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Como acionar o Seguro do iFood em caso de acidente?


15 de dezembro de 2025 6 min de leitura

Se você faz entregas, sabe que o dia a dia na rua exige atenção total. Ainda assim, mesmo tomando cuidado, imprevistos podem rolar. Por isso, é importante saber como acionar o Seguro do iFood em caso de acidente. 

O iFood oferece um seguro gratuito para todas as pessoas entregadoras cadastradas e ativas na plataforma. Assim, em situações de colisão, queda, atropelamento ou outro imprevisto durante o trampo, você tem suporte rápido e sem custo.

Neste conteúdo, a gente explica em detalhes como funciona o Seguro do iFood para entregadores, o que ele cobre e o passo a passo para acionar o benefício.

Vamo lá?

O que é o Seguro do iFood e o que ele cobre?

O Seguro iFood é um benefício gratuito e nacional que garante proteção para entregadores e entregadoras durante as entregas feitas pela plataforma. Ele cobre acidentes pessoais, despesas médicas e indenizações por invalidez ou morte causadas por acidente.

Tudo isso é grátis e feito para garantir mais segurança e tranquilidade no seu trampo. Ou seja, se acontecer algum problema enquanto você está em uma entrega iFood, o seguro entra pra te dar suporte.

Quem tem direito ao Seguro do iFood?

O benefício é exclusivo para pessoas entregadoras cadastradas na plataforma, com conta ativa e em atividade.

O seguro do iFood oferece proteção durante:

  • O deslocamento até o estabelecimento após o aceite do pedido;
  • O período de espera e coleta do pedido;
  • O trajeto de entrega;
  • O retorno para casa, até 2 horas ou 30 km após a última entrega.

Em quais situações o seguro pode ser acionado?

O seguro pode ser acionado em várias situações comuns no dia a dia, durante as entregas ou no trajeto de volta para casa. São considerados acidentes: eventos externos, súbitos e involuntários. Exemplos: quedas, colisões e até agressões.

Então, se houver um acidente durante entrega iFood ou na volta pra casa, recomendamos que registre um Boletim de ocorrência e guarde documentos como atestados médicos, recibos de consultas e medicações, além de outros documentos que comprovem o acidente e as lesões causadas por ele; beleza?

Como acionar o seguro do iFood em caso de acidente?

O acionamento do Seguro do iFood pode ser feito assim:

1. Notificação do acidente

Assim que o acidente acontecer, o entregador ou entregadora deve entrar em contato com o suporte do iFood pelo aplicativo. Isso pode ser feito de três formas:

  • Durante a rota: clique no botão de conversa, no canto do alto direito da tela, vá no botão “Central de Segurança”,  escolha a opção “Preciso de ajuda pois sofri um acidente” e conte o ocorrido. 
  • No deslocamento de ou para casa: acesse o menu e toque no botão SOS (na tela inicial). Depois, selecione a opção “Seguros iFood”. Essa opção pode ser usada em qualquer situação, independentemente da gravidade.
  • Por telefone: acione o seguro pessoal ligando para 0800 725 2144. Em caso de dúvidas, também é possível falar pelo WhatsApp (11) 9348-80672.

2. Informações sobre o acidente

Durante o contato com o suporte, conte todos os detalhes do acidente (dia, hora, lugar e o que aconteceu). Quanto mais completo o relato, mais rápido eles conseguem te ajudar.

3. Envio de documentação

O iFood ou a seguradora poderá solicitar documentos adicionais, como:

  • Boletim de ocorrência;
  • Documentos pessoais;
  • Documentos complementares;
  • Relatório médico e notas fiscais de despesas médicas (se houver).

4. Avaliação do pedido

A seguradora responsável analisará todas as informações e documentos enviados para aprovar a cobertura do seguro.

5. Recebimento da indenização

Se tudo estiver certo, a seguradora faz o pagamento conforme o tipo de cobertura (pode ser reembolso de atendimento médico, indenização por invalidez ou, em casos graves, indenização por morte acidental.).

Quanto tempo demora para receber o retorno do seguro?

Além de mostrar como acionar o Seguro do iFood, vale destacar que o tempo de resposta pode variar a partir do tipo de acidente e da documentação enviada. No geral, a seguradora entra em contato em até 30 dias úteis após o envio completo das informações.

Se faltar algum documento ou dado importante, o prazo pode se estender um pouco. Por isso, vale conferir tudo antes de enviar, ok?

Onde tirar dúvidas sobre o Seguro do iFood?

Você tem outras dúvidas, além de como acionar o Seguro do iFood? Outros detalhes sobre as coberturas, documentação ou andamento de um sinistro, podem ser resolvidas no Portal do Entregador; ou, ainda, entre em contato diretamente com o suporte iFood pelo app.

No menu principal, vá em “Ajuda” → e digite “Seguros”, e selecione a sua dúvida. Outra dica é consultar a central de atendimento da seguradora, disponível através do WhatsApp (11) 9348-80672. 

Dúvidas frequentes sobre o Seguro do iFood (FAQ)

Preciso pagar alguma taxa para usar o seguro do iFood?

Não precisa pagar nada! O seguro é totalmente gratuito para pessoas entregadoras cadastradas e ativas na plataforma.

O seguro também cobre danos à motoca, carro ou bike?

Não. O foco do benefício é a proteção pessoal — ele cobre despesas médicas, hospitalares e indenizações em casos de invalidez ou falecimento. Danos materiais à motoca, bike ou outros veículos não estão incluídos. 

Também não está incluído danos a terceiros, sejam materiais ou ocasionados por lesões corporais.

Como evitar acidentes durante as entregas?

Prevenir é sempre o melhor caminho. Então, bora reforçar alguns cuidados importantes no trampo:

  • Revise a motoca ou bike antes de sair;
  • Use sempre os equipamentos de segurança, como capacete e luvas;
  • Respeite o limite de velocidade e as leis de trânsito;
  • Evite olhar o celular enquanto dirige;
  • Em dias de chuva, diminua a velocidade e mantenha distância dos outros veículos.

No fim das contas, o mais importante é cuidar de você. Segurança sempre em primeiro lugar, beleza?

Johnny Borges

Johnny Borges é diretor de Impacto Social no iFood e fundador da Rua Consultoria. Advogado com MBA Executivo pela FGV, atuou por mais de 20 anos em impacto social, políticas públicas e fortalecimento comunitário. Tem passagens por ONGs, governo e empresas como Grow Mobility e Instituto Criar, com foco em juventude, educação e desenvolvimento local.


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