Ele vai de 1 a 3, sendo 1 a pontuação mais baixa e 3 a mais alta.
Mas o Score é apenas um dos critérios nessa distribuição. Confira tudo que é levado em consideração para que uma rota chegue até você!
1. Dedicação a uma região específica
Entregadores e entregadoras vinculados a OLs, aqueles que atendem operações com necessidades especiais.
2. Planejamento
Entregadores e entregadoras com horário agendado pelo app. Esse critério é válido apenas para
algumas praças.
Confira aqui.
3. Proximidade
A localização em relação ao pedido.
4. O seu Score
Nível individual que vai do 1 ao 3.
5. Necessidades especiais do pedido
Pedidos que precisam ser feitos por veículos específicos ou com maquininha cadastrada. Então se liga! O Score é apenas um dos critérios dentro da distribuição de pedidos. Mas quanto maior o seu nível, mais chances do seu app tocar. Para praças sem o Score, vale manter o bom uso do app.
Pedidos Entregues
O total de pedidos que você entrega depois de pegar na loja. Ou seja, se você coleta 10 pedidos e entrega 9, seu percentual fica em 90%.
Pedidos Coletados
São os pedidos que você aceita e consegue coletar na loja, sem desalocações ou cancelamentos. Então se você aceitar 10 pedidos, mas só coletar 9, seu percentual fica em 90%.
Avaliações
É a sua porcentagem de pedidos com avaliações positivas e pedidos não avaliados.
Pontualidade
É a média de tempo que você atrasa em cada pedido. Então se você entrega 10 pedidos e atrasa 60 min em apenas um deles, sua média é de 6 min de atraso por pedido.
Comparecimento
É o quanto você está disponível nos horários com prioridade que deixou agendado pelo Planejamento no app. Esse indicador só é levado em consideração se você está em uma cidade que já conta com essa ferramenta. Válido apenas para agendamentos em horários com prioridade!
Antes de aceitar uma rota:
Após aceitar a rota:
Nas lojas:
Com o cliente:
Sempre:
Antes de aceitar uma rota:
Após aceitar a rota:
Nas lojas:
Com o cliente:
Sempre:
Ainda ficou alguma dúvida sobre o que pode influenciar o seu Score? Então, confira nossa FAQ. Saiba mais!
Na sua tela de evolução, dentro de cada indicador. Confira o passo a passo abaixo:
Aqui é seu espaço para esclarecer as principais dúvidas sobre o Score iFood. Clique no assunto que mais se encaixa com sua pergunta.
São os pedidos que você entregou ao cliente após ter coletado na loja ou restaurante.
Confira o exemplo:
Não se preocupe: se você não conseguir entregar algum pedido porque não encontrou o cliente ou porque o próprio cliente cancelou, isso não prejudica o seu Score se tiver rota de devolução.
Caso o motivo seja “Cliente não Localizado”, você vai precisar fazer o cancelamento pelo suporte iFood.
Quando você chegar na loja para devolver o pedido, é muito importante que você solicite o código de devolução e insira no app, pois é só após inserir esse código que o pedido é desconsiderado do cálculo.
.Dicas para mandar bem neste indicador:
Se você está em um Score alto há algum tempo, mas por conta de uma semana ruim seus indicadores diminuíram, a gente te dá mais 2 semanas para você recuperar o nível dos seus indicadores, sem que o seu Score caia.
Mas depois dessas 2 semanas seu nível volta a ser definido pela média em que você de fato se encaixa, seja Score 1, 2 ou 3.
Seu Score atual é o resultado das suas entregas das últimas 4 semanas (28 dias) anteriores ao último domingo. O nível é definido pela faixa em que seus indicadores se encaixam: quanto mais altas as médias dos seus indicadores, maior o seu Score.
Para subir o seu Score você precisa melhorar cada um dos seus indicadores, buscando alcançar a média do Score acima do seu.
Quanto mais indicadores acima da média você tiver, mais chances você tem de subir de nível.
Para conferir os valores das médias de cada indicador do Score acima do seu, basta acessar no app a sua tela de Evolução.
A Pontualidade é a média em minutos dos seus atrasos ao chegar na loja e ao entregar seus pedidos.
Confira o exemplo:
Imagine que você fez 10 entregas, sendo que em 9 delas você não atrasou, mas na última você atrasou 10 minutos, como no exemplo acima. Nesse caso, sua média de atraso é de 1 minuto por pedido.
Observação: O tempo estipulado pelo app é suficiente para garantir a sua segurança no trânsito. Respeite o limite de velocidade das vias!
Não se preocupe: Se houver um atraso por conta da loja ou do cliente, isso não irá impactar o seu Score.
Além disso, pedidos de lojas que ficam dentro de shoppings têm um tempo maior para coleta e retirada, para que você não seja prejudicado.
Dicas para mandar bem neste indicador:
O Score é calculado olhando para as entregas realizadas nos últimos 28 dias anteriores ao último domingo, e leva em consideração os indicadores:Pedidos Entregues, Pedidos Coletados, Pontualidade, Avaliações e Comparecimento ao Agendamento com prioridade (este último vale apenas nas praças que possuem Planejamento).
A seguir explicamos cada um destes indicadores.
São os pedidos que você conseguiu coletar na loja, sem desalocar ou cancelar, considerando apenas os pedidos que você aceitou no app.
Corridas rejeitadas no app não entram na conta.
Confira o exemplo:
Não se preocupe: se na hora que você for coletar o pedido a loja estiver fechada, isso não prejudica o seu Score. É só você fazer o cancelamento do pedido pelo suporte com o motivo “loja fechada”, que, assim que validado, o sistema desconsidera essa corrida do cálculo.
Dicas para mandar bem neste indicador:
Score é uma pontuação que mostra o seu nível no app iFood para Entregadores. Ele vai de 1 a 3, sendo 1 a pontuação mais baixa e 3 a mais alta.
O Score é calculado toda semana com base nas suas entregas das últimas 4 semanas até o último domingo, e é atualizado no seu app toda quinta-feira.
E para que a gente possa ser justo na hora de calcular o seu Score, a gente só atualiza ele se você tiver ficado online no app pelo menos 28 horas nesse período.
Confira seu Score acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.
Quanto mais alto o seu Score, maior a sua chance de receber mais pedidos.
E se você está em uma cidade que conta com o Planejamento, o Score mais alto também te dá a opção de fazer agendamentos dias antes dos entregadores e entregadoras com Score mais baixo que o seu, aumentando a chance de você conseguir se agendar com prioridade. Se liga só:
Confira aqui as praças que já contam com essa ferramenta.
Para ver o seu Score, é necessário ter acumulado pelo menos 28 horas online nos últimos 28 dias anteriores ao último domingo. Esse é o tempo mínimo pro app calcular seu Score.
Se você não consegue ver seu Score, provavelmente você não conseguiu ficar as 28 horas dentro do período de 4 semanas anteriores ao último domingo.
Mas não se preocupe: você ainda pode consultar seus indicadores e receber pedidos normalmente e, quando alcançar o tempo mínimo para ter o Score calculado, você conseguirá ver o seu Score na quinta-feira da semana seguinte.
Na tela de Evolução você também pode ver quantas horas acumulou até agora.
As Avaliações são resultados da média das avaliações positivas que você recebe tanto das lojas como dos clientes.
Confira o exemplo:
Como os pedidos não avaliados contam como avaliações positivas, neste exemplo você teria 95% de positivas (30+65).
Não se preocupe: Quando um cliente ou loja não te avalia, isso conta como uma avaliação positiva.
Além disso, avaliações negativas por não subir no apartamento e por atrasos causados pela loja não são consideradas do cálculo.
Dicas para mandar bem neste indicador:
É a média do tempo que você fica online no app nos horários que você escolheu agendar COM prioridade no Planejamento.
Esse indicador só vale para entregadores e entregadoras autônomos de moto ou bike, que escolhem agendar em horários COM prioridade (ou seja, quando agendou, a barrinha ainda não estava cheia), nas cidades onde o Planejamento está disponível.
Confira o exemplo:
Um entregador ou uma entregadora agendou 3 horários com prioridade e 2 horários cheios:
Nesse caso, como só os agendamentos com prioridade contam, o indicador de comparecimento fica em 90%.
Não se preocupe: Desmarcar um agendamento até 2 minutos antes do horário começar não prejudica o seu Score.
Além disso, a cada 1 hora agendada, se você comparecer 48 minutos a gente já considera 100% de comparecimento.
E se você agendou 7 horas ou mais numa mesma semana, você também ganha 1 hora para imprevistos, ou seja, a gente tira da conta o horário com o seu menor comparecimento.
E se você não quiser agendar ou não conseguir agendamento com prioridade, não tem problema: nesse caso seu Score vai considerar apenas os outros 4 indicadores, sem te prejudicar em nada.
Dicas para mandar bem neste indicador:
Não. Se você ficar 1 semana (de segunda a domingo) ou mais sem fazer entregas, o seu Score ficará “pausado” no mesmo nível em que ele estava na última semana que você fez entregas.
E quando você voltar, vai receber pedidos no app com a mesma prioridade que você tinha no Score da sua última semana antes da sua pausa.
Seu Score voltará a ser calculado normalmente após a sua volta assim que você completar 28 horas online no app no período de 4 semanas até um domingo.
Se você reportar ao suporte iFood que sofreu um acidente, seu Score será automaticamente pausado no nível que você estava quando reportou o acidente. Ele voltará a ser calculado quando você completar 28 horas online no app após o acidente.
Além do Score, receber pedidos depende da demanda da praça e dos critérios de distribuição. Confira abaixo algumas situações que podem estar impactando na quantidade de pedidos que você recebe:
Não. Após passar uma semana sem entregas seu Score fica pausado até você voltar pro app e acumular 28h disponíveis. Ou seja, seu Score sempre vai estar protegido se você parar de usar o app! Você poderá voltar a fazer entregas com o mesmo nível que tinha quando parou.
Aqui vai um resumão de dicas de como agir para que seu Score esteja sempre alto:
Antes de aceitar uma rota:
Após aceitar a rota:
Nas lojas:
Com o cliente:
Sempre:
Confira seu Score acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.
Agora que você tá dominando o Score iFood, confira as últimas atualizações do Score!
Boas entregas!