Ganhos

Jeito iFood de ganhar

Nós do iFood reconhecemos nosso papel na geração de impacto positivo na sociedade e na vida de milhares de pessoas que encontram nas entregas uma maneira de aumentar suas rendas e garantir um futuro melhor para suas famílias.

Além dos fatores coleta, pedido e distância, para garantir ganhos adequados para quem entrega, complementamos o valor das rotas que não atingem os valores definidos como mínimos:

R$ 6,50

É o valor mínimo pago por rota. Ou seja: se o valor do cálculo feito pelo sistema considerando coleta + entrega + distância ficar abaixo de R$ 6,50, complementamos o valor até atingir o mínimo para essa rota.

R$ 1,50

É o valor mínimo pago por km. Se, na soma dos fatores coleta + entrega + distância, o valor ficar abaixo de R$ 1,50 por km rodado, complementamos até atingir o mínimo de R$ 1,50 por km.

Como aumentar seus ganhos

Agora que você já sabe como são calculadas as rotas, é importante se atentar às dicas de como fazer mais pedidos para aumentar os ganhos.

Se liga nas dicas para o app tocar mais:

Manter sua pontuação alta dá prioridade na hora de receber pedidos. Saiba como manter o Score alto.

Agendar horários com vagas disponíveis aumenta sua prioridade na distribuição de pedidos. Essa função está sendo testada apenas em algumas regiões, confira se sua cidade faz parte do teste..

Ficar próximo a regiões com alta demanda, como shoppings, centros comerciais e restaurantes conta bastante na hora da distribuição.

Entregas com grana extra:

Preste atenção nas comunicações sobre promoções enviadas no app e por SMS. Esses valores são criados em momentos de maior demanda e quando existem poucos entregadores disponíveis em alguma região. Os valores adicionais entram automaticamente nos seus repasses semanais. Existem diferentes tipos de promoções, as principais são:

  • Adicional por rota: ganhe um valor fixo a cada rota feita. Exemplo: R$3 adicionais a cada rota feita durante um período pré-determinado
  • Tempo disponível: ganhe um valor adicional para cumprir alguns desafios em um período pré-determinado. Exemplo: R$30 adicionais ao ficar disponível por 4 horas durante um período com um mínimo de 70% de rotas completas.

Ser gentil com clientes, entregar com cuidado e dentro do prazo aumenta suas chances de receber gorjetas, o que pode fazer a diferença no valor final da entrega.

Em caso de atrasos acima de 15 minutos em restaurantes, pagamos um valor adicional por minuto até que o pedido fique pronto.

Demanda por horário

Nós fazemos um investimento constante em propaganda para aumentar a quantidade de pedidos, beneficiando entregadores e restaurantes da plataforma. No entanto, a quantidade de pedidos é limitada. Caso você esteja seguindo as orientações acima e mesmo assim não esteja recebendo rotas, dê preferência para fazer entregas nos horários com maior demanda.

Demanda ao longo da semana

Dom Café da manhã Tarde Almoço Jantar Ter Qui Sáb Seg Qua Sex Legenda: Alta demanda Média demanda Baixa demanda

A tabela considera a média de pedidos por horário e por dia da semana. No entanto, a demanda pode sofrer oscilações de acordo com as características de cada região, datas comemorativas e outros fatores que podem interferir na quantidade de pedidos.

Ações Rápidas

São os pedidos que você entregou ao cliente após ter coletado na loja ou restaurante.

Confira o exemplo: 

  • Pedidos que você coletou: 100
  • Pedidos que você entregou ao cliente após coletar na loja: 95
  • Indicador de pedidos coletados: 95% 

Não se preocupe: se você não conseguir entregar algum pedido porque não encontrou o cliente ou porque o próprio cliente cancelou, isso não prejudica o seu Score se tiver rota de devolução.

Caso o motivo seja “Cliente não Localizado”, você vai precisar fazer o cancelamento pelo suporte iFood. 

Quando você chegar na loja para devolver o pedido, é muito importante que você solicite o código de devolução e insira no app, pois é só após inserir esse código que o pedido é desconsiderado do cálculo.

.Dicas para mandar bem neste indicador:

  • Evite cancelar o pedido após a retirada na loja
  • Sempre insira o código de confirmação de entrega no app quando entregar um pedido para o cliente
  • Sempre insira o código confirmação de devolução da loja no app quando fizer devolução de pedido
  • Dê a “chegada” no cliente assim que chegar no endereço (Ex. Não espere entrar no condomínio ou prédio)
  • Confira se os dados do pedido, do cliente e da nota fiscal estão batendo. (Ex. n° sacolas de mercado, verificar se tem refrigerante além da sacola, se o pedido é daquele cliente.)
  • Se já tiver coletado o pedido na loja e tiver algum imprevisto no caminho para o cliente, entre em contato com o Suporte iFood

Se você está em um Score alto há algum tempo, mas por conta de uma semana ruim seus indicadores diminuíram, a gente te dá mais 2 semanas para você recuperar o nível dos seus indicadores, sem que o seu Score caia.

Mas depois dessas 2 semanas seu nível volta a ser definido pela média em que você de fato se encaixa, seja Score 1, 2 ou 3.

Seu Score atual é o resultado das suas entregas das últimas 4 semanas (28 dias) anteriores ao último domingo. O nível é definido pela faixa em que seus indicadores se encaixam: quanto mais altas as médias dos seus indicadores, maior o seu Score.

Para subir o seu Score você precisa melhorar cada um dos seus indicadores, buscando alcançar a média do Score acima do seu.

Quanto mais indicadores acima da média você tiver, mais chances você tem de subir de nível.

Para conferir os valores das médias de cada indicador do Score acima do seu, basta acessar no app a sua tela de Evolução.

A Pontualidade é a média em minutos dos seus atrasos ao chegar na loja e ao entregar seus pedidos.

Confira o exemplo:

  • Previsão de chega à loja: 20 h
  • Chegada à loja: 20:05 h
  • Previsão de entrega: 20:40 h
  • Realização da entrega: 20:45 h
  • Atraso total: 10 min

Imagine que você fez 10 entregas, sendo que em 9 delas você não atrasou, mas na última você atrasou 10 minutos, como no exemplo acima. Nesse caso, sua média de atraso é de 1 minuto por pedido.

Observação: O tempo estipulado pelo app é suficiente para garantir a sua segurança no trânsito. Respeite o limite de velocidade das vias!

Não se preocupe: Se houver um atraso por conta da loja ou do cliente, isso não irá impactar o seu Score.

Além disso, pedidos de lojas que ficam dentro de shoppings têm um tempo maior para coleta e retirada, para que você não seja prejudicado.

Dicas para mandar bem neste indicador:

  • Confira o tempo indicado no app para deslocamento até a loja e até o cliente
  • Seja sempre prudente, respeite as leis de trânsito e a velocidade da via
  • Evite desviar da rota para fazer outras atividades
  • Evite parar para abastecer o veículo durante as entregas.

O Score é calculado olhando para as entregas realizadas nos últimos 28 dias anteriores ao último domingo, e leva em consideração os indicadores:Pedidos Entregues, Pedidos Coletados, Pontualidade, Avaliações e Comparecimento ao Agendamento com prioridade (este último vale apenas nas praças que possuem Planejamento).

A seguir explicamos cada um destes indicadores.

São os pedidos que você conseguiu coletar na loja, sem desalocar ou cancelar, considerando apenas os pedidos que você aceitou no app.

Corridas rejeitadas no app não entram na conta.

Confira o exemplo:

  • Pedidos enviados pelo iFood: 150
  • Pedidos que você aceitou: 100
  • Pedidos que você coletou após aceitar a corrida: 95
  • Indicador de pedidos coletados: 95%

Não se preocupe: se na hora que você for coletar o pedido a loja estiver fechada, isso não prejudica o seu Score. É só você fazer o cancelamento do pedido pelo suporte com o motivo “loja fechada”, que, assim que validado, o sistema desconsidera essa corrida do cálculo.

Dicas para mandar bem neste indicador:

  • Rejeite as rotas que não puder ou não quiser realizar
  • Evite fazer desvios e cancelamentos de rota
  • Tente chegar ao estabelecimento para coletar o pedido dentro do tempo previsto pelo app
  • Faça a confirmação da sua chegada no app assim que chegar na loja, para evitar cancelamentos que possam prejudicar seu Score
  • Quando for retirar o pedido, apresente o código de coleta para a loja
  • Só dê “saída” para entregar quando estiver com o pedido em mãos e garanta junto a loja que os itens estão corretos.
  • Se o problema for loja fechada, utilize o suporte para desalocar.
  • Se já tiver aceitado uma rota e tiver algum imprevisto no caminho para a loja, entre em contato com o Suporte iFood

Score é uma pontuação que mostra o seu nível no app iFood para Entregadores. Ele vai de 1 a 3, sendo 1 a pontuação mais baixa e 3 a mais alta.

O Score é calculado toda semana com base nas suas entregas das últimas 4 semanas até o último domingo, e é atualizado no seu app toda quinta-feira.

E para que a gente possa ser justo na hora de calcular o seu Score, a gente só atualiza ele se você tiver ficado online no app pelo menos 28 horas nesse período.

Confira seu Score acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.

Quanto mais alto o seu Score, maior a sua chance de receber mais pedidos.

E se você está em uma cidade que conta com o Planejamento, o Score mais alto também te dá a opção de fazer agendamentos dias antes dos entregadores e entregadoras com Score mais baixo que o seu, aumentando a chance de você conseguir se agendar com prioridade. Se liga só:

  • Sem Score ou Score 1 – pode agendar horários até 3 dias antes do dia em que quer agendar.
  • Score 2 – pode agendar até 4 dias antes
  • Score 3 – pode agendar até 5 dias

Confira aqui as praças que já contam com essa ferramenta.

Para ver o seu Score, é necessário ter acumulado pelo menos 28 horas online nos últimos 28 dias anteriores ao último domingo. Esse é o tempo mínimo pro app calcular seu Score.

Se você não consegue ver seu Score, provavelmente você não conseguiu ficar as 28 horas dentro do período de 4 semanas anteriores ao último domingo.

Mas não se preocupe: você ainda pode consultar seus indicadores e receber pedidos normalmente e, quando alcançar o tempo mínimo para ter o Score calculado, você conseguirá ver o seu Score na quinta-feira da semana seguinte.

Na tela de Evolução você também pode ver quantas horas acumulou até agora.

As Avaliações são resultados da média das avaliações positivas que você recebe tanto das lojas como dos clientes.

Confira o exemplo:

  • Total de pedidos: 100
  • Pedidos avaliados positivamente: 30
  • Pedidos avaliados negativamente: 5
  • Pedidos não avaliados: 65
  • Indicador de Avaliações: 95%

Como os pedidos não avaliados contam como avaliações positivas, neste exemplo você teria 95% de positivas (30+65).

Não se preocupe: Quando um cliente ou loja não te avalia, isso conta como uma avaliação positiva.

Além disso, avaliações negativas por não subir no apartamento e por atrasos causados pela loja não são consideradas do cálculo.

Dicas para mandar bem neste indicador:

  • Cuide bem do pedido, evitando que ele caia ou fique virado na bag
  • Seja cordial e atencioso com o cliente e com as lojas
  • Utilize o chat para falar com o cliente para organizar a entrega, sempre que necessário