Como lavar capacete de moto de forma adequada: 4 dicas
Você sabe como lavar capacete de moto? Manter a higienização dos equipamentos usados todo o dia faz a diferença para os cuidados com a saúde e o conforto. Nesse caso, limpar tanto a parte interna quanto a externa vai ajudar a evitar fungos, sujeira na viseira e vários outros problemas.
Saber como lavar capacete de moto por dentro é um dos principais desafios, principalmente por causa da espuma. A boa notícia é que, com os truques certos, você vai perceber que essa tarefa é mais fácil do que parece.
Quer saber como caprichar na limpeza do capacete de moto? Vem com o iFood e confira 4 dicas importantes!
1. Como lavar o capacete por fora?
A parte de fora do capacete é o lugar que mais vai acumular pó, lama e vários outros tipos de sujeira do ambiente externo. O ponto positivo é que é mais fácil de limpar e secar, só que lavar de qualquer jeito pode arranhar toda a superfície.
É por isso que é importante ter cuidados especiais para lavar o capacete por fora. Para começar, remova a viseira para limpar toda a parte externa. Para isso, pegue um pano macio e úmido com água e sabão neutro.
Agora, é só passar levemente o pano por toda a parte de fora do capacete. Nas sujeiras mais resistentes, faça mais movimentos, mas sem muita força. Com o tempo, essa parte amolece e você consegue limpar tudo.
Na viseira, é o mesmo processo. A diferença é que, aqui, você precisa ter ainda mais delicadeza para não riscar o material. Depois de limpar todo o capacete, deixe secar na sombra e, só depois, encaixe as peças novamente.
2. Como limpar o capacete por dentro?
Agora chega a parte mais difícil: limpar a espuma de dentro do capacete. Para começar, verifique se o forro é removível. Se sim, você pode retirá-lo e lavar com água morna e sabão.
Se a parte de dentro não pode ser retirada, você precisa fazer o mesmo processo da parte de fora: limpar com um pano úmido e sabão neutro. Só tenha cuidado para não deixar molhar a parte do capacete que é feita de isopor. Isso pode estragar o material e fazer com que o seu equipamento de segurança dure menos.
3. Como secar o capacete?
É importante deixar o capacete secar na sombra. Não precisa usar nenhuma fonte direta de ar quente ou esfregar algum pano, pois isso pode trazer arranhões para as peças e danificar o material. Por isso, escolha um dia de calor para lavar o equipamento e garantir que ele seque mais rápido.
O único cuidado, além de protegê-lo do sol, é garantir que todas as peças estejam totalmente secas antes de montar o capacete novamente. É assim que você previne fungos e o desgaste dos materiais.
4. Quais produtos usar para limpar o capacete?
A melhor combinação para limpar o capacete é água e sabão de pH neutro. Assim, você pode evitar arranhões, desgastes ou desbotamento da cor do seu equipamento, que poderiam surgir com álcool, água sanitária ou alvejantes.
Se for usar uma esponja para limpar o capacete, evite o lado verde. A parte amarela é mais macia e não risca a superfície do material. Além disso, nada de panos que soltem pelos, pois eles só vão dar mais trabalho para você.
Cuidar do seu capacete é também garantir a sua segurança no dia a dia. Além da limpeza, é importante trocar o equipamento a cada 5 anos, em média, segundo as recomendações do INMETRO.
Viu só como lavar capacete de moto não é difícil? São produtos acessíveis e etapas simples, mas que com alguns truques, tornam a limpeza muito mais fácil. Se ficar com alguma dúvida no processo, lembre-se de que é sempre possível consultar o manual de uso do equipamento.
Quer ver mais dicas? Salve o Portal do Entregador nos seus favoritos e não perca nenhuma novidade!