Algumas atitudes simples podem ajudar você a proteger a sua vida e a vida de outras pessoas.

Com o trânsito cada dia mais agitado, nada melhor do que relembrar algumas dicas para manter a segurança durante o trajeto das entregas. Por isso, o assunto de hoje é segurança no trânsito.

Afinal, algumas atitudes simples podem salvar não só a sua vida, mas a vida também de quem tá dividindo a via com você.

Respeite a lei

Antes de tudo, respeitar a lei é fundamental. As normas de trânsito existem para garantir a sua segurança e um trânsito harmonioso. Todas as nossas dicas abaixo são baseadas não só nas melhores práticas, mas também nas leis vigentes.

Manter a manutenção da moto em dia

A falha de um componente essencial, como as correntes, freio, cabos de embreagem, entre outros, pode ser suficiente para causar um problemão no trânsito ou até um acidente.

Por isso, fazer a manutenção preventiva da moto é fundamental para manter a segurança no trânsito, evitar colisões e preservar a sua moto sempre nova.

Aqui no Portal há conteúdos específicos sobre a manutenção preventiva da sua moto que podem ser de grande ajuda caso você não saiba por onde começar. Vale a pena dar uma olhada!

Usar os equipamentos de segurança

O uso do capacete para moto serve não só para deixar o piloto menos vulnerável em caso de acidentes, como evitar multas. Mas além dele, existem outros equipamentos de segurança que devem fazer parte do dia a dia dos pilotos, são eles:

  • Calça e jaqueta resistentes;
  • Calçados reforçados;
  • Luvas.

Evitar usar o celular

Diversos estudos comprovam que o uso do celular ao guidão, mesmo que por alguns segundos, é tão perigoso quanto dirigir embriagado.

Para se ter uma ideia, de acordo com a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Viária), o uso de celular aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito. Você sabia disso?

Ou seja, já está bem claro que celular e direção não combinam nadinha.

Por isso, no caso de quem faz entregas, o uso do celular deve ser restrito ao acompanhamento da rota pelo GPS. E o jeito mais seguro de fazer isso é manter o celular em um suporte acoplado no guidão, nunca nas mãos ou no colo, por exemplo.

Ter cuidado redobrado em dias de chuva e neblina

Alguns fenômenos da natureza podem dificultar bastante a vida de quem está na rua fazendo o seu trampo. Situações como chuva, neblina e granizo interferem diretamente na visão dos motoristas e dos pilotos – por isso merecem atenção redobrada.

Manter a distância mínima dos outros veículos

Infelizmente não dá para esperar que todos os motoristas vão ser igualmente cautelosos, então algumas atitudes devem ser tomadas para prevenir que a imprudência alheia coloque a sua vida em risco. Uma delas é a distância mínima dos outros veículos.

Com essa atitude simples há mais tempo para a reação em uma situação de risco e também maior espaço para manobras.

Gentileza no trânsito

Você já deve ter percebido que algumas pessoas mudam completamente quando estão no trânsito. Por isso, não é difícil encontrar com motoristas desrespeitosos.

Lembre-se que gentileza gera gentileza e garante segurança no trânsito.

Por mais difícil que seja ignorar a falta de respeito, retribuir com grosserias no trânsito é uma atitude arriscada.

Sinalizar corretamente

Dar seta antes de fazer uma conversão, usar o pisca alerta somente quando a situação exigir e estar sempre atento aos faróis são alguns exemplos de uso da sinalização de maneira correta.

O uso correto da seta, por exemplo, serve para avisar aos outros condutores suas próximas ações, o que costuma evitar qualquer atitude que possa causar um acidente.

Ah, e além de sinalizar, é importante também ter atenção aos sinais dados pelos demais motoristas. Assim, ninguém é pego desavisado.

Manter a postura correta durante a pilotagem

A próxima dica é não só de segurança, mas também de saúde. Fique de olho na postura na moto enquanto pilota. Dá uma olhada no passo a passo:

  • A cabeça deve estar sempre erguida enquanto você pilota a moto. Isso ajuda não só a evitar dores, mas também a preservar o melhor campo de visão;
  • Os ombros e braços devem estar sempre relaxados para facilitar os movimentos e manobras;
  • Mãos e cotovelos devem se manter alinhados;
  • A coluna deve estar reta;
  • Os joelhos devem pressionar levemente o tanque;
  • Pés sempre encaixados na pedaleira.

Certifique-se de que há combustível suficiente

O hábito de abastecer a sua moto somente quando o ponteiro do combustível já está chegando na reserva pode te colocar em grandes problemas.

Isso porque, com a falta de combustível pode ocorrer a chamada pane seca, que desliga o motor e pode causar acidentes.

Ficar de olho nos limites de velocidade

A pressa é inimiga não só da perfeição, como também da segurança no trânsito. Por isso, ao dar a partida na moto, é fundamental priorizar sempre os limites de velocidade da via.

Muitos acidentes de trânsitos podem ser evitados se esses limites forem respeitados!

Tenha cuidado com pedestres, ciclistas e outros veículos

Muito além de pilotar do jeito certo, é preciso prestar bastante atenção no que acontece ao seu redor. Portanto, redobre os cuidados com pedestres, ciclistas e outros veículos que compõem o trânsito das grandes cidades.

Fique atento aos retrovisores, cruzamentos e faróis, mesmo que eles estejam abertos para passagem. Assim, você garante um trânsito seguro não só para você, mas também para as outras pessoas.

E aí, o que você achou dessas dicas de segurança no trânsito? Por último, lembre-se de usar cada uma dessas dicas enquanto faz as suas entregas pela cidade.

VLW!