Todas as respostas sobre o Score iFood

Você já conhece o Score iFood? O Score é um número que mostra seu nível no app e que vai do 1 ao 3. Ele é um dos critérios considerados na distribuição de pedidos, então quanto mais alto o nível, mais chances você tem de receber rotas.

 

Mas essa é uma atualização recente que só está disponível em algumas cidades, sendo Fortaleza uma delas. Então para ficar por dentro do assunto e entender como o Score funciona, confira as respostas abaixo.

 

1. O que é o Score e por que ele existe?

Score é um número pra que você possa saber em que nível você está no app.

A classificação vai do nível 1 ao 3 e é calculada com base nos indicadores das suas entregas do ciclo (últimos 28 dias). Quanto maior o nível, maior a prioridade na distribuição de pedidos.

Confira seu Score acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.

 

2.Qual a vantagem de cada nível do Score?

Quanto mais alto o seu Score, maior a prioridade na distribuição de pedidos. Mas lembre-se: o Score é apenas um dos critérios na distribuição de pedidos. (pra saber mais consulte a pergunta 31 “Como o iFood distribui pedidos?”)

E se você está em uma cidade que conta com o Planejamento, o Score mais alto também garante mais dias para agendamento:

  • Score 1 – 4 dias
  • Score 2 – 5 dias
  • Score 3 – 6 dias

Confira aqui as praças que já contam com essa ferramenta.

 

3. Score e Taxa de finalização são a mesma coisa?

Não. A Taxa de Finalização era um indicador que mostrava apenas a quantidade de entregas concluídas.

Já o Score é o nível que você tem somando todos os indicadores. Assim, com a nova tela de Evolução você consegue ver tanto o seu nível quanto a seu indicador de Finalização, que faz parte do Score.

 

4. Onde vejo o Score?

Confira seu Score acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.   

 

 5. Por que não consigo ver meu Score?

Pra ver o seu Score, é necessário ter acumulado pelo menos 28h disponível no ciclo (últimos 28 dias). Esse é o tempo mínimo pro app calcular seu Score. Se você não acumulou as 28h, fique tranquilo: você ainda pode consultar seus indicadores e receber pedidos. Na Evolução você também pode ver quantas horas acumulou até agora.

 

 6. O que significa o horário disponível no ciclo?

O horário disponível no ciclo é o total de horas que você ficou disponível no app ao longo dos últimos 28 dias (4 semanas). Pra ver o Score, é preciso acumular pelo menos 28h em 28 dias. Você pode distribuir sua disponibilidade da forma que achar melhor dentro desse período.

 

7. Comecei agora a realizar entregas pelo iFood. Depois de quanto tempo verei o meu Score?

Pra ver o seu Score, você precisa ter acumulado 28h disponível no app. Quando chegar em 28h, conseguirá ver o seu Score na quinta-feira da semana seguinte. 

8. Como o Score é calculado?

O Score é calculado com base nas suas entregas do ciclo (últimos 28 dias), e leva em consideração 4 indicadores: Finalização, Pontualidade, Avaliações e Comparecimento. Pra saber mais sobre cada indicador, confira as perguntas específicas abaixo!

 

9. A frequência que eu faço entregas pelo app impacta meu Score?

Não. A frequência que você acessa o app, o seu tempo disponível e o total de entregas não impactam o nível do seu Score. O que impacta são os indicadores disponíveis na sua Evolução.

 

11. Meus dados estão “zerados”. Por quê?

Se você foi liberado no app recentemente e ainda está fazendo as primeiras entregas, o app precisa de um tempo pra acumular informações e gerar seus indicadores. Basta seguir fazendo entregas que, em breve, seus dados estarão disponíveis na Evolução.

Se seus dados estão zerados, mas você já fez as primeiras entregas e acumulou 28h disponível no app, você pode abrir a seção de “Ajuda” no menu lateral do seu app iFood para entregadores.

13. Como subir meu Score?

Pra subir o seu Score você precisa melhorar cada um dos seus indicadores, buscando alcançar a média do Score acima do seu. Para conferir esses valores, basta acessar a sua Evolução.

Quanto mais indicadores acima da média você tiver, mais chances você tem de subir de nível.

 

14. Por que estou nesse Score?

Seu Score atual é o resultado das suas entregas do ciclo (últimos 28 dias). O nível é definido pela faixa em que seus indicadores se encaixam: quanto mais altas as médias dos seus indicadores, maior o seu Score. Consulte na sua Evolução a média do Score acima do seu.

 

15. Meus indicadores diminuíram, mas continuo com o Score alto. Por quê?

Pra diminuir o impacto de uma semana ruim, seu Score pode ficar parado em um Score mais alto.

Isso acontece pra você ter tempo de melhorar seus indicadores e não cair de nível muito rápido.

Mas depois de um tempo, seu nível volta a ser definido pela média em que você de fato se encaixa, seja Score 1, 2 ou 3.

16. Qual é o dia que o Score é atualizado?

O Score é atualizado semanalmente, toda quinta-feira.

 

17. Qual é o período analisado pra calcular o meu Score?

O Score é calculado com base na média das 4 semanas mais recentes (ciclo de 28 dias). Assim, se você tiver uma semana não muito boa, o impacto desse resultado no Score vai ser menor, porque a classificação leva em conta o seu histórico de 4 semanas, e não apenas a sua última semana.

 

18. Quantos dias eu tenho pra acumular as 28h e ver o meu Score?

28 dias. Esse é o “ciclo” que o app analisa pra gerar o seu Score. Portanto, você tem 4 semanas pra acumular as 28h e ter seu Score calculado, distribuindo sua disponibilidade da forma que achar melhor. Você pode, por exemplo, fazer 1h por dia durante os 28 dias ou escolher fazer tudo em apenas 1 semana.

 

19. Se eu deixar de fazer entregas por um tempo, isso vai prejudicar meu Score?

Não. Se você passar 1 semana sem fazer entregas, o seu Score será pausado.

Quando você voltar a fazer entregas, vai receber pedidos no app normalmente de acordo com seu último Score.

20. Finalização: o que é e como é calculada?
Finalização é o indicador que calcula quantas rotas você finalizou em relação às oferecidas pelo iFood.

Confira o exemplo:

  • Rotas oferecidas: 100
  • Rotas aceitas: 90
  • Rotas finalizadas: 80
  • Finalização: 80%

Confira sua Finalização acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.

21. O que é e como são calculadas?

Avaliações é o indicador que calcula como sua entrega foi avaliada por lojas e clientes no ciclo.
Confira o exemplo:
  • Total de pedidos: 100
  • Pedidos avaliados positivamente: 30
  • Pedidos avaliados negativamente: 5
  • Pedidos não avaliados: 65
  • Indicador de Avalições: 95%

Como os pedidos não avaliados contam como avaliações positivas, neste exemplo você teria 95% de positivas (35+65) e 5% de avaliações negativas (5).

OBS: Os dados não refletem suas avaliações em tempo real. Os indicadores são sempre atualizados às quintas-feiras.

Confira suas Avaliações acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.

 

 

22. A entrega não avaliada conta como positivo ou como negativo?

A entrega não avaliada conta como avaliação positiva.

23. O que é e como é calculada?

Pontualidade é o indicador que calcula a média de minutos de atraso em suas entregas. Este indicador não considera atrasos de lojas e clientes.

Confira o exemplo:

  • Previsão de chega à loja: 20 h
  • Chegada à loja: 20:10 h
  • Previsão de entrega: 20:40 h
  • Realização da entrega: 20:40 h
  • Atraso total: 10 min

Respeite o limite de velocidade das vias! O tempo estipulado pelo app é suficiente pra garantir a sua segurança no trânsito.

Confira sua Pontualidade acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.

 

24. O atraso causado pela loja ou pelo cliente prejudica o meu Score?

Não, atrasos causados pela loja ou pelo cliente não impactam o seu Score. O indicador leva em consideração apenas a sua chegada em cada local. 

Confira sua Pontualidade acessando o app. Toque em “perfil” e depois em “Evolução”.  

25. O que é e como é calculado?

O Comparecimento só é válido pra entregadores Nuvem das cidades que possuem o Planejamento. Se você é Nuvem, seu Comparecimento é o quanto você fica disponível durante os horários que deixou agendado no Planejamento. Pra que seu indicador não seja impactado, você pode se ausentar até 12 min pra cada hora agendada. Se você é vinculado a um operador logístico ou está em uma cidade que não tem o Planejamento, este indicador não se aplica a você. Seu Score continua sendo calculado apenas com base nos demais indicadores.

 

26. Se eu não comparecer nos horários agendados no Planejamento, isso vai prejudicar o meu Score?

Se você não comparecer em algum horário agendado, este indicador vai diminuir e seu Score pode cair.

A dica é: Não pode comparecer no horário agendado? Desmarque com antecedência. Assim seu Score não será prejudicado.

 

27. Se eu desmarcar um horário agendado, isso vai prejudicar o meu Score?

Não, desmarcar horários não prejudica o seu Score e é importante pra não afetar o Comparecimento. Mas lembre-se: só é possível fazer a desmarcação antes do horário iniciar, então indicamos rever seus agendamentos com antecedência.

 

28. Se eu tirar uma pausa durante um horário agendado, isso vai prejudicar o meu Score?
Se você precisar tirar uma pausa (fica indisponível) durante o horário agendado, isso não vai prejudicar seu Score. Você tem até 12min em cada hora pra descanso e outras necessidades.

29. O que eu preciso fazer pra meu app tocar?

Pra seu app tocar mais, é só ficar de olho nos critérios de distribuição de pedidos e nas dicas pra subir o seu Score. Confira abaixo.

  •   Fique próximo a locais de alta demanda;
  •   Agende horários pelo Planejamento, se esta ferramenta estiver disponível na sua cidade (confira aqui as cidades que já contam com essa função);
  •   Fique atento aos indicadores do seu Score pra conquistar níveis mais altos.

 

30. Sou Score 3, mas não estou recebendo muitos pedidos. Por quê?

Mesmo com o Score alto, receber pedidos depende da demanda da praça e dos critérios de distribuição. Confira abaixo algumas situações que podem estar impactando na quantidade de pedidos que você recebe:

  •   Área com pouca demanda;
  •   Área com operações especiais que necessitam de operadores logísticos dedicados;
  •   Área de pedidos com necessidades especiais, como supermercados e farmácias.