banner bora descer

Afinal, o entregador tem ou não que subir até o apartamento?


1 de dezembro de 2025 3 min de leitura

A recomendação do iFood é que o entregador faça a entrega no primeiro ponto de contato, entenda.

Entregadores costumam ter uma dúvida: quando vou entregar o pedido do iFood, tenho ou não tenho que subir até o apartamento para finalizar a entrega?

“A obrigação do entregador é entregar no primeiro ponto de contato que existe na residência da pessoa. Se for no condomínio, esse ponto é a portaria. Essa é a recomendação dada para os entregadores e a comunicação passada para os consumidores”, explica Diego Barreto, CEO do iFood.

Descer para receber o pedido em vez de pedir para o entregador ou entregadora subir até o apartamento traz mais segurança para todos. Isso não só agiliza a entrega em si como demonstra respeito ao trabalho do entregador ou da entregadora, que só pode fazer a entrega seguinte depois de finalizar aquela.

Para promover essa ideia e o respeito aos entregadores, o iFood criou a campanha #BoraDescer, uma maneira de incentivar os clientes que moram em prédios a receber o pedido na portaria, além de promover o conhecimento do entregador que ainda não conhece a recomendação do iFood. Em 2025, a campanha foi reconhecida no Relatório Farol de Diversidade, Equidade e Inclusão do Fórum Econômico Mundial por seu impacto positivo na promoção da equidade racial e étnica.

Esse impacto pôde ser medido no Rio de Janeiro, que tem o maior histórico desse tipo de conflito. A cidade teve redução de 40% nos conflitos em seis meses de campanha. Além disso, o número de incidentes reportados caiu 70%. E a conscientização aumentou. Depois da campanha, menos pessoas esperam receber seus pedidos no apartamento: o percentual de pessoas que pensam assim diminui de 55% (setembro/23) para 32% (outubro/24).


O que fazer caso o cliente te ameace por não querer subir ao apartamento?

Se precisar relatar uma situação de ameaça, agressão física/verbal ou qualquer situação que envolva sua segurança, você pode acionar a Central de Segurança:

Durante a rota:

1. Acesse o menu de Ajuda no aplicativo;

2. Escolha a opção ‘Central de Segurança’;
3. Forneça detalhes sobre o incidente para que possamos agir rapidamente.

Fora de rota:

1. Abra o aplicativo;
2. Toque no botão de emergência (!);
3. Forneça detalhes sobre o incidente para que possamos agir rapidamente.

Em ambos os casos, você será direcionado a uma equipe especializada que registrará o ocorrido e tomará as medidas necessárias.

Consulte nossa Política de Combate a Discriminação e Violência para conhecer comportamentos inaceitáveis realizados pelos clientes e/ou parceiros e suas penalidades.

Além da campanha #BoraDescer, o iFood tem diversas ações de conscientização e investigações para evitar problemas futuros.

Johnny Borges

Johnny Borges é diretor de Impacto Social no iFood e fundador da Rua Consultoria. Advogado com MBA Executivo pela FGV, atuou por mais de 20 anos em impacto social, políticas públicas e fortalecimento comunitário. Tem passagens por ONGs, governo e empresas como Grow Mobility e Instituto Criar, com foco em juventude, educação e desenvolvimento local.


Veja mais notícias