O que é o Novembro Azul e por que cuidar da saúde é fundamental.

Hoje o assunto é saúde, pois com a chegada do penúltimo mês do ano começa também o movimento Novembro Azul. A campanha tem como objetivo conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

E como “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”, bora lá entender mais sobre o assunto e descobrir como pequenas atitudes do dia a dia podem ajudar você a se prevenir dessa doença.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que sem os devidos cuidados, pode ser fatal.

Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, sendo esse também o segundo tipo de câncer mais frequente neste público.

Por isso, o Novembro Azul marca o penúltimo mês do ano como a época de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença.

Exames de prevenção contra o câncer de próstata

VOCÊ SABIA? Quando o tumor é descoberto ainda em estágio inicial, as chances de cura vão de 90 a 95%, o que faz toda a diferença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a recomendação é que a partir dos 50 anos de idade, ou 45 quando no grupo de risco, os homens realizem todo ano os exames preventivos: exame clínico e exame físico.

No grupo de risco estão os homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata,ou seja, pai, avô e  tios que contraíram a doença.

Como funciona o exame clínico?

No exame clínico é feita uma coleta de sangue para tentar medir os níveis de uma substância chamada PSA, que indica a presença de um possível tumor na próstata. Ou seja, quanto maiores os níveis de PSA no sangue, maiores as chances da presença da doença.

Como o teste de sangue não é à prova de falhas, pois homens com níveis baixos de PSA também podem ter o câncer, é necessário que ele seja combinado com o exame físico.

Como funciona o exame físico?

No exame físico o médico analisa por meio do toque se existem feridas ou qualquer sinal de que algo está errado. Por isso, é fundamental que homens na idade recomendada realizem sempre os dois exames mais importantes.

Que outros cuidados com a saúde podem prevenir a doença?

Se você está pensando “beleza, ainda não tenho 50 anos, então não vou esquentar a cabeça com isso”, saiba que algumas medidas já podem ser tomadas para evitar que o câncer de próstata vire um problema no futuro.

Segundo recomendações do Hospital do Câncer de Barretos, as principais formas de se prevenir são:

  • Manter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
  • Aumentar o consumo de tomate;
  • Praticar pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
  • Controlar o peso corporal de forma que ele esteja o mais adequado possível à altura;
  • Evitar o cigarro e o consumo de álcool.

E aí, ficou claro por que é importante cuidar da saúde? E não precisa esperar o Novembro Azul para isso, viu?! Aproveita pra compartilhar as dicas com todos os seus parceiros, com a família, com os vizinhos e nos grupos do WhatsApp. É melhor prevenir do que remediar, né?! TMJ!