Para suas entregas

Jeito iFood de entregar

Vem conferir o que o iFood entrega e saiba como manter sua conta sempre protegida.

A gente valoriza muito nossas entregadoras e entregadores. Estamos sempre evoluindo para proteger quem entrega, clientes e lojas. Por isso, criamos esse espaço que ajuda a entender como manter a sua conta segura e saudável.

Jeito iFood de entregar Jeito iFood de entregar

Vem conferir o que o iFood entrega e saiba como manter sua conta sempre protegida.

A gente valoriza muito nossas entregadoras e entregadores. Estamos sempre evoluindo para proteger quem entrega, clientes e lojas.

Por isso, criamos esse espaço que ajuda a entender como manter a sua conta segura e saudável.

Jeito iFood de entregar

Seguir as regras de conduta do Jeito iFood de entregar é fundamental para manter a saúde da sua conta, mas ficar disponível para fazer entregas depende também de outros fatores, como pendências em sua conta, restrições temporárias de acesso e, em casos mais graves, bloqueios e desativações.

Se liga nas classificações:

Restrição

Quando quem faz entregas precisa resolver algo pra garantir o perfeito funcionamento do app ou da conta, como carregar a bateria do celular ou ligar o GPS. Ao solucionar as Restrições da sua conta, você pode ficar Disponível e receber novas rotas novamente.

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Ícone fechar

Pendência

Ícone bateria

Bateria abaixo de 15%

Ícone hora

Data ou hora do smartphone erradas

Ícone naoregistrado

Celular não registrado

Ícone gps

GPS ou internet desativados

Ícone senha

Redefinição de senha pendente

Ícone uso app

Uso do app fora da região cadastrada (no caso de entregadores vinculados a um Operador Logístico)

Ícone interferencia

Utilização de apps que interfiram na localização do smartphone

Ícone facial

Reconhecimento facial pendente

Ícone termos

Aceite pendente dos Termos & Condições de Uso do app

Ícone maquininha

Pareamento da maquininha pendente

Parada técnica

Quando você informa um problema ou quando o iFood entende que você não está disponível pra entregas e precisa de um tempo pra resolver alguma situação.O prazo de cada Parada técnica varia de acordo com a situação identificada

Saiba mais
Ícone fechar

Parada técnica

Ícone acidente

24h: no caso de um acidente reportado

Ícone reportar

De 2h até 24h: quando você reporta um problema no veículo, consideramos um tempo mínimo necessário para a manutenção

Ícone cancelamento

30 min: no caso de cancelamento de entrega por não chegada à loja dentro do tempo previsto por mais de duas vezes consecutivas

Ícone excesso

15 min: quando há excesso de rotas rejeitadas, consideramos que você não está disponível para entregas

Bloqueio

Quando acontece alguma situação antes ou durante as rotas e quem faz entregas precisa aguardar o tempo indicado no app pra voltar a ficar Disponível.

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Ícone fechar

Bloqueio

Ícone excesso cancelamento

Excesso de cancelamentos ou desalocações pós coleta do pedido

Ícone interferencias

Interferências que gerem ganhos financeiros indevidos

Ícone tempo

O tempo de cada bloqueio varia de acordo com a ocorrência, podendo durar de 2h a 48h

Desativação

Quando quem faz entregas teve comportamentos graves que afetam a Saúde da Conta, desrespeitando termos e condições de uso e resultando na desativação da conta do iFood. Nos casos que isso acontece, é possível pedir uma revisão da decisão.

Entenda como funciona a contestação.

Saiba mais
Ícone fechar

Desativação

A maioria das desativações ocorrem após comunicação de alertas prévios e bloqueios temporários, e essa medida só ocorre quando há reincidência no comportamento.

Porém, há casos considerados gravíssimos em que a desativação ocorre sem aviso prévio, como em situações em que há agressão ou desrespeito com clientes e lojas, ou tentativa de fraude no sistema de pagamento.

Perguntas frequentes:

  • Restrições: quando algo precisa ser resolvido pra garantir o funcionamento do app ou da conta, enviamos uma restrição pra que você consiga solucionar a questão. Após a solução, você poderá voltar a ficar Disponível.
  • Paradas técnicas: para sua segurança, quando um problema é informado ou o iFood identifica que quem faz entregas não está Disponível pra rotas, sua conta entra em parada técnica. O tempo necessário pra voltar a ficar Disponível é informado na tela do app de acordo com a situação.
  • Bloqueios: na maioria das vezes, os bloqueios são procedidos por uma ou mais mensagens no app alertando para que o comportamento seja ajustado. Em casos mais graves, porém, o bloqueio pode ocorrer sem aviso prévio.
  • Desativações: enviamos uma mensagem (pelo app e por SMS) cinco dias antes da desativação, com exceção de casos graves, quando há ameaça à segurança e integridade das pessoas ou suspeitas de infração penal.

Para sua segurança e a de outros, nunca empreste a conta de entrega. Isso vai totalmente contra nossos Termos de Uso e é motivo para sua desativação imediata no app.

É importante reforçar que, aqui no iFood, a gente não admite nenhuma prática que envolva trabalho infantil. É por isso também que investimos em muita tecnologia no seu momento de cadastro. Assim, evitamos diversos tipos de fraudes e garantimos a segurança do cliente e loja, mas principalmente a sua. Vale lembrar que a cobertura de seguro pessoal se aplica apenas ao responsável pela conta cadastrada na plataforma.

Se entrar em contato com alguém que esteja usando uma conta em nome de outras pessoas, por favor, denuncie em nossos canais oficiais.

Para saber mais, assista esse vídeo

● Quando você não pode realizar a rota e rejeita o chamado:

  • se você não puder aceitar, basta ficar offline! Você não sofre qualquer prejuízo e, assim, outros entregadores poderão receber essas rotas;
  • se você rejeitar muitas rotas seguidas, o app entende que você não está disponível para realizar entregas no momento. Por isso, fica automaticamente indisponível por 15 minutos. Também é considerado um rejeite quando você não aceita um chamado no tempo indicado de até um minuto.

Importante: A quantidade de rejeites é a soma de todas as rotas não aceitas. Ou seja, conta tanto as que você rejeita quanto as que você não responde dentro de 1 minuto.

● Quando você não consegue chegar ao destino de retirada no tempo estimado:

Após ter 2 rotas canceladas, porque não conseguiu chegar na loja no tempo previsto, entendemos que você pode estar com alguma dificuldade para finalizar os trajetos e, por isso, o app automaticamente fica indisponível por 30 minutos.

● Quando há algum imprevisto (como um acidente) com você durante o caminho até a retirada do pedido:

Se acontecer de você pegar uma área de risco ou do seu veículo apresentar alguma falha, você pode contar com o nosso suporte acionando os motivos de contato “Área de risco”, que deixa o app indisponível por 30 (trinta) minutos, ou “Problemas com seu veículo”, que deixa o app indisponível por 8 (oito) horas. Esse tempo serve pra você conseguir se deslocar pra um local seguro, resolver o problema de seu veículo ou realizar a manutenção necessária.

A etapa de autenticação por reconhecimento facial no app iFood para Entregadores é obrigatória e aumenta a segurança de clientes e entregadores, evitando fraudes que afetam todas as partes envolvidas na entrega.

Aqui vão algumas dicas pra realizar essa etapa de forma correta:

  • limpe a câmera do celular;
  • busque um local com boa iluminação, sem reflexos, sombras e objetos no fundo;
  • tire máscara, capacete, gorro, boné e óculos escuros ou qualquer objeto que interfira no reconhecimento facial;
  • mantenha sua câmera posicionada na altura do seu rosto e tire sua foto na mesma hora.

Para saber mais, acesse o curso do Decola.

Se você receber o aviso de uma desativação e considerar que seguiu todas as regras de conduta do Jeito iFood de Entregar, não tem problema: basta seguir as etapas abaixo e esclarecer a situação. Nosso time de especialistas irá retornar com uma resposta em até dois dias.

  1. Acesse o app;
  2. selecione "Esclarecer o que aconteceu";
  3. informe o ocorrido;
  4. anexe as evidências necessárias;
  5. confirme o envio;
  6. aguarde a análise do time iFood em até dois dias;
  7. confira as atualizações no app