Todas as respostas sobre o Score iFood
Você já conhece o Score iFood? O Score é um número que mostra seu nível no app e que vai do 1 ao 3. Ele é um dos critérios considerados na distribuição de pedidos, então quanto mais alto o nível, mais chances você tem de receber rotas.
Mas essa é uma atualização recente que só está disponível em algumas cidades, sendo Fortaleza uma delas. Então para ficar por dentro do assunto e entender como o Score funciona, confira as respostas abaixo.
1. O que é o Score e por que ele existe?
Score é um número pra que você possa saber em que nível você está no app.
A classificação vai do nível 1 ao 3 e é calculada com base nos indicadores das suas entregas do ciclo (últimos 28 dias). Quanto maior o nível, maior a prioridade na distribuição de pedidos.
Confira seu Score acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.
2.Qual a vantagem de cada nível do Score?
Quanto mais alto o seu Score, maior a prioridade na distribuição de pedidos. Mas lembre-se: o Score é apenas um dos critérios na distribuição de pedidos. (pra saber mais consulte a pergunta 31 “Como o iFood distribui pedidos?”)
E se você está em uma cidade que conta com o Planejamento, o Score mais alto também garante mais dias para agendamento:
- Score 1 – 4 dias
- Score 2 – 5 dias
- Score 3 – 6 dias
Confira aqui as praças que já contam com essa ferramenta.
3. Score e Taxa de finalização são a mesma coisa?
Não. A Taxa de Finalização era um indicador que mostrava apenas a quantidade de entregas concluídas.
Já o Score é o nível que você tem somando todos os indicadores. Assim, com a nova tela de Evolução você consegue ver tanto o seu nível quanto a seu indicador de Finalização, que faz parte do Score.
4. Onde vejo o Score?
Confira seu Score acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.
5. Por que não consigo ver meu Score?
Pra ver o seu Score, é necessário ter acumulado pelo menos 28h disponível no ciclo (últimos 28 dias). Esse é o tempo mínimo pro app calcular seu Score. Se você não acumulou as 28h, fique tranquilo: você ainda pode consultar seus indicadores e receber pedidos. Na Evolução você também pode ver quantas horas acumulou até agora.
6. O que significa o horário disponível no ciclo?
O horário disponível no ciclo é o total de horas que você ficou disponível no app ao longo dos últimos 28 dias (4 semanas). Pra ver o Score, é preciso acumular pelo menos 28h em 28 dias. Você pode distribuir sua disponibilidade da forma que achar melhor dentro desse período.
7. Comecei agora a realizar entregas pelo iFood. Depois de quanto tempo verei o meu Score?
Pra ver o seu Score, você precisa ter acumulado 28h disponível no app. Quando chegar em 28h, conseguirá ver o seu Score na quinta-feira da semana seguinte.
8. Como o Score é calculado?
O Score é calculado com base nas suas entregas do ciclo (últimos 28 dias), e leva em consideração 4 indicadores: Finalização, Pontualidade, Avaliações e Comparecimento. Pra saber mais sobre cada indicador, confira as perguntas específicas abaixo!
9. A frequência que eu faço entregas pelo app impacta meu Score?
Não. A frequência que você acessa o app, o seu tempo disponível e o total de entregas não impactam o nível do seu Score. O que impacta são os indicadores disponíveis na sua Evolução.
11. Meus dados estão “zerados”. Por quê?
Se você foi liberado no app recentemente e ainda está fazendo as primeiras entregas, o app precisa de um tempo pra acumular informações e gerar seus indicadores. Basta seguir fazendo entregas que, em breve, seus dados estarão disponíveis na Evolução.
Se seus dados estão zerados, mas você já fez as primeiras entregas e acumulou 28h disponível no app, você pode abrir a seção de “Ajuda” no menu lateral do seu app iFood para entregadores.
13. Como subir meu Score?
Pra subir o seu Score você precisa melhorar cada um dos seus indicadores, buscando alcançar a média do Score acima do seu. Para conferir esses valores, basta acessar a sua Evolução.
Quanto mais indicadores acima da média você tiver, mais chances você tem de subir de nível.
14. Por que estou nesse Score?
Seu Score atual é o resultado das suas entregas do ciclo (últimos 28 dias). O nível é definido pela faixa em que seus indicadores se encaixam: quanto mais altas as médias dos seus indicadores, maior o seu Score. Consulte na sua Evolução a média do Score acima do seu.
15. Meus indicadores diminuíram, mas continuo com o Score alto. Por quê?
Pra diminuir o impacto de uma semana ruim, seu Score pode ficar parado em um Score mais alto.
Isso acontece pra você ter tempo de melhorar seus indicadores e não cair de nível muito rápido.
Mas depois de um tempo, seu nível volta a ser definido pela média em que você de fato se encaixa, seja Score 1, 2 ou 3.
16. Qual é o dia que o Score é atualizado?
O Score é atualizado semanalmente, toda quinta-feira.
17. Qual é o período analisado pra calcular o meu Score?
O Score é calculado com base na média das 4 semanas mais recentes (ciclo de 28 dias). Assim, se você tiver uma semana não muito boa, o impacto desse resultado no Score vai ser menor, porque a classificação leva em conta o seu histórico de 4 semanas, e não apenas a sua última semana.
18. Quantos dias eu tenho pra acumular as 28h e ver o meu Score?
28 dias. Esse é o “ciclo” que o app analisa pra gerar o seu Score. Portanto, você tem 4 semanas pra acumular as 28h e ter seu Score calculado, distribuindo sua disponibilidade da forma que achar melhor. Você pode, por exemplo, fazer 1h por dia durante os 28 dias ou escolher fazer tudo em apenas 1 semana.
19. Se eu deixar de fazer entregas por um tempo, isso vai prejudicar meu Score?
Não. Se você passar 1 semana sem fazer entregas, o seu Score será pausado.
Quando você voltar a fazer entregas, vai receber pedidos no app normalmente de acordo com seu último Score.
Finalização é o indicador que calcula quantas rotas você finalizou em relação às oferecidas pelo iFood.
Confira o exemplo:
- Rotas oferecidas: 100
- Rotas aceitas: 90
- Rotas finalizadas: 80
- Finalização: 80%
Confira sua Finalização acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.
Avaliações é o indicador que calcula como sua entrega foi avaliada por lojas e clientes no ciclo.
Confira o exemplo:
- Total de pedidos: 100
- Pedidos avaliados positivamente: 30
- Pedidos avaliados negativamente: 5
- Pedidos não avaliados: 65
- Indicador de Avalições: 95%
Como os pedidos não avaliados contam como avaliações positivas, neste exemplo você teria 95% de positivas (35+65) e 5% de avaliações negativas (5).
OBS: Os dados não refletem suas avaliações em tempo real. Os indicadores são sempre atualizados às quintas-feiras.
Confira suas Avaliações acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.
22. A entrega não avaliada conta como positivo ou como negativo?
A entrega não avaliada conta como avaliação positiva.
23. O que é e como é calculada?
Pontualidade é o indicador que calcula a média de minutos de atraso em suas entregas. Este indicador não considera atrasos de lojas e clientes.
Confira o exemplo:
- Previsão de chega à loja: 20 h
- Chegada à loja: 20:10 h
- Previsão de entrega: 20:40 h
- Realização da entrega: 20:40 h
- Atraso total: 10 min
Respeite o limite de velocidade das vias! O tempo estipulado pelo app é suficiente pra garantir a sua segurança no trânsito.
Confira sua Pontualidade acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.
24. O atraso causado pela loja ou pelo cliente prejudica o meu Score?
Não, atrasos causados pela loja ou pelo cliente não impactam o seu Score. O indicador leva em consideração apenas a sua chegada em cada local.
Confira sua Pontualidade acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.
25. O que é e como é calculado?
26. Se eu não comparecer nos horários agendados no Planejamento, isso vai prejudicar o meu Score?
Se você não comparecer em algum horário agendado, este indicador vai diminuir e seu Score pode cair.
A dica é: Não pode comparecer no horário agendado? Desmarque com antecedência. Assim seu Score não será prejudicado.
27. Se eu desmarcar um horário agendado, isso vai prejudicar o meu Score?
Não, desmarcar horários não prejudica o seu Score e é importante pra não afetar o Comparecimento. Mas lembre-se: só é possível fazer a desmarcação antes do horário iniciar, então indicamos rever seus agendamentos com antecedência.
28. Se eu tirar uma pausa durante um horário agendado, isso vai prejudicar o meu Score?
Se você precisar tirar uma pausa (fica indisponível) durante o horário agendado, isso não vai prejudicar seu Score. Você tem até 12min em cada hora pra descanso e outras necessidades.
29. O que eu preciso fazer pra meu app tocar?
Pra seu app tocar mais, é só ficar de olho nos critérios de distribuição de pedidos e nas dicas pra subir o seu Score. Confira abaixo.
- • Fique próximo a locais de alta demanda;
- • Agende horários pelo Planejamento, se esta ferramenta estiver disponível na sua cidade (confira aqui as cidades que já contam com essa função);
- • Fique atento aos indicadores do seu Score pra conquistar níveis mais altos.
30. Sou Score 3, mas não estou recebendo muitos pedidos. Por quê?
Mesmo com o Score alto, receber pedidos depende da demanda da praça e dos critérios de distribuição. Confira abaixo algumas situações que podem estar impactando na quantidade de pedidos que você recebe:
- • Área com pouca demanda;
- • Área com operações especiais que necessitam de operadores logísticos dedicados;
- • Área de pedidos com necessidades especiais, como supermercados e farmácias.