Equipamentos de segurança: 5 principais EPIs para motoboy


2 de julho de 2024 7 min de leitura

Quando se fala em equipamento de proteção individual (EPI) para quem entrega de moto, o primeiro item que vem em mente é o capacete. Isso não é por acaso, além da segurança ele é um EPI de uso obrigatório e, quem não respeitar, pode perder até sete pontos na carteira.

Mas a nossa ideia não é falar sobre multas. Hoje, trouxemos um conteúdo super especial sobre segurança para motoboys e motogirls. Queremos que você conheça mais sobre EPIs, por isso, compartilhamos dicas sobre como usar e como escolher. Confira! 

O que são equipamentos de proteção individual (EPIs)?

Os EPIs são itens de proteção usados para a segurança de profissionais durante o trabalho. Embora sejam muito comuns em fábricas, eles também estão presentes em outras atividades, como o delivery.

Quem faz entregas usa EPIs durante todo o dia. Além do capacete, diversos outros acessórios de proteção ajudam a reduzir o impacto em caso de quedas ou batidas. 

Se você trabalha em cima da moto durante todo o dia, é importante entender que o uso dos EPIs é fundamental para a sua segurança. Mas, afinal, além do capacete, quais outros equipamentos devem ser usados? 

Quais os principais EPIs para quem entrega de moto?

Se você faz entregas de moto, provavelmente já está usando acessórios de proteção. Confira, a seguir, uma lista com 5 itens principais que devem ser levados em consideração na hora de montar o kit de segurança.

1. Capacete

Como dissemos, o capacete já é conhecido e considerado de uso obrigatório, não só em razão da sua importância mas também em função da lei.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece a imposição de multas aos condutores de motos que não estiverem fazendo uso do capacete. A multa é gravíssima, infração que soma sete pontos na carteira e obriga ao pagamento de uma multa de R$ 297,47. 

Para evitar multas, não basta ter um capacete. O acessório deve estar de acordo com as exigências do CONTRAN, que incluem:

  • Selo de aprovação do INMETRO;
  • Cinta jugular e engate, que ficam posicionados abaixo do maxilar inferior;
  • Adesivos refletivos nas laterais e na parte traseira; e,
  • Viseira em bom estado de conservação. 

É recomendado que o motoboy ou motogirl dê preferência para uso do capacete integral (fechado), pois ele traz mais segurança que os outros modelos — modular, escamoteável e aberto. 

A legislação de trânsito autoriza todos esses tipos, porém, o capacete fechado oferece maior proteção em caso de queda. E não se esqueça, todos precisam ter o selo do INMETRO.

Capacetes com numeração 64

Por falar em selo do INMETRO, você deve saber que os capacetes com numeração 64 ou superior não precisam ter o selo.

Isso acontece porque é difícil encontrar este tipo de capacete fabricado no Brasil, o que faz com que o acessório precise ser comprado fora do país. Portanto, o motoboy que estiver usando um capacete com numeração acima de 64 sem selo do INMETRO, não precisa se preocupar com o risco de multa.

Orientações sobre o uso da viseira

Muitos motoboys têm dúvidas a respeito do uso da viseira. As orientações são para que você conduza a moto sempre com a viseira abaixada. Quando a viseira estiver levantada é necessário estar usando um óculos de proteção.

Sobre a viseira tipo fumê, o seu uso é liberado durante o dia, porém, à noite, é obrigatório usar viseira no padrão cristal 

O capacete, além de proteger a cabeça em caso de colisão, protege o rosto contra o vento, garantindo boa visibilidade durante a rota

2. Luvas

As luvas ajudam a trazer conforto e segurança durante a condução da moto. Elas protegem as mãos em diferentes condições climáticas, proporcionando firmeza ao segurar o guidão da moto. Também ajudam a evitar danos em caso de queda.

Na hora de escolher, dê preferência a luvas próprias para moto e em um tamanho que se ajuste perfeitamente ao tamanho das suas mãos, assim você consegue manter a sensibilidade ao tato. 

3. Jaqueta

Você encontra diversas opções de jaquetas próprias para uso em motos, elas ajudam na proteção térmica e física, minimizando os riscos de arranhões em caso de queda. Na hora de escolher, dê preferência para modelos com vedação contra água e vento

Vale lembrar que quem entrega de moto deve usá-la sempre, independente do clima, pois a jaqueta é um acessório de proteção que pode fazer diferença em caso de acidente.

Se quiser conferir as opções de jaquetas do iFood, acesse o app iFood para Entregadores e, na aba Vantagens, toque em Loja do Entregador. Lá você encontra materiais de qualidade por um preço acessível 🙂

4. Colete reflexivo

Você sabia que o uso de colete reflexivo também é obrigatório? A Portaria 251/2007 do Contran exige a utilização da vestimenta que ajuda na visualização do motociclista, graças às faixas fluorescentes que refletem a luz.

O colete é um EPI porque aumenta a visibilidade dos usuários da via e diminui os riscos de ocorrência de acidente. Durante a noite, a falta de percepção visual de outros motoristas aumenta o risco para os motoboys, o uso do colete minimiza consideravelmente esse risco. 

5. Botas

Embora não sejam consideradas itens obrigatórios, as botas também são equipamentos de proteção individual que desempenham um papel de segurança relevante, já que minimizam o risco de danos causados com queimaduras, perfurações, cortes e esmagamentos. 

Na hora de escolher a bota, você deve dar preferência para materiais resistentes à água e com ação de isolamento elétricos. O calçado deve ser firme, confortável e com boa aderência. 

Como escolher e manter os EPIs adequados?

Você gostou de saber mais sobre os principais acessórios de segurança indicados para motoboy? Na hora de escolher, considere as dicas que apresentamos no tópico anterior, sempre prezando pela adequação técnica, material e qualidade.

No dia a dia, mantenha uma rotina de higienização dos seus equipamentos de proteção individual. Confira algumas dicas:

  • Capacete — remova o forro e lave com água e sabão neutro, deixe secar à sombra. 
  • Luvas e jaquetas — lave seguindo as instruções do fabricante, a frequência de limpeza deve ser feita conforme necessidade.
  • Colete reflexivo — não precisa ser lavado com tanta frequência, avalie a necessidade e siga as instruções do fabricante para evitar danos nos materiais.
  • Botas — diariamente, faça uma limpeza externa e deixe secar em local ventilado, preferencialmente, à sombra. 

Se você está procurando algum EPI, vale a pena conferir as opções disponíveis na Loja do Entregador. Entregadores do iFood têm desconto em lojas conveniadas, acessando ofertas exclusivas para compra de diversos produtos, inclusive equipamentos de segurança!

Gostou de saber mais sobre EPIs para motoboy? Aproveite e leia outros conteúdos e dicas no blog! 


Veja mais notícias