Desde que começou a ser testado, em julho de 2022, o iFood conta com o apoio dos entregadores na construção do Score. De lá para cá, várias mudanças foram implementadas para aumentar a transparência e aperfeiçoar a ferramenta, mas esse processo de melhoria é constante.
Por isso queremos dividir aqui os ajustes mais recentes que foram feitos nas últimas semanas para melhorar o seu Score. Se preferir, você também pode navegar pela página usando o menu abaixo. Basta clicar para ser na melhoria para ser direcionado.
Melhorias implementadas
Melhorias em desenvolvimento
Atualização da tela do Score para mostrar o que não conta
Agora, ao acessar cada indicador da tela de Evolução, você consegue ver o que está sendo retirado da contagem pra proteger o seu Score. Dá pra acompanhar quantos cancelamentos, avaliações negativas ou imprevistos foram desconsiderados e não estão impactando a sua conta. Esses indicadores estão sendo atualizados aos poucos, semana a semana.
Retirada da avaliação negativa por não subir no apartamento
Ninguém é obrigado a subir no apartamento para entregar o pedido ao cliente, mas sabemos que isso infelizmente ainda gera avaliações negativas em alguns casos. Agora, para proteger o seu Score, estamos retirando essa avaliação negativa sempre que conseguirmos identificar que o cliente está pedindo para subir no apartamento.


Avaliação negativa: pedido não subiu
Acontece quando você tem avaliação negativa por não subir no apartamento, sem prejudicar o Score
Retirada da avaliação negativa por atraso do restaurante
Sabe aquele pedido que o cliente dá uma avaliação negativa pelo atraso do restaurante? Não conta mais pro seu Score! Lembrando que o atraso da loja já não afetava o indicador de Pontualidade, já que o app só considera o seu deslocamento até a loja e depois até o cliente após a coleta do pedido.


Não consideramos pro cálculo os atrasos causados por lojas e clientes;
Tempo maior para pedidos em shoppings
A gente sabe que, quando a retirada do pedido é dentro de um shopping, leva um tempinho pra você conseguir chegar até a praça de alimentação ou pra voltar ao estacionamento depois da coleta. Por isso, revisamos este indicador e ajustamos mais uma vez o tempo estimado do app para pedidos em shoppings.


Tempo extra: pedido em shopping
Acontece quando você precisa de tempo extra pra um pedido de shopping, sem prejudicar o Score.
Adicionamos um prazo extra de tolerância pra pedidos feitos em lojas de Shopping.
1 horário por semana para imprevistos no Planejamento
Além dos 12 minutos que você pode ficar indisponível em cada hora sem afetar o indicador de Comparecimento, estamos desconsiderando o horário com o comparecimento mais baixo pra quem tem pelo menos 7 horas agendadas na semana. Tudo pra proteger o seu Score de imprevistos! Pra saber mais, clique aqui.


Imprevisto por semana
Desconsideramos o horário com o Comparecimento mais baixo caso você tenha agendado pelo menos 7h na semana.
Retirada do cancelamento quando a devolução é confirmada
Agora, ao fazer a devolução, o app pode pedir que você informe o código de confirmação da loja que vai receber o item. Ao fazer essa confirmação, você protege a sua conta e o seu Score, já que esse cancelamento também vai ser retirado dos seus indicadores. Essa melhoria está em expansão e logo estará disponível na devolução de todos os pedidos.


Pedidos com devolução confirmada
Acontece quando o cancelamento gera rota de devolução e você confirma esse retorno com o código fornecido pela loja.
Pedidos cancelados que são devolvidos e confirmados pelo código de devolução são desconsiderados e não afetam este indicador.
Retirada do cancelamento em caso de cliente não localizado
O app atualizou e agora o suporte tem novas etapas para tentar encontrar o cliente quando ele não aparece para receber o pedido. Se mesmo assim o Jhow não conseguir encontrar o cliente e cancelar o pedido por causa dele, esse cancelamento não vai mais contar pro seu Score.
Retirada do cancelamento em caso de loja fechada
Agora, quando o app identifica que 2 ou mais entregadores sinalizaram no suporte que uma loja está fechada em um mesmo horário, as desalocações são desconsideradas e esses cancelamentos são retirados do Score.


Desalocação por loja fechada
Acontece quando quem faz a entrega encontra a loja fechada.
Estamos comprometidos em tornar sua experiência no app cada vez melhor e vamos continuar empenhados em aperfeiçoar o Score. Acompanhe nossos canais para ficar por dentro das novidades.