Score iFood: entenda os indicadores levados em consideração
O que é o Score?
O Score é uma classificação que leva em consideração 4 indicadores e, para que você possa entender melhor como ele é calculado, trouxemos aqui mais detalhes sobre tudo que é levado em consideração.
Mas lembre-se! O Score está iniciando em praças específicas e ainda não está disponível para todos. Este conteúdo é uma comunicação enviada diretamente para entregadores que já receberam a atualização do Score.
Com que frequência o Score é calculado?
O Score é analisado semanalmente e leva em consideração as suas entregas das últimas 4 semanas.
Para que seu Score seja calculado, você precisa ter acumulado pelo menos 28h disponível no app dentro desse período de 4 semanas.
Caso você tenha feito uma quantidade menor de horas, não tem problema! Você continua recebendo pedidos normalmente e voltará a ter seu Score calculado assim que somar as 28h necessárias.
Confira abaixo o que é considerado para o cálculo do Score.
Quais sãos os indicadores do Score?
É o percentual de pedidos que foram entregues ao cliente após a coleta na loja.
Por exemplo, se você aceita 10 pedidos, mas só completa 9 coletas porque foi desalocado em uma das rotas, seu percentual de Pedidos Coletados é de 90% (9 coletas em 10).
Dicas para mandar bem nos Pedidos entregues:
• Evite cancelar pedidos após a retirada no restaurante;
• Caso haja problemas com a entrega entre em contato com o cliente e com o suporte para solucionar;
• Utilize o código de confirmação fornecido pelo cliente sempre que solicitado.
É o percentual de pedidos que tiveram a coleta concluída com o recolhimento do item na loja. Por exemplo, se você tem 10 pedidos, mas só completa 9 porque foi desalocado por atraso em um deles, completando apenas 9 coletas, seu percentual de Pedidos Coletados é de 90% (9 coletas em 10).
Dicas para mandar bem nos Pedidos coletados:
• Se tiver algum imprevisto, entre em contato com o cliente ou o Suporte do iFood.
• Mantenha a bateria do celular acima de 15%.
É a média de avaliações positivas que você recebe de lojas e clientes.
Cordialidade e gentileza com clientes e lojas são importantes e refletem diretamente no indicador Experiência Joia. Além de poder aumentar gorjetas (que vão integralmente para o entregador), os likes ajudam a melhorar o Score.
A dica aqui é focar em receber avaliações positivas e evitar as negativas. Mandar uma mensagem pelo chat pedindo que o cliente e a loja lembrem de te avaliar, por exemplo, pode ajudar a melhorar esse indicador.
Dicas para mandar bem nas Avaliações:
• Seja cordial e atencioso com o cliente e com as lojas;
• Utilize o chat para falar com o cliente para organizar a entrega, sempre que necessário;
• Lembre de pedir para o cliente avaliar sua entrega.
E a média de minutos de atraso nos seus pedidos.
Por exemplo, se você fez 10 pedidos, e atrasou 60min em um deles, seu indicador de pontualidade é de 6min por pedido. Mas se você fez 10 pedidos e não atrasou nenhum deles, sua média é de 0min por pedido, que é a melhor pontuação!
E não precisa correr! O app sempre indica o tempo de entrega considerando uma velocidade segura e abaixo dos limites das vias.
E se o atraso não for culpa sua? Então ele não vai impactar no seu indicador Pontualidade. Atrasos causados pelas lojas ou clientes são excluídos e não são considerados no cálculo.
Dicas para mandar bem na Pontualidade:
• Confira o tempo indicado no app para deslocamento até a loja ou o cliente;
• Seja prudente no trânsito.
Confira abaixo um vídeo sobre os indicadores do Score:
Agora você já sabe com mais detalhe como funciona cada um dos 4 indicadores do seu Score! Lembre-se: o Score é apenas um dos critérios levados em consideração na distribuição de pedidos, junto com a dedicação a uma região específica, a proximidade às regiões de alta demanda e as necessidades especiais do pedido.
Para relembrar as regras de distribuição de pedidos, clique aqui.
Desejamos boas entregas!