Como saber o tamanho do capacete: 4 dicas para escolher o ideal


7 de outubro de 2024 4 min de leitura

Você também tem dúvidas de como saber o tamanho do capacete? Saiba que essa é uma questão que muita gente compartilha na hora de ir às compras desse equipamento de segurança.

Usar um capacete reduz até 74% das lesões cerebrais em casos de acidentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Indo além do conforto, encontrar o item do tamanho certo para você é um cuidado importante para garantir a sua proteção ao andar nas ruas. 

Pensando nisso, que tal conferir 4 dicas essenciais para encontrar o capacete ideal para você? Acompanhe este artigo e não tenha mais dúvidas na hora de comprar esse equipamento de proteção!

1. Meça o tamanho do seu capacete

Antes de encontrar o tamanho correto do capacete, é importante conhecer as medidas de circunferência da cabeça. Para não errar na hora de medir, pegue uma fita métrica e siga o passo a passo:

  • Posicione a ponta da fita métrica um pouco acima da sua sobrancelha, bem no meio da testa;
  • Passe a fita métrica ao redor da cabeça, por cima das orelhas;
  • Garanta que a fita métrica passe por trás da parte mais saliente da cabeça;
  • Una as pontas da fita métrica no centro da testa;
  • Anote a medida.

2. Conheça os tamanhos de capacete

São várias opções de capacetes para você escolher e encontrar a versão que melhor se encaixa na sua cabeça.

Para quem é adulto, a numeração começa a partir do número 56, e a opção ideal varia de acordo com a medida da circunferência da sua cabeça.

Entendeu a importância de medir? Assim, é possível escolher entre os seguintes tamanhos:

  • 56 — para cabeças de 55 a 56 cm;
  • 58 — se as suas medidas são de 57 a 58 cm;
  • 60 — para quem tem as circunferências de 59 a 60 cm;
  • 62 — para pessoas com cabeça de 61 a 62 cm;
  • 64 — caso as suas medidas sejam de 63 a 64 cm. 

3. Experimente o capacete

Com essas anotações, é hora de ir em busca do capacete ideal. Para não ter dúvidas durante as compras, experimente se fazer as seguintes perguntas:

  • O capacete fica confortável e firme na cabeça?
  • O capacete não aperta as orelhas ou a testa?
  • O equipamento está bem posicionado na sua bochecha, sem escorregar quando você se movimenta?

Se você respondeu “sim” para todas essas questões, significa que achou o capacete do tamanho certo para a sua cabeça. Agora, é só usá-lo sempre que for andar de moto e garantir que esteja fechado.

Outro ponto importante é que o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) pede para que os capacetes tenham viseiras que não atrapalhem o campo de visão.

Por isso, na hora de experimentar, olhe para frente e observe se você consegue enxergar os objetos que estão na direção das suas têmporas, sem movimentar os olhos. Se sim, significa que o equipamento não está atrapalhando a sua visão periférica e que está tudo certo para dirigir com segurança.

4. Saiba quais são os materiais mais adequados para o capacete

Você pode encontrar capacetes de plástico, como o ABS (acrilonitrila butadieno estireno) ou de fibras, como vidro, carbono e orgânicas. Ambos os materiais são leves e oferecem conforto para dirigir.

O importante é observar a durabilidade, o encaixe e os custos para adquirir o melhor equipamento de segurança para dirigir a sua moto com tranquilidade. Ir em busca desses cuidados, como saber o tamanho do capacete e a escolha do material, é uma forma de priorizar a sua proteção e o seu conforto para trabalhar. Portanto, não deixe de lado!

Gostou das dicas? Fique de olho aqui no Portal do Entregador iFood e confira muito mais conteúdos interessantes!


Veja mais notícias