x

Tire dúvidas sobre o App iFood para Entregadores

Aqui é seu espaço para esclarecer as principais dúvidas nas entregas e sobre a nossa parceria. Clique no assunto que mais se encaixa com sua pergunta.

1. O que é o Planejamento?

O Planejamento existe pra você agendar os melhores dias e horários pra receber rotas.

Você melhora suas chances de aumentar seus ganhos semanais.

Esta função é uma opção, ou seja, você não tem obrigação de utilizar.

2. Qual é a vantagem do Planejamento?

Com o Planejamento, você agenda os melhores dias e horários para receber rotas e tem mais chances de aumentar seus ganhos semanais.

3. Como utilizo o Planejamento?

Para agendar os dias e horários que você deseja receber rotas, siga esse passo a passo:

– Acesse o app;
– Toque em “Planejamento”;
– Toque em “Agendar” nos horários dos turnos desejados (Manhã, tarde e noite).

Enviaremos mensagens pra te lembrar quando o horário escolhido estiver chegando.

4. O que fazer se eu agendar e não puder entregar?

Quando você agendar e não puder realizar entregas no período total ou parcial, desmarque o agendamento e libere o horário pra outras pessoas.

5. O Planejamento garante mais rotas?

O Planejamento não garante mais rotas, mas pode ajudar você a aumentar seus ganhos, indicando os melhores dias e horários para receber as rotas.

6. Vou receber rotas apenas se usar o Planejamento?

Não. Quando você está disponível no app, enviamos rotas com ou sem o Planejamento.

O Planejamento existe para ajudar você a ter mais chances de aumentar os seus ganhos, indicando os melhores dias e horários para receber rotas. Esta função é uma opção, ou seja, você não tem obrigação de utilizar.

7. Existe um limite de horas que posso agendar?

Sim. Pensando no seu bem-estar e na sua segurança, você pode agendar até 10 horas por dia.

Lembrando que pra receber rotas não é obrigatório realizar o Planejamento, é só ficar disponível no app.

8. Por que alguns horários aparecem como esgotados?

Não é possível fazer o agendamento pra alguns dias e horários quando muitas pessoas já agendaram entregas nesses períodos.

Mas não se preocupe, se você ainda quiser receber rotas nesses dias e horários, é só ficar disponível no app.

9. Vou virar um(a) entregador(a) OL?

Não. Você escolheu a modalidade “Nuvem” e vai continuar nela.



O Planejamento existe para ajudar você a ter mais chances de aumentar os seus ganhos, indicando os melhores dias e horários para receber rotas.

Esta função é uma opção, ou seja, você não tem obrigação de utilizar.

10. Tenho a obrigação de utilizar o Planejamento?

Não. O Planejamento é uma opção, você não tem obrigação de utilizar.

1. O que é Anjos de Capacete?

O Anjos de Capacete é um projeto de capacitação em primeiros socorros realizado em parceria com o SAMU. Ele é voltado pra pessoas entregadoras parceiras iFood, que realizam entregas de moto, e tem o intuito de oferecer mais apoio no trânsito, colaborando na prevenção de acidentes.

2. Quais temas são abordados no curso Anjos de Capacete?

– Princípios gerais dos Primeiros Socorros;
– Emergências médicas, como ataque cardíaco, desmaio, diabetes e convulsões;
– Emergências traumáticas, como sangramentos, lesões e queimaduras;
– Ressuscitação cardiopulmonar, com o uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático).

3. Onde são realizadas as ações do Anjos de Capacete?

O projeto é realizado em praças com altos índices de acidentes, onde as prefeituras possuem parceria com o iFood, e disponibilizam mão-de-obra do SAMU da região para a formação.

4. O treinamento Anjos de Capacete dá direito à certificação?

Sim. Quem realiza o treinamento completo, recebe ao final dele, um certificado de formação. Além disso, pela participação, a pessoa entregadora tem direito a um capacete, uma jaqueta e um kit de primeiros socorros iFood.

5. Em caso de acionamento em meio ao acidente, o que fazer?

Você deverá:

– Acionar o suporte iFood através do chat;
– Selecionar o motivo “Sofri acidente”;
– Reportar a ocorrência para o time de atendimento;
– Se identificar como um Anjo de Capacete;
– Responder às perguntas da triagem.

A capacitação será validada pelo iFood, e caso esteja com pedidos, os mesmos serão cancelados para a sua liberação e prestação de socorro.

1. Atualização do aplicativo

Acesse a sua Loja de Aplicativos e vá na sua lista de Apps. Navegue por lá até encontrar o iFood para Entregadores.
Se estiver com alguma atualização pendente, faça para ficar sempre por dentro das novidades que mandamos pra você.

2. Data/Hora errada

Para utilizar o app, você precisará definir o formato de hora do seu celular para “automático”, e no modelo 24 horas. Essa mudança poderá ser realizada diretamente a partir das configurações do seu celular.

3. Problemas na localização

Para realizar entregas, é necessário que você esteja dentro da área de entrega. Recomendamos que busque regiões centrais da cidade ou do bairro em que atua. Você poderá receber pedidos de um estabelecimento parceiro quando estiver a 500m dele, por exemplo.

4. Aplicativos não recomendados

Para evitar problemas nas entregas, recomendamos que desabilite ou desinstale aplicativos que:
– Reposicionam a sua localização;
– Duplicam outros aplicativos.

1. O que é a AVUS?

Uma plataforma que oferece preços acessíveis em consultas médicas, odontológicas, exames, medicina de apoio, medicamentos e muito mais.

2. Como funciona a parceria do iFood com a AVUS?

O iFood firmou parceria com a AVUS, e irá oferecer os planos de benefícios em saúde de forma gratuita para pessoas entregadoras parceiras que estão atualmente em sua plataforma. Dessa forma, terão acesso a preços acessíveis, com descontos de até 80% em consultas médicas, odontológicas, exames, medicina de apoio, medicamentos, consultas por telemedicina e plantão 24H online, tudo com isenção da mensalidade. Ainda terão acesso a atendimento com dicas de prevenção e orientação ao COVID-19.

* Os benefícios são válidos também para 01 dependente;
* Este benefício oferecido pelo iFood está sujeito a cancelamento sem aviso prévio.

3. A Avus é um plano de saúde?

A AVUS não é um plano de saúde. O usuário terá direito a descontos, exclusivamente dentro da rede credenciada AVUS, a qual pode ser encontrada no site da empresa – www.avus.com.br.
Para ter acesso aos benefícios é necessário a realização do cadastro para a confirmação da ativação do serviço. Para isso, acesse www.avus.com.br/ifood e complete seu cadastro.

4. Como recebo meu cartão virtual?

O cartão virtual estará disponível no WebAPP, que fica no site app.avus.com.br.

É só fazer o seu login, acessar o menu e buscar pelo botão MEU CARTÃO VIRTUAL. Lá estará o seu cartão virtual e do seu dependente. Se você não conseguir acessar via WebAPP, é possível solicitá-lo pelos canais de atendimento da AVUS, e ele será enviado pelo WhatsApp.

Se você não tiver acesso ao cartão virtual nem via Web APP da AVUS e nem via WhatsApp, não se preocupe. As clínicas da rede Avus sabem que você é cliente AVUS e, mediante a apresentação de qualquer documento com foto e CPF, irão atendê-lo com todos os benefícios a que você tem direito.

Para obter os descontos em medicamentos na rede credenciada AVUS é só informar que você tem convênio da AVUS e fornecer seu CPF na hora do pagamento.

5. Todas as pessoas entregadoras podem acessar o benefício?

Sim. Todas as pessoas entregadoras parceiras iFood ativas têm acesso à plataforma e seus serviços.

6. Quantos dependentes são permitidos por titular do cartão?

Um por titular, sem limitações de idade.

7. A AVUS conta com serviços de urgência, emergência e internação?
Não. A AVUS não oferece serviços de urgência, emergência e internação.

8. Como ativar o plano de vantagens iFood+AVUS?

– Acesse o site www.avus.com.br/ifood;
– Siga os passos solicitados.

Na primeira etapa:
– Digite seu CPF e avance;
– Informe sua data de nascimento, celular (DDD + FONE), cidade e Estado de residência;
– Clique em Continuar.

Na segunda etapa, você poderá cadastrar seu dependente:
– Preencha o nome e CPF;
– Clique em Continuar ou em Pular.

Em seguida, você deverá criar uma senha de acesso à plataforma AVUS, essa senha deverá ter, no mínimo, 6 dígitos.

Você ainda poderá complementar seu cadastro com outros dados, como endereço completo e e-mail. Assim poderemos ser mais assertivos no momento da sua solicitação de agendamento. Essa etapa é opcional.

9. O iFood irá descontar os valores dos procedimentos realizados pela rede AVUS diretamente no meu repasse?

Não. O iFood não realizará nenhum desconto no repasse das pessoas entregadoras referente aos serviços prestados pela rede AVUS. O pagamento das consultas será realizado diretamente nas clínicas, de acordo com as formas de pagamento disponíveis na unidade.

10. Qual o valor das consultas?

Os valores das consultas são a partir de R$19,90, e varia conforme a região e especialidade desejada. No WebApp da AVUS : app.avus.com.br estarão disponíveis os valores para você solicitar agendamentos, que também podem ser verificados diretamente na central AVUS 0800 500 0404.

11. Como encontrar uma Rede Credenciada que ofereça descontos?

Existem três canais diferentes, você escolhe o que preferir:

– Central de Atendimento – 0800 500 0404 (horário de funcionamento – das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira);
– WhatsApp – (51) 9 9286-8844;
– WebAPP AVUS – app.avus.com.br.

12. Quando posso marcar consultas?

Você pode marcar consultas imediatamente após a ativação do seu cadastro. Seu cartão virtual será gerado automaticamente.

13. Como é realizado o pagamento de consultas?

O paciente ou responsável realiza o pagamento direto na clínica, de acordo com as formas de pagamento disponíveis na unidade.

14. Existe um teto para o valor das consultas?

Não existe um valor máximo estabelecido por consulta. No entanto, a AVUS oferece preços acessíveis e descontos de até 80% em consultas médicas, odontológicas, exames, medicamentos e medicina de apoio, tais como: Psicologia, Nutrição, entre outras.

15. Como utilizo meus descontos em farmácias?

Após 7 dias da sua ativação você poderá realizar compras com descontos nas farmácias credenciadas da AVUS.

Em todas as farmácias você precisa informar que tem o convênio da Avus e seu CPF ao atendente para ter acesso aos descontos.

Redes de farmácias credenciadas: Droga Raia, Drogasil, Pague Menos, Panvel, Drogaria Pacheco, Drogaria São Paulo, Maxxi Econômica, Natus Farma, Farma Ponte e São João.

16. Com quem devo entrar em contato em caso de dúvidas sobre o serviço?

Através dos canais:

– Central de Atendimento – 0800 500 0404 (horário de funcionamento – das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira);
– WhatsApp – (51) 9 9286-8844;
– WebAPP AVUS – app.avus.com.br.

1. Como consigo uma bag e/ou jaqueta iFood?

– Acesse o app iFood para Entregadores;
– Vá até a Loja do Entregador;
– Clique em Perfil;
– Loja do Entregador.
O iFood também realiza ações promocionais de distribuição de materiais em várias praças ao decorrer do ano. Portanto, fique de olho nas mensagens que enviamos para você.

2. Preciso de uma bag ou jaqueta iFood para começar a fazer entregas?

Não. Você poderá usar os equipamentos que já tiver. Ou, se preferir, poderá comprar em outro lugar, além da Loja do Entregador.

1. Preciso alterar meus dados bancários

Para alterar seus dados bancários, basta seguir os seguintes passos:
– Acesse o app iFood para Entregadores;
– Clique em Perfil;
– Selecione a opção Repasses;;
– Faça os ajustes necessários.

Uma nova alteração poderá ser feita após 30 dias. Portanto, faça os ajustes com muita atenção e confirme os dados apenas quando tiver certeza de que todas as informações estão corretas.

2. Preciso alterar o e-mail ou telefone do meu cadastro

Para alterar seu telefone ou e-mail, basta seguir os seguintes passos:
– Acesse o app iFood para Entregadores;
– Clique em Perfil;
– Selecione a opção Dados de cadastro;
– Faça os ajustes necessários.

3. Preciso alterar o nome ou CPF do meu cadastro

Precisa alterar seu nome ou CPF cadastrados? Então, abra um chamado com as seguintes informações:
– Dado que você deseja alterar (antigo e novo);
– Uma foto do seu RG ou CNH (frente e verso);
– Ofício com nome a ser alterado (casos de alteração de nome social).
A alteração de CPF só é feita em casos de erro de digitação. Sua conta não pode conter dados de outra pessoa.

4. Quero alterar minha forma de entrega

Conte com a ajuda do nosso time de atendimento para fazer isso.
– Abra um chamado no app;
– Solicite o ajuste.
Para mudar de moto para bike:
– Envie uma foto de seu RG ou CNH.
Para mudar de bike para moto:
– Envie uma foto de sua CNH de categoria A.
Para mudar de moto para carro:
– Envie uma foto de sua CNH de categoria B.
Uma nova alteração só poderá ser feita após 7 (sete) dias. Para garantir a sua segurança, solicitamos que mesmo que já tenha enviado esses documentos no momento do cadastro, envie novamente para a confirmação de identidade neste processo.

5. Quero alterar minha área de entrega

Para realizar entregas em uma área diferente de sua praça, deixe seu GPS em alta precisão. Após um determinado período, sua localização será atualizada na plataforma, de acordo com a demanda da região.
Além disso, você pode conferir no app iFood para Entregadores a sua praça atual, de acordo com a nova localização.

6. Quero alterar minha senha de acesso

Para alterar a sua senha de acesso no app, basta clicar na opção “Esqueci minha senha”, na tela de login.

7. Quero alterar minha categoria de OL para Nuvem

Para trocar sua categoria para Nuvem, você precisa estar a 35 dias sem fazer entregas como Operador Logístico.
Fale com nosso suporte e peça essa alteração. Você precisará enviar:
– Uma foto sua para o perfil
– Uma foto da sua CNH física ou digital, se for entregar de carro ou moto;
– Uma foto do seu RG (frente e verso), se for entregar de bicicleta.
8. A validade da minha documentação expirou

Tudo bem, você só precisa abrir um chamado com sua documentação atualizada.
Para isso, envie:
– Motivo da alteração de cadastro;
– Foto frente e verso do documento atualizado: RG para bike ou CNH para moto e carro.
8. Quero validar minha documentação
Conte com o nosso suporte para realizar a validação dos seus documentos.
– Abra um chamado no app;
– Solicite a validação.
Para validar a documentação da moto:
– Envie uma foto de sua CNH de categoria A e a documentação do veículo.
Para validar a documentação do carro:
– Envie uma foto de sua CNH de categoria B e a documentação do veículo.
Para garantir a sua segurança, solicitamos que mesmo que já tenha enviado esses documentos no momento do cadastro, envie novamente para a confirmação de identidade neste processo.

1. O que devo fazer se o cliente não quer informar o código de entrega?

Neste caso, você deverá acionar imediatamente nosso atendimento via chat, que fornecerá as instruções necessárias para que o pedido seja concluído corretamente no app iFood para Entregadores.

2. O que fazer quando o pedido tem o lembrete?

Neste caso, você deverá seguir os seguintes passos:
– Solicite o código ao cliente;
– Digite o código no app;
– Aguarde a validação;
– Finalize a entrega no app;
– Entregue o pedido ao cliente.

3. Como saber se o pedido terá Código de Entrega?

Na tela do app iFood para Entregadores, você receberá um lembrete com solicitação de Código de Entrega.

4. O que devo fazer caso os clientes não saibam o código de entrega?

Procure orientar o cliente, informando que o código de entrega possui 4 dígitos, que serão enviados para o número de telefone cadastrado por ele no app iFood. Assim, ele poderá entender com mais facilidade o que você precisa.

5. O iFood tem alguma possibilidade de fazer entregas sem que haja contato entre os clientes e as pessoas entregadoras?

O cliente final pode optar por receber uma entrega sem contato. Vale lembrar que essa modalidade de entrega não interfere negativamente nas avaliações da pessoa entregadora e nenhuma inativação ocorrerá por este motivo. Caso essa opção seja escolhida pelo cliente, você receberá uma notificação quando chegar no local de entrega e, junto ao complemento do endereço, verá todos os direcionamentos necessários para concluir a entrega sem contato físico com o cliente.
Além disso, você poderá usar o chat para combinar os detalhes da entrega, e se necessário, poderá enviar ou receber fotos para facilitar a comunicação com o cliente final.
Também como uma opção de entrega, desde 2018 o iFood conta com uma solução que diminui o contato entre consumidores e pessoas entregadoras. O iFood Box foi desenvolvido para armazenar pedidos pagos online em armários com isolamento térmico, até que os consumidores possam buscá-los, quando considerarem mais conveniente. Eles estão instalados em pontos de grande movimentação, como condomínios residenciais e corporativos, em locais como São Paulo, Osasco, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
Esses armários já têm uma rotina de higienização frequente.
Estamos trabalhando para ampliar a quantidade de iFood Box instalados em endereços com grande circulação de pessoas.

1. O que é o Delivery de Vantagens?

Um programa de benefícios desenvolvido pelo iFood para cuidar de você. Com ele, tenha acesso a descontos especiais através de diversas parcerias disponíveis para pessoas entregadoras parceiras e seus dependentes.

2. Quem pode participar do Delivery de Vantagens?

Pessoas entregadoras parceiras iFood, de todas as modalidades de entrega — Nuvem, Fixo em Restaurante e Operador Logístico. No entanto, para garantir o acesso aos benefícios, você precisa:
– Estar com seu cadastro atualizado e correto;
– Aceitar o regulamento do programa pelo app (para isso, acesse a opção “Delivery de Vantagens”, disponível no Menu).

3. Tive um problema na minha compra. Onde eu sinalizo?

As compras de produtos e serviços parceiros são de responsabilidade da empresa parceira. Em casos de problemas durante esse processo, indicamos procurar pela Central de Atendimento do parceiro relacionado.

4. O Delivery de Vantagens está com problemas para carregar. Como eu faço?

Você poderá entrar em contato conosco pelo chat e relatar o seu caso. Verificaremos o problema para tentar resolver o quanto antes.

5. Gostaria de sugerir um desconto. Onde posso fazer isso?

Você poderá acessar a opção Relato de Problemas e Sugestões, disponível no app iFood para Entregadores, dentro do Delivery de Vantagens. Lá, você poderá escolher a opção “Sugerir um parceiro” e nos dizer qual tipo de parceria você gostaria de encontrar disponível.

6. Como sei que existem novas ofertas e parcerias no Delivery de Vantagens?

Disparamos comunicações do iFood Delivery de Vantagens semanalmente com novidades, lançamentos, ofertas e descontos especiais para você. Fique de olho e, se preferir, você poderá navegar no app para avaliar as melhores opções disponíveis, divididas por categorias ou na seção “Parceiros”.

7. Onde posso ter mais informações sobre as parcerias do Delivery de Vantagens?

Você poderá verificar detalhes de cada parceria do Delivery de Vantagens acessando as categorias disponíveis, e no botão “Sobre o Parceiro”, em cada parceiro disponível.

1. Estou disponível e não recebo pedidos

Para receber pedidos, fique de olho nas configurações do seu celular:

– A bateria do celular precisa estar acima de 15%;
– A localização GPS precisa estar ativada e com boa precisão;
– Sua data e hora precisam estar atualizadas e no modo automático;
– Seu pacote de internet deve estar ativado.
Além disso, existem boas práticas de uso do app que podem levar mais pedidos até você. Confira:
1) Acesse o Portal do Entregador;
2) Selecione a opção Abrindo a Cozinha;
3) Clique em Como o iFood envia rotas pra você.

2. Como realizar entregas?

Para ficar disponível, você precisa:
– Estar com, pelo menos, 15% de bateria;
– Ter acesso à internet através de 3G/4G;
– Estar com o GPS ligado no modo de alta precisão;
– Colocar a hora do celular no modo automático e no modelo 24 horas.

Para alternar entre os estados de “Disponível” e “Indisponível” (quando quiser deixar de receber pedidos), basta tocar no mesmo ícone.
O app iFood para Entregadores irá registrar as mudanças em alguns minutos. Por isso, depois de checar os itens acima, aguarde alguns instantes.

3. Alerta de Casos Graves

Sentimos muito pelo ocorrido. O Canal de Denúncias está disponível pra você,
quando quiser, contar uma situação de violência que tenha passado. Atualmente, o Canal disponibiliza 6 tipos de situações:

– Discriminação;
– Agressão (física ou verbal);
– Assédio sexual;
– Acidente;
– Ameaça;
– Roubo.

– Clique em “Menu”;
– Selecione a opção “Alerta de casos graves”;
– Clique em “Continuar”;
– Selecione a opção que melhor se encaixa no ocorrido ou descreva o que houve mais adiante;
– Indique quem iniciou a situação de violência;
– Escreva o seu relato sobre a situação de violência;
– Clique em “Sim, quero enviar meu relato”, o nosso time vai analisar e tomar as devidas providências.

(!) Se preferir, você pode acompanhar o andamento do seu chamado via chat ou através do e-mail cadastrado no app.

Com o fim da Emergência em Saúde Pública e avanço da vacinação de Covid-19 no país, o Fundo Solidário e o reembolso de Kits de Proteção foram encerrados em 15/06/2022.
Desde o começo da pandemia, sempre estivemos atentos em como ela afetou a vida das pessoas entregadoras iFood. E foi levando isso em conta que criamos o Fundo Solidário, para oferecer apoio àqueles que são do grupo de risco, apresentaram sintomas ou diagnóstico de coronavírus.

1. Quem pôde receber um valor do Fundo Solidário?

Pessoas entregadoras titulares da conta que tenham feito ao menos uma entrega nos 30 dias anteriores à solicitação do Fundo Solidário, realizado teste PCR e recebido resultado positivo para Covid-19 neste.

2. Quem precisou receber um valor do Fundo, quais documentos enviou?

– Carteira de identidade ou CNH;
– Teste PCR positivo COVID-19.
Para fazer a solicitação, foi necessário:
– Acessar a FAQ;
– Selecionar a opção ‘Prevenção ao COVID-19’;
– O motivo ‘O que um entregador deve fazer ao apresentar os sintomas do coronavírus?’.

3. Por quanto tempo foi necessário ficar em casa para receber um valor do Fundo?

Por 15 dias, tempo em que a conta de entrega também ficou inativa. Passado esse tempo, foi reativada normalmente.

4. Caso, além dos 15 dias, fosse necessário ficar mais tempo em casa, o que foi preciso fazer?

Além dos 15 dias iniciais, caso necessário, a pessoa entregadora pôde pedir a prorrogação do seu afastamento por até outros dois períodos de 15 dias cada.
Para isso, bastou abrir uma nova solicitação e enviar o laudo médico atestando a necessidade do afastamento.

5. Quanto a pessoa entregadora recebeu?

O valor do repasse foi calculado com base nos repasses dos últimos 90 dias, proporcionais aos 15 dias de quarentena, tendo como valor mínimo R$ 300.
Exemplo – R$ 100 (valor da média diária com base nos últimos 90 dias) x 15 = R$ 1.500 (valor do repasse).

6. Como foi feito o repasse às pessoas entregadoras elegíveis?

Os valores foram pagos via transferência, para a conta bancária da pessoa entregadora cadastrada no app iFood para Entregadores.

Com o fim da Emergência em Saúde Pública e avanço da vacinação de Covid-19 no país, o Fundo Solidário e o reembolso de Kits de Proteção foram encerrados em 15/06/2022.

1.O que vinha no Kit de Proteção?

Um frasco de álcool em gel e 4 máscaras reutilizáveis. O último reembolso para compra do Kit de Proteção, bem como a distribuição dele presencialmente, foi feito aos entregadores em novembro (sendo este referente ao mês de outubro). Esta decisão foi tomada devido ao avanço da vacinação no país. Mas não se preocupe: continuamos adotando outras medidas temporárias para minimizar os impactos da COVID-19 e seus reflexos na economia.

2.Como funcionou a distribuição do Kit?

Um aviso apareceu no app iFood para Entregadores, indicando sua vez de retirar. Ao clicar no aviso e aceitar a rota, você foi direcionado ou direcionada ao ponto de entrega mais próximo. Para facilitar o acesso a este kit, criamos um reembolso especial no valor de R$25 para a compra desses produtos para os entregadores e entregadoras que não puderam retirar os Kits.

3.Quem teve direito ao reembolso especial?

Entregadores e entregadoras que não conseguiram retirar os Kits de Proteção, mas fizeram 5 ou mais rotas completas ou foram liberados para realizar entregas nos últimos 30 dias.

4.O percurso de retirada do Kit foi pago?

Sim, as pessoas entregadoras receberam como se fosse uma entrega.

5.Por que as pessoas entregadoras foram chamadas aos poucos?

Para evitar aglomerações.

6. Houve alguma diferenciação entre OLs e Nuvens para esta ação?

Sim, quem é OL recebeu o reembolso especial do Kit de Proteção através do Operador Logístico onde estava vinculado. Já quem é Nuvem recebeu o reembolso especial diretamente na conta.

7.Eu poderia me dirigir a um endereço de entrega do Kit sem ter o aviso habilitado no meu aplicativo?

Não. Pela sua segurança, orientamos aguardar o aviso aparecer exclusivamente para você.

8.Após receber o aviso na minha tela, quanto tempo tive para clicar no aviso e retirar o meu Kit de Proteção?

O tempo variou de uma cidade para outra. Informamos o período de duração da distribuição na sua cidade, mas o ideal é retirar o Kit no mesmo dia que o aviso apareceu na sua tela, até às 17 horas.

1. O que é o iFood Decola?

O iFood Decola é a nossa plataforma de escolhas e de conhecimento sobre delivery, mas também para além do iFood. Contamos com cursos dinâmicos e alinhados com as necessidades mais urgentes de nossos parceiros e parceiras – seja para melhorar o dia a dia do trabalho ou para ajudar no desenvolvimento pessoal. Há desde cursos para você fazer uma entrega mais segura até dicas para você empreender. E tem versão web, que facilita a realização do curso onde e quando você quiser de forma simples e prática.

2. Como ter acesso ao iFood Decola?
É só ser uma pessoa entregadora parceira iFood, acessar o app iFood para Entregadores, e se inscrever gratuitamente.

2. Quais cursos terei acesso no iFood Decola?

Muitos. Entre os principais:
– Equilíbrio Financeiro;
– Seu dinheiro: como organizar melhor – Favelado Investidor;
– Atitude Empreendedora – Empreende Aí;
– Criatividade e Inovação – Gravidade Zero;
– Entrega Responsa;
– Responsabilidade no Trânsito;
– Manutenção de Moto.

3. Todos os cursos do iFood Decola são gratuitos?

Sim. Todos os cursos são gratuitos.

4. Os cursos do iFood Decola possuem certificados?

Sim. Todos os cursos possuem certificados, após sua conclusão.

5. Necessito de algum pré-requisito educacional pra me inscrever nos cursos do iFood Decola?

Sim. A conclusão do ensino médio.

1. O que é o iFood Pedal?

Um projeto em parceria com a Tembici, que tem a intenção de facilitar o acesso das pessoas entregadoras parceiras a bicicletas convencionais e elétricas para o dia a dia das entregas.

2. Como ter acesso ao iFood Pedal?

– Acesse o app iFood para Entregadores;
– Clique em Menu;
– Selecione a opção Bikes Elétricas Tembici;
– Escolha o plano ideal para você;
– Acesse o site ww.ifood.tembici.com.br;
– Faça o login usando o mesmo usuario e senha da sua conta no app;
– Cadastre seus dados e a forma de pagamento;
– Assine o plano.
Você também poderá escolher o plano ideal diretamente nos Pontos de Apoio iFood Pedal.

2. Ao que o iFood Pedal dá direito?

Com ele, você tem acesso às bicicletas convencionais e também às bicicletas elétricas para fazer suas entregas.
Também tem o direito de usar o Ponto de Apoio iFood Pedal, um espaço onde você pode descansar, beber água, usar o banheiro, recarregar o celular, fazer suas refeições e participar de cursos e palestras online sobre segurança que, quando concluídos, dão direito a um certificado digital.

3. Como funciona a retirada das bikes pelo iFood Pedal?

Com o Plano Mensal, você tem direito a:
– Até 2 viagens de 4 horas por dia com bikes elétrica;
– Pagar R$0 por retirada da bike elétrica;
– Pedalar também com as laranjinhas da bike Itaú;
– Acesso aos Pontos de Apoio iFood Pedal;
– Apenas R$5 por hora excedente.
* Este plano é renovado automaticamente.
Já no Plano Avulso, você poderá:
– Realizar até 2 viagens de 4 horas por dia com bikes convencionais e elétricas;
– Pagar R$0 por retirada da bike elétrica;
– Pedalar também com as laranjinhas da bike Itaú;
– Acessar os Pontos de Apoio iFood Pedal;
– Apenas R$5 por hora excedente.
* Este plano aceita pagamentos em dinheiro ou débito no Ponto de Apoio.

4. Quais são os planos disponíveis e formas de pagamento?

Além do pagamento via cartão de crédito através do app iFood para Entregadores, agora você também pode comprar um plano com dinheiro ou cartão de débito diretamente nos Pontos de Apoio iFood Pedal.

5. Onde ficam e qual horário de funcionamento dos Pontos de Apoio iFood Pedal?

Os pontos de apoio do iFood Pedal estão localizados nas regiões com maior demanda de entregas.
O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 11h às 18h40 em algumas regiões, das 10h30 às 21h00, e das 10h30 às 23h00 em determinadas praças. Para consultar os endereços, você pode acessar o site: www.ifood.tembici.com.br.

6. E caso eu precise usar a bicicleta por mais de 4 horas, o que devo fazer?

No caso da bicicleta da bike convencional, terminadas as primeiras 4 horas, você pode fazer a devolução em qualquer estação nas ruas, esperar 15 minutos e pegar outra para usar por mais 4 horas.
Já a bicicleta elétrica precisa ser devolvida no Ponto de Apoio iFood, e para retirar outra, é preciso esperar um intervalo de 4 horas. Mas você fica livre para pegar uma bike convencional e fazer suas rotas nesse intervalo.
No caso da não devolução da bicicleta (ambos modelos) após o período de 4 horas, será cobrado um adicional de R$5 por hora.

7. É obrigatório assinar o plano semanal para entregar iFood de bicicleta?

Não. O plano do iFood Pedal é opcional. O iFood não cobra nenhuma tarifa de quem faz entregas usando o app iFood para Entregadores.

8. Caso queira cancelar a assinatura do plano mensal, o que devo fazer?

O plano mensal é pago com cartão de crédito e pode ser cancelado a qualquer momento. Para isso, é só entrar em contato com o time de atendimento pelo chat.
– Acesse o app iFood para Entregadores;
– Clique em Menu;
– Selecione a opção Bikes Elétricas Tembici;
– Cliquei em Suporte Tembici;
– Escolha a opção Atendimento por telefone ou Suporte online.

9. Preciso me preocupar com aglomeração no Ponto de Apoio iFood Pedal?

Toda estrutura do Ponto de Apoio conta com EPIs, sinalizações e instruções sobre distanciamento e boas práticas, para garantir que o espaço seguirá todas as normas sanitárias vigentes estabelecidas.

10. Posso deixar minha bicicleta particular no Ponto de Apoio enquanto uso a bike elétrica?

Não. O Ponto de Apoio está disponível apenas para retirada e devolução das bikes credenciadas iFood.

11. Onde posso retirar as bikes elétricas?

Confira os locais de retirada de bikes e Pontos de Apoio:
São Paulo
– Ponto Augusta – Rua Augusta, 1808. Das 11h às 18h40.
– Ponto Moema – Rua Canário, 81. Das 11h às 18h40.
– Ponto Cardeal – Rua Cardeal Arcoverde, 3050. Das 11h às 18h40.
– Itaim Bibi – Rua Quatá, 1050. Das 11h às 18h40.
– Largo da Batata – Av. Faria Lima, esquina com Rua Teodoro Sampaio. Das 11h às 18h40.

Rio de Janeiro
– Ponto Catete – Rua Bento Lisboa 120 Loja F. Das 11h às 18h00.

Salvador
– Ponto Rio Vermelho Selfit – Rua Conselheiro Pedro Luiz, 92. Das 10h30 às 21h.

Pernambuco
– Ponto Boa Viagem – Rua Bruno Veloso, 528. Das 10h30 às 21h.
Porto Alegre
– Ponto Praia de Belas – Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1000. Das 10h30 às 21h.
Brasília
– Ponto Águas Claras – Av. Prq Águas Claras Lote 405, 545 – Norte. 10h30 às 21h.

1. Comunicar acidente

Se você estiver fazendo entregas e uma emergência acontecer, fale com o nosso suporte.
Envie:

– O que aconteceu;
– Local da emergência;
– Data e horário do ocorrido.

Para sua segurança e para que possa resolver a emergência, você será desalocado do pedido em andamento e seu perfil não receberá rotas por 12 horas.

Se precisar de cuidados médicos, você pode contar com o Seguro de Acidentes Pessoais, que é gratuito. Para isso, entre em contato pelo 3003-5433.

2. Preciso acionar o Seguro de Acidentes Pessoais

Lembre-se, sua saúde é prioridade. Caso aconteça algum acidente durante seu percurso, você deverá ligar imediatamente para o SAMU ou ir ao hospital mais próximo. Nosso suporte ou o seguro Metlife deverá ser acionado somente após a solução da sua emergência. Assim podemos dar mais agilidade ao reembolso das suas despesas médicas.

Entre em contato pelos canais abaixo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h:

– Capitais e Grandes Centros: 3003 5433;
– Demais Localidades: 0800 638 5433;
– SAC 24h – Serviço de Apoio ao Cliente: 0800 746 3420;
– Atendimento 24h ao Deficiente Auditivo ou de Fala com aparelho adaptado: 0800 723 0658.

3. O que é o Seguro de Acidentes Pessoais?

O Seguro Acidentes Pessoais foi desenvolvido em parceria com a seguradora MetLife e com a corretora MDS para atender especialmente a todas as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Se sofrer algum acidente durante entregas ou a volta pra casa, você terá suas despesas médicas administradas pelo seguro. Ele é gratuito para entregadores e entregadoras, e cobre até R$15.000.

4. Como o Seguro de Acidentes Pessoais funciona?

– Em caso de acidente durante entregas ou na volta pra casa, procure por um atendimento médico e guarde todas as notas fiscais ou recibos das suas despesas;
– Em seguida, preencha o formulário e reúna os documentos solicitados no link: https://www.metlife.com.br/content/dam/refresh/brazil/pt/assets/pdf/sinistro/faq-new-09-16/despesas-medico-hospitalares-ou-odontolgicas/kit_despesas_medico_hospitalares_e_ou_odontologicas.pdf
– Depois disso, ligue para a Seguradora Metlife e solicite seu reembolso.

5. O que é a Cobertura adicional por lesão temporária?

Uma indenização paga à pessoa entregadora parceira iFood caso algum acidente ocorra na volta para casa ou durante uma entrega e fique comprovada, por laudo ou atestado médico, a incapacidade temporária e determinação de, pelo menos, 7 (sete) dias de afastamento para recuperação.

6. Como faço a solicitação da Cobertura adicional por lesão temporária?

– Acesse o endereço https://ifood.stub.com.br/login;
– Cadastre as informações sobre o sinistro;
– Adicione os documentos obrigatórios solicitados (comprovante de residência, boletim de ocorrência do acidente, atestado ou laudo médico e CNH);
– Faça a leitura dos termos e condições e, se concordar, aceite.

7. A Cobertura adicional por lesão temporária é válida para quais regiões?

Por enquanto a Cobertura está disponível para as regiões de Curitiba, Goiânia, São José dos Campos e São Paulo.

1. Como consigo uma máquina de cartão da Zoop?

Elas são distribuídas em eventos promocionais, assim como as jaquetas e bags. Enviamos alguns convites às pessoas entregadoras, dias antes da distribuição.

No próprio evento, há um pequeno treinamento sobre o uso da maquininha.

2. Como receber pagamentos com a máquina?

– Clique na opção “Realizar Pagamento”, na tela do seu pedido. Essa opção estará disponível logo após você confirmar que chegou no cliente;
– Selecione a forma de pagamento (crédito ou débito) e siga as instruções da tela para inserir o cartão;
– Nesse momento, você verá a opção de pagar com mais de um cartão, caso o cliente queira. Em todo caso, o app mostrará quanto falta passar e o status de cada pagamento;
– Feito isso, deixe que o cliente insira a senha e, em seguida, conclua a rota.

(!) Se tiver algum problema, fale com a gente pelo chat enquanto o pedido estiver em andamento.

3. Como parear a máquina?

Erro ao parear a máquina:
Sua máquina de cartão não está conectada ao nosso aplicativo.
Siga as orientações para reconectar:

– Aperte o botão ‘0’ da máquina para ligar o bluetooth;
– Ligue também o bluetooth do seu celular;
– No menu do app, acesse a seção ”Ajustes”;
– Toque em “Pareamento da máquina”;
– Compare se o número que aparece na tela do app é o mesmo que está na parte de trás da maquininha;
– Toque em “Confirmar”.

1. Não recebi minha promoção

Mande pra gente um print do Push, encontrado na Central de Notificações, com seu nome e CPF.

Lembrando que, só quem recebeu nosso Push poderá receber os repasses referentes à promoção.

O prazo para questionamento de promoções não recebidas é de 20 dias após a data da promoção, e o SLA é de 48h, para resposta do chamado.

2. Recebi duas entregas em uma rota

Em algumas rotas, você realizará mais de uma entrega. Se você estiver participando de uma promoção, atente-se a este detalhe: contamos o número de rotas, e não o número de entregas.

1. Não recebi o repasse

Para verificarmos o que aconteceu com o seu repasse precisamos que você nos envie algumas informações:

– CPF;
– Período em que não recebeu;
– Documento com seu nome completo, nome do banco e os números da sua agência e conta bancária cadastrada no app.

Para esse último item, pode ser print do seu app do banco, foto de seu cartão (ocultando o código de segurança) ou comprovante bancário.

Este chamado será atendido em até 24 horas.

2. Recebi meu repasse incompleto

Caso você tenha recebido um valor diferente do que consta no seu extrato, pedimos que nos envie algumas informações para que possamos analisar o que aconteceu:

– Seu CPF;
Em qual semana você recebeu um valor diferente;
– Qual o valor recebido?

Este chamado será atendido em até 24 horas.

3. Quando vou receber o repasse?

Os repasses são realizados semanalmente, na conta bancária que cadastrou no app iFood para Entregadores. Suas entregas são calculadas de segunda-feira a domingo, e você recebe o repasse na quarta-feira seguinte, até às 20h.
Se for um feriado, o repasse é feito no próximo dia útil.

É importante acompanhar as mensagens da promoção, verificando praças válidas, antes de abrir o ticket.

4. Como sei que recebi uma gorjeta?

Elas ficam registradas na tela de “Ganhos”, disponível no app iFood para Entregadores.

5. Quando e como vou receber minha gorjeta?

O pagamento das gorjetas será realizado junto do seu próximo repasse.

1. O que é Restrição Temporária?

É como chamamos uma intercorrência no pedido, ou seja, quando um pedido não é entregue por completo ao cliente por alguma razão específica.
É possível que as ocorrências levem à restrição temporária e/ou inativação temporária da conta da pessoa entregadora, isso é feito em casos estritamente necessários e de acordo com a legislação vigente.

O status de restrição temporária te impede temporariamente de utilizar o app iFood para Entregadores e só é acionado caso aconteça um problema que possa ser solucionado por você.

As principais causas de restrição temporária são:

– Bateria abaixo de 15%;
– Data ou hora errada;
– Dispositivo não registrado;
– Localização GPS ou internet desativadas;
– Redefinições de senha pendente;
– Utilização do app fora da área atendida pelo iFood ou da região cadastrada para fazer entregas (no caso de pessoas entregadoras vinculadas a um operador logístico);
– Ter apps perigosos ou que bloqueiam a localização instalados no celular;
– Reconhecimento facial pendente;
– Termos e condições de uso não aceitos.

2. Qual a diferença entre cancelamento e ocorrência?

O cancelamento ocorre antes do pedido ser retirado pela pessoa entregadora, ou seja, antes de iniciar a rota. Já a ocorrência do pedido acontece em caso de rotas completas, sempre após a retirada.
– Cancelamentos: antes da retirada do pedido;
– Ocorrência: após a retirada do pedido.

3. Localização GPS desligada

Para você receber novas rotas de uma área de entrega, precisamos saber sua localização.

Veja nas configurações do seu celular se você permitiu que o app acesse sua localização, e lembre-se de deixar o GPS sempre ligado.

4. Nova senha pendente

Para sua segurança, é necessário manter sua senha sempre atualizada.
Crie uma nova senha para poder acessar o app normalmente e receber novas rotas.

Confira as dicas para uma senha segura:

– Use letras maiúsculas e minúsculas;
– Misture letras e números;
– Não utilize seu nome, data de aniversário ou sequências de números, por exemplo “123”.

5. Sem conexão com a internet

Para realizar entregas, a internet do seu celular deve estar sempre ligada. Verifique o sinal de sua internet e ative os dados móveis nas configurações do seu celular.

Dica:
– Desative os dados móveis;
– Aguarde 10 segundos;
– Ative os dados móveis;
– Confira se os problemas de conexão foram resolvidos.

6. Apps suspeitos identificados

Esse problema acontece quando há aplicativos que não são seguros e falsificam as informações que recebemos do seu celular.
Para resolver, recomendamos que você desinstale todos os aplicativos que alteram sua localização ou duplicam outros aplicativos.

Dica: Utilize apenas aplicativos de fontes oficiais.

7. Localização GPS incorreta

Para evitar problemas nas entregas, as informações do GPS do seu celular devem ser as mesmas da sua verdadeira localização.
Veja as configurações do seu celular.
É importante não ter aplicativos que possam modificar as informações da sua localização.

8. Relógio com data ou hora errada

Para receber rotas, a data e hora de seu celular devem estar atualizadas. Recomendamos que você ajuste a hora ou data nas configurações do seu celular. Para facilitar, configure o horário para o modo automático.

9. Fora da área de entrega

Esse problema acontece quando você está em uma área que tem restrição temporária para pedidos. Recomendamos que você tente ir para outro local ou região para voltar a receber novas rotas.

10. Bateria fraca

O nível da bateria do seu celular provavelmente está abaixo de 15%. Recomendamos que você carregue a bateria do seu celular para voltar a
receber novas rotas.

11. Muitas rotas canceladas

Se você aceita rotas e cancela em seguida ou não chega no estabelecimento parceiro no tempo indicado para pegar o pedido, entendemos que você não está disponível para fazer entregas. Por esse motivo, sua conta fica 30 minutos sem receber novas rotas.

Recomendamos que, quando não puder fazer entregas, deixe seu perfil no app como “Indisponível”.

12. Muitas rotas rejeitadas

Se você rejeita novas rotas por muitas vezes, em um curto período de tempo, entendemos que não está disponível para fazer entregas. Por esse motivo, sua conta fica 15 minutos sem receber novas rotas.

Recomendamos que, quando não puder fazer entregas, deixe seu perfil no app como “Indisponível”.

13. Problema no repasse

Um problema no repasse pode acontecer por falhas no sistema ou erros nos seus dados bancários.

Recomendamos que verifique se as informações de sua conta bancária estão corretas e faça alterações se precisar:

– Toque em sua foto de perfil;
– Acesse a sessão Repasses;
– Toque em Alterar dados bancários;
– Depois disso, iremos analisar e validar a mudança de dados.

Se ainda assim continuar com o problema, você pode abrir um chamado em nosso suporte.

Acesse:
– Menu;
– Ajuda;
– Repasse.

14. Pedido de desalocação recebido

Quando você solicita a desalocação de uma rota, nosso sistema chama outra pessoa entregadora mais próxima para fazer a entrega. Nesse caso, entendemos que você não está disponível no momento. Recomendamos que aguarde, seu perfil receberá novas rotas após 30 minutos.

15. Problema no veículo

Quando você relata problemas no veículo, seu perfil não recebe rotas por 8 horas para que possa consertar seu veículo. É importante mantermos todas as manutenções em dia para continuar realizando entregas. Utilize esse motivo de contato somente quando necessário.

Nossos parceiros oferecem descontos exclusivos para manutenções.

– Acesse seu perfil no app iFood para Entregadores;
– Clique em Menu;
– Selecione a opção Delivery de Vantagens.

16. Emergência informada

Se você estiver fazendo entregas e uma emergência acontecer, fale com o nosso suporte. Envie:

– O que aconteceu;
– Local da emergência;
– Data e horário do ocorrido.

Para sua segurança e para que possa resolver a emergência, o pedido em andamento será desalocado e seu perfil não receberá rotas por 12 horas.

Se precisar de cuidados médicos, você pode contar com o Seguro de Acidentes Pessoais, que é gratuito. Para isso, entre em contato pelo telefone 3003-5433.

17. Área de risco informada

Quando você informa que está em uma área de risco, seu perfil fica indisponível por 30 minutos. Para voltar a receber rotas, recomendamos que você vá, assim que possível, para uma região segura.

18. Novo dispositivo não reconhecido

Para acessar sua conta em um novo celular, você precisa autorizar esse dispositivo no app.

– Acesse o app iFood para Entregadores;
– Clique em Menu;
– Toque em Ajustes;
– Selecione a opção Dispositivos autorizados;
– Toque em Autorizar novo dispositivo.

Lembre-se: É possível autorizar até dois dispositivos ao mesmo tempo.

19. Não vou chegar a tempo para retirar o pedido

Quando você informa que não chegará a tempo para retirar o pedido no estabelecimento parceiro, entendemos que você não está disponível para fazer entrega e por isso, te desalocamos da rota por 1 (uma) hora. Após esse período, você voltará a receber rotas normalmente.

20. Erro ao parear a máquina de cartão

Sua máquina de cartão não está conectada ao nosso aplicativo.

Siga as orientações para reconectar:

– Aperte o botão ‘0’ da máquina para ligar o bluetooth;
– Ligue também o bluetooth do seu celular;
– No menu do app, acesse Ajustes;
– Toque em Pareamento da máquina;
– Compare se o número que aparece na tela do app é o mesmo que está na parte de trás da maquininha;
– Toque em Confirmar.

21. Reconhecimento facial

Para sua segurança, é necessária a verificação de sua identidade com o reconhecimento facial. Isso evita que alguém utilize sua conta de forma ilegal. Siga as orientações no app para tirar uma foto e nosso sistema realizará a identificação da sua identidade.

Dicas para enviar fotos com qualidade:

– Segure seu celular na altura do rosto;
– Confira se a luz do ambiente ilumina seu rosto;
– Não use óculos de sol, capacete ou máscara.