Como a tecnologia pode ajudar você a otimizar as suas entregas.

Você já deve estar cansado (a) de saber que celular e direção não combinam. Mas existem alguns tipos de aplicativo de trânsito que vale a pena deixar rodando durante o trampo, enquanto você faz as suas entregas.

Aviso de objeto na pista, congestionamento e indicação do atalho mais rápido até o seu destino são só algumas das funções desses apps, que surgiram para facilitar a vida dos motoristas e pilotos.

Por isso, se você ainda não usa nenhum aplicativo desse tipo, se liga nas dicas a seguir e conclua por si só se vale ou não a pena. Bora lá!

Waze

Talvez o Waze seja o aplicativo de trânsito mais conhecido, por isso vou começar por ele. Nesse app, os próprios usuários –  só na cidade de São Paulo são 4,5 milhões ativos – indicam o que está acontecendo no trânsito.

Buracos na pista, acidentes, congestionamentos, entre outras ocorrências, são sinalizadas e aí todo mundo que está online próximo à região recebe uma notificação. Assim é possível buscar por caminhos alternativos e evitar as ruas que estão com algum problema no trânsito.

O Waze também tem outras funções bastante úteis como alertas de velocidade máxima das vias, compartilhamento de percurso em tempo real com amigos e visualização dos postos de combustível por preço. Assim dá pra economizar na hora de abastecer.

Disponível para celulares Android e iOS.

Google Maps

Se o que você precisa é só um GPS eficiente, então o Google Maps não vai te decepcionar. Além de sempre indicar o trajeto mais curto até o seu destino, o Google Maps possui algumas funções que podem livrar você de apuros no trânsito, como os mapas offline.

Sabe quando você precisa chegar em um lugar onde o sinal de internet costuma oscilar bastante? Então, com esse recurso você não fica na mão.

Além disso é possível encontrar estacionamentos próximos, compartilhar o percurso em tempo real com amigos, entre outras funções. O melhor é que é 100% gratuito.

Disponível para celulares Android e iOS.

Carrorama

Não se engane, apesar do nome, o aplicativo Carrorama pode facilitar a sua vida na hora de acompanhar gastos, quilometragem, manutenção, entre outras informações sobre a sua moto.

Você sabe quanto gasta por mês em combustível para a moto? No caso das motos flex, você sabe se vale a pena utilizar etanol ou gasolina? O Carrorama promete auxiliar você a tomar sempre as decisões mais econômicas – e com isso salvar uma grana no final do mês!

Aqui no portal há bastante conteúdos publicados sobre Educação Financeira, e o controle de gastos está entre as medidas que podem ajudar a manter um planejamento financeiro saudável.

A versão gratuita do Carrorama permite a gestão de gastos de um único veículo. O app está disponível para celulares Android e iOS.

Drivvo

Outra alternativa de aplicativo de trânsito para quem precisa controlar os gastos da moto é o Drivvo. Também disponível na versão gratuita ou paga, assim como o Carrorama, o aplicativo permite que você registre os abastecimentos, gastos com IPVA, multas, entre outros custos, tudo em um único lugar.

Além disso, ao cadastrar certinho os abastecimentos da sua moto, o app monta um relatório indicando qual o seu consumo médio em determinado período, custo de combustível por quilômetro rodado e quanto a sua moto está fazendo em km/l.

Assim fica até mais fácil até para descobrir quanto a sua moto está rendendo, se vale a pena etanol ou gasolina e até desconfiar de algum problema caso o consumo aumente – e tomar uma providência antes que a situação piore.

Disponível para celulares Android e iOS.

Reboque.me

Imprevistos acontecem, não é mesmo? E se você não tem um seguro de moto, é preciso contar com alternativas quando a moto quebra, para de funcionar ou precisa de algum serviço mecânico, por exemplo. É para isso que o app Reboque.me existe.

Depois de instalar o aplicativo no celular, você terá acesso a prestadores de serviço próximos, de acordo com a sua localização atual, seja para pedir um guincho ou realizar reparos como troca de pneu e recarga de bateria.

Ah, vale lembrar que, além desse aplicativo, se você quer evitar ser pego de surpresa, o ideal é sempre fazer manutenção preventiva na sua moto, beleza? Aqui no portal existem conteúdos específicos sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada.

Disponível para celulares Android e iOS.

E aí, curtiu as dicas? Se você não usa nenhum aplicativo de trânsito talvez seja a hora de repensar. Afinal, a tecnologia está aí pra ser usada a seu favor. Depois de instalá-los, basta colocar o melhor capacete para moto e correr para o abraço!

TMJ!