Políticas de Privacidade

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
IFOOD PARA ENTREGADORES

 

Data da versão: 10 de dezembro de 2019

 

Nós utilizamos os seus dados como parte da nossa missão de proporcionar um serviço cada vez melhor. Essa política descreve como obtemos, armazenamos, utilizamos e compartilhamos as suas informações.

A proteção dos seus dados e da sua privacidade são muito importantes para o iFood. Portanto, recomendamos que você conheça melhor as nossas práticas e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Os termos utilizados na presente Política de Privacidade fazem referência as nomenclaturas presentes nos “Termos e Condições de Uso – iFood para Entregadores”, disponível em nossa Plataforma.

Ao se cadastrar no iFood, o Entregador garante de forma expressa que é plenamente capaz e habilitado, nos termos da legislação vigente, para prestar os Serviços. 

Quais tipos de informações coletamos?

Ao utilizar o Aplicativo de propriedade do iFood, nós coletamos algumas informações importantes para que possamos prestar um serviço adequado para você. Abaixo detalhamos quais são essas informações.

Informações que você nos fornece

Quando você se cadastrar no iFood, obteremos algumas informações sobre você, tais como: seu nome, data de nascimento, CPF, endereço eletrônico, carteira nacional de habilitação (CNH), foto e número de telefone.

Outras informações 

Além dessas informações iniciais de cadastro, você ainda pode nos fornecer três tipos de informações: (a) informações para pagamento; (b) informações de localização e (c) informações dos seus dispositivos. Abaixo detalhamos essas informações.

  1. Informações para pagamento
    Ao prestar os Serviços através da Plataforma, você receberá o valor correspondente à entrega conforme cálculo estipulado nos Termos e Condições.
    A fim de realizarmos o repasse do seu pagamento pelos Serviços, você poderá nos fornecer os seus dados de bancários, tais como conta e agência.
    Nós usamos esses dados para realizar seu pagamento e eles poderão ser atualizados por você na Plataforma.
  2. Informações de localização
    Para poder realizar a oferta e o rastreamento do pedido, nós precisamos que você também nos informe a sua localização.
    Essa localização será obtida do seu dispositivo via GPS e redes móveis (torres de celular, Wi-Fi e outras modalidades de localização) por meio da permissão que você fornecer ao seu dispositivo e sempre que estiver logado na Plataforma
  3. Informações dos seus dispositivos
    Além dessas informações que você mesmo nos fornece, nós podemos coletar algumas informações automaticamente sobre os dispositivos a partir dos quais você acessa a Plataforma.

    Dentre essas informações estão idioma, informações sobre data e horário, fabricante do dispositivo, operadora, modelo, redes Wi-Fi, número de telefone, entre outras que poderão ser coletadas pelo iFood.

Informações de outras fontes

Os Clientes Finais nos fornecem informações que podem incluir dados de Entregadores, como avaliações, comentários ou reclamações.

Para fins de segurança e prevenção a fraudes, podemos receber dados compartilhados por fornecedores, que incluem confirmação de sua identidade e informações de antecedentes.

Informações não-pessoais

Nós também podemos obter informações não-pessoais, ou seja, dados que não permitem a associação direta com qualquer pessoa especificamente. São exemplos de dados não-pessoais a idade do indivíduo, preferências individuais, idioma, CEP e código de área.

Nós também poderemos obter informações sobre as atividades dos Entregadores em nossa plataforma. Essas informações são agregadas e usadas para nos ajudar a entender quais partes dos nossos produtos e serviços atraem mais interesse dos Entregadores. Dados agregados são considerados informações não-pessoais para fins desta Política de Privacidade. 

Se combinarmos informações não-pessoais com informações pessoais, a informação combinada será tratada como informação pessoal enquanto essa informação permanecer combinada.

Como utilizamos essas informações?

Promover, melhorar e desenvolver nossos serviços

Podemos usar essas informações coletadas para nos ajudar a desenvolver, oferecer e melhorar os nossos produtos e serviços destinados a você, existentes ou serem criados.

Também poderemos usar suas informações pessoais para fins internos, tais como auditoria, análise de dados e pesquisas para aprimorar os produtos, serviços e comunicações com os Entregadores, e geração de análises estatísticas com respeito aos serviços, incluindo informações de logística e trânsito.

Comunicação

Periodicamente poderemos usar suas informações pessoais para enviar avisos e notificações importantes, como comunicados sobre pedidos, alterações em prazos, condições e políticas. Como estas informações são importantes para a sua interação com o iFood, você não poderá optar por não receber esse tipo de comunicação, já que são inerentes para a prestação dos Serviços.

Também nos preocupamos em como podemos melhorar sua experiência conosco por meio de uma comunicação mais assertiva e menos incômoda. Para essa finalidade, podemos coletar informações de terceiros que nos ajudem a entender como e quando você pode estar ou não disposto a se engajar com a nossa plataforma.

Oferta dos Serviços 

Poderemos utilizar as informações coletadas para ofertar aos Entregadores os Serviços disponíveis e mais adequados a você.

Segurança 

De forma a garantir a segurança de nossos Clientes Finais, analisamos diversos elementos fornecidos pelo potencial Entregador, bem como informações publicamente disponíveis, para decidir se aceitamos ou não um indivíduo como Entregador, dentro dos limites permitidos por lei. Podemos analisar elementos como validade da carteira de habilitação, compatibilidade da habilitação com a foto, entre outros.

Marketing

Nós poderemos usar suas informações pessoais para enviar publicidade, bem como outros materiais promocionais voltados ao marketing de nossos serviços e de novidades para você.

Além disso, poderemos compartilhar as informações com parceiros do iFood, para fins de desenvolver campanhas de marketing mais relevantes para interessados nos produtos do iFood. O iFood somente compartilhará dados com parceiros que possuírem política de privacidade que ofereça níveis compatíveis de proteção àquele oferecido por esta política.

Promoções

Se você participar de um concurso, competição ou qualquer outra modalidade de promoção, poderemos usar as informações que você fornecer para administrar esses programas. 

Dados não-pessoais

Nós poderemos usar informações não-pessoais para a consecução das finalidades previstas nessa Política de Privacidade.

Como as informações são armazenadas?

Onde as informações são armazenadas?

As informações que coletamos de você são armazenadas em serviços de nuvem confiáveis de parceiros que podem estar localizados no Brasil ou em outros países que ofereçam serviço de armazenamento de nuvem confiáveis e usualmente utilizados por empresas de tecnologia, tais como Estados Unidos da América (EUA) e Brasil.

Na contratação desses serviços, o iFood sempre busca empresas que empregam alto nível de segurança no armazenamento de suas informações, estabelecendo contratos que não violam as definições de privacidade previstas nessa Política.

Por quanto tempo as informações são armazenadas?

O iFood armazena as suas informações durante o período necessário para as finalidades apresentadas nos Termos e Condições de Uso do iFood e nesta Política de Privacidade, respeitando o período de retenção de dados determinado pela legislação aplicável.

Caso você solicite a exclusão de sua conta, as suas informações pessoais fornecidas ao iFood durante a sua utilização dos nossos serviços serão excluídos definitivamente sempre que a legislação assim o exigir.

Em alguns casos, poderemos reter suas informações mesmo que você exclua sua conta, tais como nas hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas na lei aplicável, se houver uma questão não resolvida relacionada à sua conta (como, por exemplo, uma reclamação ou disputa não resolvida), ou caso seja necessário para nossos interesses comerciais legítimos, como prevenção de fraudes e aprimoramento da segurança dos nossos Clientes Finais.

O iFood transfere os dados para outros países?

O iFood poderá realizar transferências internacionais de dados para outros países, tais como Estados Unidos da América e para países da União Europeia e da América Latina, a fim de realizar algumas das atividades envolvidas nos serviços prestados a você, bem como para poder obter informações que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos nossos serviços.

Em qualquer caso de compartilhamento com parceiros localizados em outros países, estabelecemos contratualmente que o parceiro possua padrão de proteção de dados e segurança da informação compatível com esta política de privacidade, a fim de que seus dados sejam sempre protegidos nestes termos.

Como as informações são compartilhadas?

Além das finalidades descritas acima, nós podemos também compartilhar com terceiros as suas informações coletadas em algumas hipóteses, que descreveremos abaixo.

Para Clientes Finais do iFood 

Quando você estiver prestando os Serviços, os Clientes Finais do iFood, poderão ver seu nome e foto para fins de segurança, bem como a sua localização para acompanhamento do pedido.

Em alteração de controle societário do iFood

No caso de operações societárias, como reestruturação, fusão ou venda de ativos do iFood, do grupo econômico ou de parte dele, seus dados poderão ser transferidos, desde que respeitados os termos desta política de privacidade.

Provedores de serviços e outros parceiros

Por razões de processamento e inteligência em relação aos dados do iFood, poderemos também compartilhar informações com algumas empresas ou indivíduos prestadores de serviço, seguradoras ou empresas parceiras do iFood. Nesse caso, os dados serão tratados de forma a proteger a sua privacidade, tendo essas empresas dever de proteção compatível com o da política de privacidade do iFood.

Nós podemos utilizar os serviços dessas empresas para facilitar nosso serviço, prover o serviço do iFood em nosso nome, executar atividades relacionadas ao serviço, incluindo – mas não se limitando a –, manutenção dos serviços, gerenciamento de banco de dados, análise de dados e melhoria de funcionalidades incluindo marketing, ou auxiliar-nos na avaliação de como o nosso serviço é usado. 

Essas empresas ou indivíduos têm acesso à sua informação pessoal apenas para executar atividades solicitadas pelo iFood e são obrigados a não usar ou divulgar tais informações para nenhuma outra finalidade. 

Estabelecimentos Parceiros do iFood

Ao prestar os Serviços, poderemos compartilhar informações como seu nome e foto com os Estabelecimentos Parceiros do iFood para fins de segurança.

Para publicidade e serviços de análise 

Para poder entregar publicidade e promoções adequadas para você, nós também podemos compartilhar as suas informações com empresas especializadas em marketing e análise de dados digitais que ofereçam nível de proteção de dados compatível com esta política de privacidade.

Cadastro mediante redes sociais

A fim de confirmarmos o seu cadastro via redes sociais, podemos enviar o número do dispositivo utilizado para verificação do cadastro mediante SMS.

Como respondemos a requerimentos legais?

O iFood também poderá compartilhar suas informações com autoridades policiais ou judiciais, autoridades públicas competentes ou outros terceiros, dentro e fora do país em que você reside, caso seja requerido pela legislação aplicável, por decisão judicial e por requisição de autoridades, ou se necessário para responder a processos judiciais ou para participar em eventuais litígios ou disputas de qualquer natureza.

Nestas situações, o iFood cooperará com as autoridades competentes na medida em que discricionariamente entenda necessário e adequado em relação a qualquer investigação de ilícitos, infrações a direitos de propriedade industrial ou intelectual, ou outra atividade que seja ilegal ou que possa expor o iFood ou seus Clientes Finais a qualquer responsabilidade legal ou lhes impor riscos, ressalvadas hipóteses de sigilo de informações constantes na legislação aplicável.

Além disso, o iFood se reserva o direito de compartilhar informações sobre os Entregadores às autoridades competentes quando houver motivos suficientes para considerar que a atividade de um Entregador é suspeita, ilegal ou prejudicial ao iFood ou a terceiros.

Este direito será utilizado pelo iFood quando considerar apropriado ou necessário para manter a integridade e a segurança do seu serviço, para o cumprimento dos seus Termos e Condições de Uso da Plataforma “iFood para Entregadores” e Política de Privacidade, e com o intuito de cooperar com a execução e cumprimento da lei, independentemente de existir ou não uma ordem judicial ou administrativa para tanto.

Como protegemos suas informações?

O iFood poderá atualizar essa Política de Privacidade periodicamente, sendo que a versão em vigor será sempre a mais recente. 

Se fizermos alguma alteração na política em termos materiais, podemos colocar um aviso no nosso Website, Aplicativo ou te enviar um e-mail, juntamente com a Política de Privacidade atualizada. Por isso é sempre importante manter seus dados de contato atualizados.

Para verificar a data da versão em vigor, verifique a “Data de atualização” no início desse documento.

Como iremos notificá-lo em caso de mudanças à essa política?

O iFood poderá atualizar essa Política de Privacidade periodicamente, sendo que a versão em vigor será sempre a mais recente. 

Se fizermos alguma alteração na política em termos materiais, podemos colocar um aviso no nosso Website, Aplicativo ou te enviar um e-mail, juntamente com a Política de Privacidade atualizada. Por isso é sempre importante manter seus dados de contato atualizados.

Para verificar a data da versão em vigor, verifique a “Data de atualização” no início desse documento.

Como entrar em contato com o iFood em caso de dúvidas?

Se você tiver algum questionamento ou dúvida com relação à Política de Privacidade do iFood ou qualquer prática aqui descrita, entre em contato conosco através da nossa página de suporte na Plataforma.  

 

Leia os Termos e Condição