Descubra como evitar o excesso de tarefas para trabalhar de forma saudável

Não ter chefe e fazer os seus próprios horários de trampo pode ser libertador. Muita gente vai concordar com isso. Afinal, não existe aquela pressão de acordar em um horário fixo no dia a dia e nem do patrão cobrando resultados todo final de mês.

Por outro lado, a liberdade também traz os seus próprios desafios, e quem trampa por conta própria precisa ter cuidado com um detalhe: trabalhar demais.

Veja alguns dos sintomas do trabalho em excesso e descubra como conciliar o lazer e trabalho, sem comprometer a saúde e é claro, o orçamento. Bora lá!

Por que trabalhar demais faz mal?

Trabalhar demais e não ter tempo pra fazer nada além de cumprir suas tarefas não é muito positivo, e pode, inclusive, trazer danos à saúde – física e psicológica. Não sabia disso? Então, continue lendo pois o assunto é sério.

Falando sobre as consequências psicológicas, o excesso de horas trabalhadas pode causar consequências como ansiedade, estresse e até depressão.

Por isso, se você já passou por episódios de problemas pra dormir, esquecimento e perda de concentração, pode ser um sinal de que algo está errado. Procure sempre ajuda de um médico pra investigar o que tá rolando.

Como conciliar lazer e trabalho sem ficar no “preju”?

Beleza, agora que você já sabe o quanto trabalhar em excesso pode ser perigoso, não vai repetir esse erro, né?! E não precisa ter medo de que isso atrapalha os seus ganhos nem nada disso, é só ter sabedoria e, principalmente, disciplina que dá pra conciliar tudo. Pode ficar tranquilo (a)!

Se liga em algumas dicas que vão te ajudar nisso:

Controle as suas finanças

A primeira dica é saber quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai – e pra onde esse dinheiro que sai está indo. Se o dinheiro do trampo é sempre usado pra cobrir o que já tá no vermelho, é um sinal de que você precisa organizar suas finanças e ver onde pode economizar.

Manter as finanças sob controle significa ter uma reserva de emergência pra imprevistos – conserto da moto ou consulta médica – e estipular metas de gastos.

Desse jeito dá pra trabalhar mais tranquilo, sem ter aquele medo de pegar uma praia no feriado ou ir ao cinema com a família no sabadão.

Otimize o seu trabalho

Depois de um tempo trabalhando com entregas, você já consegue saber quais os horários de maior movimento e as regiões aí na sua cidade com maior número de entregas disponíveis, certo?!

Então, pra otimizar o seu trampo, focar os seus esforços nesses dias e horários específicos pode ser uma boa. Assim, você consegue usar os períodos de movimento fraco pra descansar, aproveitar a companhia da família ou fazer outras tarefas.

Tenha metas de ganhos

No tópico de controle de finanças você viu que ter metas de gastos é importante. Mas essa meta não é a única com a qual você deve se preocupar. Ter uma meta de ganhos também vai te ajudar a conseguir conciliar lazer e trabalho.

Se liga, depois de seguir certinho a dica do controle de finanças, dá pra saber exatamente de quanto você precisa todo mês pra viver. O que inclui a grana pra pagar suas contas fixas (água, luz, internet etc) e as despesas variáveis (aquela roupa nova, rodízio de pizza com a galera etc).

Sendo assim, divida o valor que você precisa ganhar pela quantidade de dias que você trabalha no mês. O resultado dessa conta, é a sua meta diária de ganhos. Se preferir, dá pra dividir essa meta de forma semanal também, tanto faz, depende do que funciona melhor no seu caso.

O importante é ter um número em mãos para saber exatamente o quanto precisa tirar todo mês pra conseguir manter as contas em dia e ainda guardar dinheiro.

Não leve trabalho para o tempo de lazer

Eis que você tá com as finanças organizadas e as metas de ganhos em dia, mas no momento de descanso é importante saber que a hora de lazer é pra descansar.

Se você mistura as duas coisas, acaba não fazendo nenhuma das duas direito. Então, fica a dica: no momento do descanso, experimente se desconectar 100%.

Trabalhar é preciso, mas ninguém é de ferro, né?! Pra conseguir ter gás nas entregas, é importante saber conciliar lazer e trabalho. E se você curtiu as dicas, já sabe, compartilha com quem tá precisando de uns dias de descanso.TMJ!