Score no iFood: entenda os indicadores levados em consideração

O que é o Score?

O Score é uma classificação que leva em consideração 5 indicadores e, para que você possa entender melhor como ele é calculado, trouxemos aqui mais detalhes sobre tudo que é levado em consideração.

Mas lembre-se! O Score está iniciando em praças específicas e ainda não está disponível para todos. Este conteúdo é uma comunicação enviada diretamente para entregadores que já receberam a atualização do Score.

 

Com que frequência o Score é calculado?

O Score é analisado semanalmente e leva em consideração as suas entregas das últimas 4 semanas.

Para que seu Score seja calculado, você precisa ter acumulado pelo menos 28h disponível no app dentro desse período de 4 semanas

Caso você tenha feito uma quantidade menor de horas, não tem problema! Você continua recebendo pedidos normalmente e voltará a ter seu Score calculado assim que somar as 28h necessárias.

Confira abaixo o que é considerado para o cálculo do Score.

 

Quais sãos os indicadores do Score?

É o percentual de pedidos que foram entregues ao cliente após a coleta na loja. Por exemplo, se você tem 10 pedidos, mas teve um problema no veículo a caminho do cliente em uma delas, seu percentual de pedidos entregues é de 90% (9 entregas em 10).

Dicas para mandar bem nos Pedidos entregues:

 

  • Evite cancelar pedidos após a retirada no restaurante;
  • Caso haja problemas com a entrega, entre em contato com o cliente e com o suporte para solucionar;
  • Utilize o código de confirmação fornecido pelo cliente sempre que solicitado.

É o percentual de pedidos que tiveram a coleta do item concluída com sucesso.

Por exemplo, se você aceita 10 pedidos, mas só completa 9 coletas porque foi desalocado em uma das rotas, seu percentual de Pedidos Coletados é de 90% (9 coletas em 10). 

Dicas para mandar bem nos Pedidos coletados:

  • Se tiver algum imprevisto, entre em contato com o cliente ou o Suporte do iFood.
  • Mantenha a bateria do celular acima de 15%.

É a média de avaliações positivas que você recebe de lojas e clientes.

 

Cordialidade e gentileza com clientes e lojas são importantes e refletem diretamente no indicador Experiência Joia. Além de poder aumentar gorjetas (que vão integralmente para o entregador), os likes ajudam a melhorar o Score.

A dica aqui é focar em receber avaliações positivas e evitar as negativas. Mandar uma mensagem pelo chat pedindo que o cliente e a loja lembrem de te avaliar, por exemplo, pode ajudar a melhorar esse indicador.

Dicas para mandar bem:

 

  • • Seja cordial e atencioso com o cliente e com as lojas;
  • • Utilize o chat para falar com o cliente e organizar a entrega, sempre que necessário;
  • • Lembre de pedir para o cliente avaliar sua entrega.

E a média de minutos de atraso nos seus pedidos.

 

Por exemplo, se você fez 10 pedidos, e atrasou 60min em um deles, seu indicador de pontualidade é de 6min por pedido. Mas se você fez 10 pedidos e não atrasou nenhum deles, sua média é de 0min por pedido, que é a melhor pontuação!

 

E não precisa correr! O app sempre indica o tempo de entrega considerando uma velocidade segura e abaixo dos limites das vias.

 

E se o atraso não for culpa sua? Então ele não vai impactar no seu indicador Pontualidade. Atrasos causados pelas lojas ou clientes são excluídos e não são considerados no cálculo.

 

Dicas para mandar bem:

  • • Confira o tempo indicado no app para deslocamento até a loja ou o cliente;
  • • Seja prudente no trânsito.

O Comparecimento é calculado de acordo com a sua modalidade: OL ou Nuvem. Confira abaixo!

O Comparecimento é o quanto você está presente durante os horários que deixou agendado no Planejamento.Quanto mais horários você comparece e mais tempo você fica disponível em cada horário, melhor a sua taxa de comparecimento!

É importante lembrar que a cada hora agendada você pode sempre se ausentar até 12 min sem que isso impacte o indicador.

E pode ficar tranquilo, você pode cancelar seus agendamentos sempre que precisar. Quanto maior a antecedência, melhor!

Se você é vinculado a um operador logístico, este indicador não se aplica a você. Seu Score continua sendo calculado apenas com base nos demais indicadores.

Confira abaixo um vídeo sobre o indicores do Score:

 

Agora você já sabe com mais detalhe como funciona cada um dos 5 indicadores do seu Score! Lembre-se: o Score é apenas um dos critérios levados em consideração na distribuição de pedidos, junto com a dedicação a uma região específica, o agendamento de horários pelo Planejamento, a proximidade às regiões de alta demanda e as necessidades especiais do pedido.

Para relembrar as regras de distribuição de pedidos, clique aqui.

Desejamos boas entregas!