Nós do iFood reconhecemos nosso papel na geração de impacto positivo na sociedade e na vida de milhares de pessoas que encontram nas entregas uma maneira de aumentar suas rendas e garantir um futuro melhor para suas famílias. E, para reforçar esse compromisso, adotamos medidas concretas para potencializar os ganhos de quem entrega: nos últimos 3 anos, reajustamos o valor pago por cada entrega considerando as oscilações nos preços dos combustíveis e da inflação, além de investirmos em vantagens e suporte exclusivos para quem faz entregas com a gente.
Outro valor fundamental para nós é a transparência. Por isso, abrimos nossa cozinha pra você entender como funciona o cálculo que determina os valores pagos por cada rota. Vamos lá!
Cada rota é calculada de acordo com os seguintes fatores:
Além dos fatores coleta, pedido e distância, para garantir ganhos adequados para quem entrega, complementamos o valor das rotas que não atingem os valores definidos como mínimos:
é o valor mínimo pago por rota. Ou seja: se o cálculo feito pelo sistema considerando coleta + entrega + distância, o cálculo ficar abaixo de R$ 6,50, complementamos o valor até atingir o mínimo para esta rota.
é o valor mínimo pago por km. Se, na soma dos fatores coleta + entrega + distância, o valor ficar abaixo de R$ 1,50 por km rodado, complementamos até atingir o mínimo de R$ 1,50 por km.
é o valor mínimo pago por cada pedido extra incluído na mesma rota (rota agrupada). Saiba mais.
Como aumentar seus ganhos:
Agora que você já sabe como são calculadas as rotas, é importante se atentar às dicas de como fazer mais pedidos para aumentar os ganhos.
Se liga nas dicas para o app tocar mais:
Score: manter sua pontuação alta dá prioridade na hora de receber pedidos. Saiba como manter o Score alto.
Planejamento: agendar horários com vagas disponíveis aumenta sua prioridade na distribuição de pedidos. Essa função está sendo testada apenas em algumas regiões, confira se sua cidade faz parte do teste.
Posicionamento: ficar próximo a regiões com alta demanda, como shoppings, centros comerciais e restaurantes conta bastante na hora da distribuição.
Entregas com grana extra:
Promoções: preste atenção nas comunicações sobre promoções enviadas no app e por SMS. Esses valores são criados em momentos de maior demanda e quando existem poucos entregadores disponíveis em alguma região. Os valores adicionais entram automaticamente nos seus repasses semanais. Existem diferentes tipos de promoções, as principais são:
- Adicional por rota: ganhe um valor fixo a cada rota feita. Exemplo: R$3 adicionais a cada rota feita durante um período pré-determinado
- Tempo disponível: ganhe um valor adicional para cumprir alguns desafios em um período pré-determinado.
Exemplo: R$30 adicionais ao ficar disponível por 4 horas durante um período com um mínimo de 70% de rotas completas.
Gorjeta: ser gentil com clientes, entregar com cuidado e dentro do prazo aumenta suas chances de receber gorjetas, o que pode fazer a diferença no valor final da entrega.
Taxa de espera no restaurante: em caso de atrasos acima de 15 minutos em restaurantes, pagamos um valor adicional por minuto até que o pedido fique pronto.
Como aumentar seus ganhos:
Agora que você já sabe como são calculadas as rotas, é importante se atentar às dicas de como fazer mais pedidos para aumentar os ganhos.
Score: manter sua pontuação alta dá prioridade na hora de receber pedidos. Saiba como manter o Score alto.
Planejamento: agendar horários com vagas disponíveis aumenta sua prioridade na distribuição de pedidos. Essa função está sendo testada apenas em algumas regiões, confira se sua cidade faz parte do teste.
Posicionamento: ficar próximo a regiões com alta demanda, como shoppings, centros comerciais e restaurantes conta bastante na hora da distribuição.
Promoções: preste atenção nas comunicações sobre promoções enviadas no app e por SMS. Esses valores são criados em momentos de maior demanda e quando existem poucos entregadores disponíveis em alguma região. Os valores adicionais entram automaticamente nos seus repasses semanais. Existem diferentes tipos de promoções, as principais são:
- Adicional por rota: ganhe um valor fixo a cada rota feita. Exemplo: R$3 adicionais a cada rota feita durante um período pré-determinado
- Tempo disponível: ganhe um valor adicional para cumprir alguns desafios em um período pré-determinado.
Exemplo: R$30 adicionais ao ficar disponível por 4 horas durante um período com um mínimo de 70% de rotas completas.
Gorjeta: ser gentil com clientes, entregar com cuidado e dentro do prazo aumenta suas chances de receber gorjetas, o que pode fazer a diferença no valor final da entrega.
Taxa de espera no restaurante: em caso de atrasos acima de 15 minutos em restaurantes, pagamos um valor adicional por minuto até que o pedido fique pronto.
Demanda por horário
Nós fazemos um investimento constante em propaganda para aumentar a quantidade de pedidos, beneficiando entregadores e restaurantes da plataforma. No entanto, a quantidade de pedidos é limitada. Caso você esteja seguindo as orientações acima e mesmo assim não esteja recebendo rotas, dê preferência para fazer entregas nos horários com maior demanda.
Demanda ao longo da semana
A tabela considera a média de pedidos por horário e por dia da semana. No entanto, a demanda pode sofrer oscilações de acordo com as características de cada região, datas comemorativas e outros fatores que podem interferir na quantidade de pedidos.
Perguntas frequentes:
O valor é calculado automaticamente pelo sistema quando o tempo de espera na loja passa de 15 minutos. O pagamento da taxa de espera é automático, não é necessário fazer qualquer solicitação. O valor pago por minuto adicional (a partir de 15 minutos) pode variar de acordo com a região e o veículo utilizado para entrega.
De acordo com a necessidade e critérios de cada região, o sistema de distribuição de pedidos cria rotas com duas ou mais entregas para garantir que todos os pedidos feitos sejam entregues e cheguem no horário combinado aos clientes. A vantagem para quem entrega é que a rota agrupada não reduz o ganho semanal, mas mantém as entregadoras e entregadores com pedidos, fazendo com que os ganhos aumentem.
Nós levamos conta as características específicas de cada região para definir o valor pago pelas entregas, especialmente o custo de vida de cada localidade, que envolve valor da cesta básica, preço dos combustíveis, manutenção do veículo de entrega, entre outros.
O sistema de distribuição de pedidos considera os seguintes critérios para escolher qual entregadora ou entregador vai receber cada um dos pedidos:
- Dedicação a uma região específica: entregadoras e entregadores vinculados aos Operadores Logísticos (OLs) que atendem a regiões específicas;
- Planejamento: entregadoras e entregadores com horário agendado pelo app. Esse critério é válido apenas para as regiões que o Planejamento está disponível.
- Score: nível individual que vai do 1 ao 3. Saiba tudo sobre o Score aqui.
- Proximidade: a localização de quem entrega em relação ao pedido.
- Necessidades especiais do pedido: entregas que precisam ser feitas por veículos específicos ou com maquininha cadastrada.