lançamentos por datas. 

Quando aceitar uma corrida, você verá os detalhes, como endereço do restaurante, número do pedido e tempo estimado de entrega ao cliente. 

Caso você não chegue no tempo estimado no restaurante, o sistema automaticamente envia o pedido para outro entregador que esteja mais próximo.

 

Coletando o pedido

Quando você rejeita 3 pedidos seguidos, o sistema entende que você não pode fazer entregas naquele momento e, por isso, seu aplicativo fica indisponível temporariamente.


Só fique disponível se puder realizar as corridas oferecidas a você. 

Rejeites

Você será notificado ao receber uma corrida. O aviso trará o valor da corrida e a quantidade de paradas, com a opção de aceitar ou rejeitar.

Recebendo corridas

Você precisa ter acesso à internet e bateria acima de 20%. Dessa forma, conseguirá ficar disponível no aplicativo para receber corridas a qualquer momento. 

Disponibilidade para receber corridas

Realizando entregas

No endereço de entrega, aperte "Cheguei" para que o cliente seja avisado. 

Entregando o pedido

Você ainda pode navegar pelo app mesmo depois de aceitar um corrida. Para voltar para a corrida, vá até a tela inicial e toque em “Em andamento”. 

Acompanhamento de corrida em andamento

Se o número de paradas for maior que dois, você irá retirar dois pedidos no mesmo restaurante e deverá entregar em dois clientes diferentes.
Após finalizar a entrega do primeiro pedido, você receberá o endereço do segundo pedido.

Pedidos com múltiplas entregas

Repasse

Débitos

Os débitos referentes a problemas na operação podem aparecer em seu extrato financeiro. Por exemplo, caso você esqueça algum item na coleta ou haja alguma violação, geramos um débito referente ao problema.

Pontos complementares

Indisponibilidade temporária

Algumas ações dentro do aplicativo podem causar indisponibilidade. Esse status é somente para alertar o entregador de que algo não está funcionando. 

Você deve segurar o botão "Cheguei na coleta" apenas após apresentar-se ao responsável do restaurante quando chegar no local de coleta. Se você não estiver no endereço do restaurante, não conseguirá apertar o botão avisando que chegou.

Após a coleta dos pedidos, aperte novamente o botão avisando que terminou esta etapa e que está se dirigindo à próxima parada. 

Conheça o aplicativo de dentro!

Conheça o aplicativo e suas funcionalidades na prática através do protótipo abaixo.

CONHEÇA

Suporte

Tocando no menu, você encontra a funcionalidade de Suporte. Nela você consegue abrir chamados para quaisquer dúvidas que tiver.

Outras funcionalidades

Estamos trabalhando todos os dias para deixar o aplicativo mais completo e para desenvolver mais funcionalidades que ajudem o seu dia a dia fazendo entregas. Caso tenha alguma sugestão, sinta-se à vontade para contribuir na construção de uma melhor experiência de entregas junto ao iFood!

Regiões de atendimento

As nossas cidades têm horários de atendimento diferentes! Veja abaixo:

São Paulo - Dom a Qui das 7:00h às 23:59h e Sex e Sáb das 07:00h às 01:59h da manhã

Rio de Janeiro - Todos os dias das 7:00h às 23:59h

Demais cidades - Todos os dias das 11:00h às 23:59h

Com corridas em andamento, você pode conversar com o suporte através do chat para relatar situações com o pedido que coletou.

Chat com entrega em andamento

Menu rápido

Acesso ao appRealizando entregasRepassePontos complementaresIndisponibilidade temporáriaSimulaçãoVoltar ao topo da páginaConfira!Sugestões

Sudeste

São Paulo


ABC
Americana
Barueri 
Bauru
Campinas
Carapicuíba
Cotia
Guarulhos
Hortolândia
Jundiaí
Limeira
Mogi das Cruzes
Osasco
Piracicaba
Praia Grande
Ribeirão Preto
Santos
São Carlos
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
Sorocaba
Taboão da Serra
Taubaté     

Rio de Janeiro

Barra da Tijuca
Niterói
Rio de Janeiro
Duque de Caxias
Nova Iguaçu
São Gonçalo
 


Espírito Santo

Vitória
Vila Velha

Minas Gerais

Belo Horizonte
Contagem
Juiz de Fora
Pampulha

Uberaba
Uberlândia

Sul

Paraná

Curitiba
Londrina
Maringá

São José dos Pinhais

Santa Catarina

Balneário Comboriu
Blumenau

Florianópolis
Joinville

São José

Rio Grande do Sul

Canoas

Caxias do Sul
Porto Alegre

Nordeste

Alagoas

Maceió

Paraíba

Campina Grande

João Pessoa

Pernambuco

Olinda

Recife

Bahia

Lauro de Freitas
Salvador

Ceará

Fortaleza

Rio Grande do Norte

Natal

Piauí

Teresina

Sergipe

Aracaju

Norte

Amazonas

Manaus

Pará

Belém

Cento-Oeste

Mato Grosso do Sul

Campo Grande
Cuiába

Goiás

Goiânia

Distrito Federal

Brasília

Veja aqui como começar a realizar entregas e as melhores práticas dentro do app

Principais funcionalidades

Acesso ao aplicativo

Dados bancários

Você precisa informar os seus dados bancários para receber os ganhos.

OBS: Os dados bancários devem ser nominais.

Regras bancárias

Melhor horário para fazer entregas

Na sexta, sábado e domingo, os horários do almoço e jantar são os melhores momentos para fazer entrega.

Durante a semana, o almoço e o jantar são os horários de pico.

Horários de atendimento

GPS

- Desligado: Ative o GPS para que você receba entregas.
- GPS Falso: Aplicativos que forjam o GPS podem dar interferência na sua localização real, é preciso desinstalar para que possa ficar disponível de novo. 

Bateria


- É sempre importante manter o celular com a bateria acima de 20%

Relógio errado

- A hora do celular deve estar de acordo com a rede.

Rejeites

Quando você rejeita 3 pedidos seguidos, o sistema entende que você não pode fazer entregas naquele momento e, por isso, seu aplicativo fica indisponível por 15 minutos.

Só fique disponível se puder realizar as corridas oferecidas a você. 


Kit iFood

O iFood faz algumas ações pontuais de distribuição e você será avisado quando ocorrerem.

Faça corridas com a gente e participe das ações!

Mochila (bag)

  • Térmica;

  • Alta qualidade;

  • Regulagem para qualquer tamanho.

Jaqueta

  • Fácil de limpar;

  • Protege em uma queda;

  • Quentinha e confortável.


Observação: A bag e jaqueta do iFood não são obrigatórias para começar a correr.

Kit iFoodSuporte

Login

Lembrando que para acessar o App você têm duas opções:

Pelo e-mail e senha cadastrados e pelo telefone cadastrado

Se você não estiver nas regiões abaixo não receberá pedidos.

O auto-cancelamento pode acontecer por dois motivos:

Quando você não chega no restaurante no tempo estimado, o pedido é enviado para outro entregador mais próximo e você fica indisponível por 30 minutos, pois o sistema entende que você não pode receber e concluir entregas naquele momento. 

— Acreditamos que quando você está online, podemos contar com você para realizar entregas. Por isso, se você não aceita ou rejeita uma corrida no tempo estimado, entendemos que você não está disponível de fato a realizar entregas e o deixamos indisponível por 30 minutos.

Auto Cancelamento

Você tem a opção de ligar para o cliente caso tenha alguma dificuldade de localizar o endereço ou cliente. 

Fique tranquilo que a ligação não é cobrada e o seu telefone não será identificado.

Aplicativos não recomendados

- Que alteram sua localização de GPS 
- Quer permite acesso a mais de uma conta de whatsapp 

- Que duplica outros aplicativos

Entregador

Entregador

Restaurante Fixo

Se você faz entregas pra algum restaurante agora pode aumentar os seus ganhos.

O aplicativo agora conta com o acompanhamento de pedidos quando você está realizando entregas para um restaurante fixo. 

Basta acessa o seu perfil e selecionar a opção "Fixo no restaurante" para começar a escanear os pedidos.

Assista o video e saiba mais:

Restaurante fixo
Voltar ao topo da página

Kit Bikers

O iFood também faz distribuições pontuais para nossos bikers! Realize entregas e você será avisado quando ocorrerem.


Mochila (bag)

  • Térmica;

  • Alta qualidade;

  • Regulagem para qualquer tamanho.

Camiseta de ciclista

  • Mais confortável;

  • Equilibra a temperatura do corpo;

  • Proteção UV.

Capacete

  • Proteção em caso de acidente;

  • Proteção do Sol, galhos e etc;

  • Visibilidade para carros e motos.


Observação: Os itens citados não são obrigatórios para começar a correr. Você pode utilizar itens próprios enquanto isso.

Cadastro

Alteração de dados cadastrais

Agora você mesmo pode alterar o seu telefone, e-mail e dados bancários. Mas lembre-se: os dados bancários devem ser nominais e a conta precisa estar em seu CPF.

Caso precise alterar o seu nome, modal ou CPF, será necessário solicitar para a nossa equipe de suporte abrindo um ticket.

Como FuncionaClique aqui

Conheça aqui a nova praça para os entregadores de bike :)