Turbo iFood: mais conveniência para o cliente, com tecnologia e segurança para o entregador
O iFood acaba de anunciar o Turbo iFood, uma nova modalidade que entrega os pedidos aos clientes a partir de 10 minutos. Mas, para além da conveniência, o que está no centro dessa inovação é o compromisso com a segurança e o bem-estar dos entregadores.
A novidade foi desenvolvida para operar com rotas mais curtas e trajetos otimizados: são no máximo 3 km para pedidos de restaurantes e 2 km para farmácia, pet shop e mercado. Essa distância reduzida, significativamente menor do que a média das entregas realizadas pelo iFood, contribui para deslocamentos mais rápidos, seguros e previsíveis no dia a dia de quem está nas ruas.
Além disso, o iFood possui uma estratégia logística inteligente, que posiciona os entregadores já disponíveis nas proximidades dos pontos de origem e destino. Com isso, o fluxo de entregas acontece de forma eficiente, sem alterar os métodos operacionais já conhecidos por quem está na rua, e respeitando a velocidade das vias.
O cálculo do tempo de entrega considera a velocidade permitida na via, garantindo um prazo seguro para a conclusão da rota, independentemente de se tratar de uma entrega turbo ou convencional.
Estratégia de Logística Otimizada nas Entregas
Outro ponto importante: por conta dessa logística otimizada, não há necessidade de informar o entregador se o pedido faz parte – ou não – da modalidade Turbo, evitando, assim, qualquer tipo de pressão por agilidade. Na modalidade, o estabelecimento escolhe pratos que possam ser preparados rapidamente ou organiza a separação dos pedidos de forma ágil, para que tudo esteja de acordo com a proposta do programa.
Caso o pedido ultrapasse o prazo prometido, eventuais perdas financeiras são absorvidas pelo iFood, sem nenhum impacto financeiro ou para a saúde da conta para quem realizou a entrega.
“O Turbo iFood é uma combinação entre inovação, segurança e agilidade, traduzindo o compromisso da empresa com toda a cadeia envolvida no delivery: consumidores, restaurantes, lojas parceiras e, principalmente, entregadores”, explica Paula Ritto, vice-presidente de Crescimento do iFood.
Segurança é prioridade
A segurança dos entregadores é uma prioridade genuína para o iFood, que tem investido de forma consistente em tecnologia, educação e incentivos para contribuir com a segurança no trânsito. A criação da área Visão Zero, dedicada exclusivamente à segurança viária, marca esse compromisso.
Um ano após seu lançamento, a iniciativa já impactou mais de 95 mil entregadores com ações personalizadas que estimulam comportamentos mais seguros nas ruas, como o respeito aos limites de velocidade, por meio de bonificações, treinamentos e mensagens educativas baseadas em dados reais. Além disso, o iFood oferece seguro pessoal gratuito para todos os entregadores ativos na plataforma.
As iniciativas reforçam que eficiência logística e responsabilidade viária não são objetivos opostos, pelo contrário, caminham juntos na construção de uma mobilidade mais segura e sustentável para todos.
Johnny Borges é diretor de Impacto Social no iFood e fundador da Rua Consultoria. Advogado com MBA Executivo pela FGV, atuou por mais de 20 anos em impacto social, políticas públicas e fortalecimento comunitário. Tem passagens por ONGs, governo e empresas como Grow Mobility e Instituto Criar, com foco em juventude, educação e desenvolvimento local.