Fundo IFood Chega Junto - Projetos criados pr quem faz entrega Fundo IFood Chega Junto - Projetos criados pr quem faz entrega

Programa de Incentivo iFood Chega JuntoInscreva-se gratuitamente até dia 04 de setembro de 2023!

Data da versão: 11 de julho de 2023

O iFood Chega Junto é uma iniciativa do iFood voltada à valorização e respeito de entregadores e entregadoras em todo o Brasil. Será disponibilizado o valor de R$1.000,000,00 (um milhão de reais) para realização e apoio de até 25 iniciativas de acordo com o objeto do edital.

Para se inscrever você só precisa de um projeto que atue diretamente com entregadores e entregadoras.

COM O iFood CHEGA JUNTO

ATÉ 25 PROJETOS SERÃO APOIADOS
CADA PROJETO RECEBERÁ ENTRE: R$ 10.000  A  R$ 100.000 REAIS

ALÉM DE RECEBER CAPACITAÇÃO EM:

Ícone Gestão de Projetos

GESTÃO DE PROJETOS

Ícone Comunicação

COMUNICAÇÃO

Ícone Gestão de Orçamento

GESTÃO DE ORÇAMENTO

QUEM PODE SE INSCREVER?

Pessoa física:

  • Pessoas com mais de 18 anos
  • Que morem no Brasil há mais de 6 meses
  • Que esteja em atividade na plataforma iFood nos últimos 6 meses e ter feito pelo menos uma entrega nos últimos 2 meses
  • E esteja representando um grupo de no mínimo 20 pessoas

Pessoa jurídica:

  • Pessoa Jurídica que tenha ações de apoio a Entregadores/Entregadoras
  • Tenha empresa há mais de 3 meses
  • Associação, Sindicato ou Organização Sem Fins Lucrativos
  • Coletivos, Negócios e outros Movimentos Sociais

QUAIS PROJETOS PODEM SE INSCREVER?

Todos os que forem voltados para entregadores e entregadoras do Brasil inteiro com pelo menos um dos três Eixos a seguir:

Ícone Educação e Oportunidades

EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES

Ícone Respeito, Orgulho e Autoestima

RESPEITO, ORGULHO E AUTOESTIMA

Ícone Bem-estar, Saúde e Segurança

BEM-ESTAR, SAÚDE E SEGURANÇA

EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES:

Que ofereçam treinamento e capacitação para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais.

RESPEITO, ORGULHO E AUTOESTIMA:

Aqueles que buscam promover o respeito mútuo, o orgulho das próprias origens e características pessoais.

BEM-ESTAR, SAÚDE E SEGURANÇA:

Os que promovem a melhoria da saúde física, mental e emocional das pessoas, assim como garantir um ambiente seguro e saudável para todos.

O projeto deve ser executado em um ou mais desses formatos: workshops, cursos, palestras, rodas de conversa, encontros, feiras e exposições.

VALORES DOS RECURSOS

As propostas podem ser no formato Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, lembra?

1. Para as Pessoas Físicas as propostas poderão ter valores de até:

  • R$10.000,00
  • R$15.000,00
  • R$20.000,00

2. Já para as Pessoas Jurídicas as propostas poderão ter valores de até:

  • R$30.000,00
  • R$50.000,00
  • R$100.000,00

COMO MEU PROJETO SERÁ AVALIADO?

Todos os projetos serão avaliados em três etapas:

Ícone Play

ETAPA 1

Esta etapa habilita a sua participação. Para isso, na inscrição on-line todos os documentos precisam ser enviados.

Ícone Check

ETAPA 2

Análise das propostas enviadas por meio de formulário eletrônico. Esta fase é eliminatória, baseada nos critérios de conformidade e adequação ao edital.

Ícone Lupa

ETAPA 3

Análise e avaliação das propostas por especialistas, baseada nos critérios de relevância, coerência, potencial de impacto, capacidade e prazo de realização e adequação orçamentária.

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

Todos os projetos enviados passarão pelos mesmos critérios e validações, em um sistema de pontuação que garante a igualdade de tratamento a todas as pessoas participantes.

Se o seu projeto for da região Norte ou Nordeste do Brasil e seu time for diverso (composto por grupo de mulheres, pessoas negras, comunidade LGBTQIAP+) terá prioridade na pontuação!

COMO PARTICIPAR

Ícone Wi-FiON-LINE

Ícone CalendárioATÉ 04 DE SETEMBRO DE 2023

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS NESSA PLAYLIST DE CONTEÚDOS ESPECIAIS

Para se inscrever você precisará responder o Formulário de Inscrição, que terá perguntas sobre como é a organização ou coletivo, qual a ideia do projeto, quem compõe o seu time e qual é o impacto que vocês querem alcançar. Veja as perguntas AQUI!

Você pode ir respondendo as informações por etapas, suas respostas ficam salvas automaticamente. Não se esqueça de reunir os documentos necessários.

DE OLHO NAS DATAS!

Ícone Calendário

INSCRIÇÕES ATÉ

04 DE SETEMBRO DE 2023

ÀS 23H59 HORÁRIO DE BRASÍLIA

QUANDO SERÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS?

05 DE OUTUBRO DE 2023

Ícone Relógio

TEMPO MÁXIMO PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO:

ATÉ 4 MESES APÓS O RECEBIMENTO DO APOIO FINANCEIRO

Você pode tirar suas dúvidas no PERGUNTAS FREQUENTES e caso ainda continue com alguma dúvida, nos chame pelo nosso WhatsApp Oficial (51 2165-6651). Teremos até 24h para te responder.

E não para por aqui! Faremos encontros ao vivo de Plantão de Dúvidas e Oficinas de Inscrição. Mais informações em breve!

O iFood não se responsabiliza caso ocorra algum problema técnico, elétrico ou não previsto e que possa, temporariamente ou definitivamente, impedir a inscrição neste processo seletivo. Por esta razão recomenda-se que não deixe para fazer a inscrição do projeto nos últimos dias.

Perguntas frequentes:

1. Qual será o período de inscrições?

As inscrições serão de 01 a 04 de setembro de 2023.

2. As inscrições são gratuitas? Como serão feitas?

As inscrições são gratuitas e realizadas de forma online, a partir do preenchimento de um formulário e envio de documentos por meio do site https://chegajunto.sementenegocios.com.br/.

3. Quantos projetos vão receber o incentivo?

Até 25 projetos no total, contando os apresentados por pessoas físicas e jurídicas.

4. Como será a divisão do dinheiro? Será em partes iguais ou haverá um primeiro, segundo, terceiro colocados, etc, com partes diferentes?

Serão habilitadas propostas com valores de 10.000,00 (dez mil reais) à 100.000,00 (cem mil reais). Os valores são indicados por cada proponente, no momento da inscrição do projeto.

5. Como funcionará o acompanhamento dos projetos selecionados?

O projeto deverá ser realizado em um prazo máximo de 4 meses a partir da data de liberação do apoio financeiro que acontecerá por transferência bancária em conta exclusiva para o projeto. Também terá uma formação básica com encontros coletivos e consultoria individual para cada projeto selecionado.

6. Uma pessoa pode se inscrever sozinha?

Não, ela pode se inscrever na categoria de pessoa física, mas precisa comprovar que realiza ações junto a outros entregadores ou entregadoras sendo representante de um grupo de 20 pessoas.

7. O que é um grupo de 20 pessoas?

Será considerado um grupo de 20 pessoas a união de pessoas com o objetivo de realizar ações junto a outros entregadores ou entregadoras. Se o seu projeto for selecionado você precisará apresentar o nome completo das pessoas que fazem parte do coletivo, RG, CPF e assinatura de todas as pessoas.

8. Tenho parentes que trabalham no iFood. Posso me inscrever mesmo assim?

Não, porque não é permitida a participação de colaboradores/funcionários diretos do iFood, cônjuge ou companheiro, parentes como mãe, pai, tios e tias, irmãos e irmãs, primos e primas ou por afinidade até o 3º (terceiro) grau.

9. Eu trabalho como entregador em outra plataforma. Também posso me inscrever?

Não na categoria de Pessoa Física, o representante do grupo precisa estar ativo há mais de 6 meses na plataforma iFood. Mas, na categoria de Pessoa Jurídica você pode fazer parte de uma associação ou grupo que enviará o projeto e também ser contemplado pela ação.

10. Eu trabalho como entregador no iFood E em outra plataforma. Posso me inscrever?

Sim, se você for um entregador ou entregadora ativo na plataforma do iFood há pelo menos 6 meses você pode enviar seu projeto como pessoa física.

11. Quais são os documentos necessários para inscrição?

Se você for se inscrever como Pessoa Física, irá precisar de:

  1. RG da pessoa representante do grupo;
  2. CPF da Se pessoa representante do grupo;
  3. Comprovante do Cadastro Ativo na Plataforma iFood da pessoa representante legal do grupo (Print do cadastro)

Agora, se a sua inscrição for como Pessoa Jurídica, irá precisar de:

  1. Cópia simples do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (CNPJ); (link)
  2. Cópia simples do contrato social;
  3. Certidões negativas de débitos trabalhistas; (link)
  4. Certidão negativa fiscal e previdenciário (CND); (link)
  5. Documento de Identificação com foto (RG ou CNH) do representante legal;
  6. CPF (caso o número não esteja no RG);
  7. Comprovante de Endereço;

12. Como posso comprovar meu cadastro ativo na plataforma iFood?

Você pode mandar um print da página do seu perfil no aplicativo que comprove que você está ativo há mais de seis meses.

13. Quais são os critérios de exclusão?

Será excluído do processo, se a pessoa representante legal da inscrição Pessoa Jurídica não exercer atividade relacionada à entrega por aplicativos.
Se na inscrição de Pessoa Física não tiver cadastro ativo no aplicativo iFood para Entregadores.
Também serão excluídos os projetos que não atendam aos eixos determinados no edital, que são educação e oportunidades, respeito, orgulho e autoestima, bem-estar, saúde e segurança.
Propostas apresentadas por colaboradores/funcionários diretos do iFood ou respectivo cônjuge ou companheiro, parentes ou partes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 3º (terceiro) grau, também não serão considerados.
Representantes de entidades que sejam Pessoas Expostas Politicamente – PEPs, assim como, inscritos como pessoa física, que sejam Pessoas Expostas Politicamente.
E por último, pessoas e projetos que não atendam as premissas do edital.

14. Quais são os formatos das atividades?

Os formatos das atividades podem ser workshop, curso, palestra, roda de conversa e encontro ou feira e exposição.

Explicamos cada um dos formatos:

  1. Workshop é uma oficina de trabalho com teoria e prática. Os participantes se reúnem para aprender ou aprimorar o que já sabem aliando a teoria com a prática. A duração é de 3 até 8 horas por dia e pode ter mais de um dia.
  2. Curso é uma capacitação de pessoas para tarefas específicas. Tem no mínimo 8 horas e pode durar mais de um dia.
  3. Palestra é a apresentação de um tema para um grupo de pessoas. Na palestra tem espaço para apresentação do tema, perguntas do público e respostas dos palestrantes. Tem duração estimada de 1 hora e 30 minutos.
  4. Roda de conversa e encontro é quando pessoas que trabalham na mesma atividade se reúnem para debater algum tema e chegar a conclusões. Normalmente, acontece em 2 dias e cada dia tem 1 ou 2 horas de duração.
  5. Feira e exposição é um espaço para apresentar o trabalho de várias pessoas e o público pode ter acesso a esses trabalhos. Aqui o objetivo é dar visibilidade aos trabalhos das pessoas. A duração pode ser de um ou mais dias.

15. Enviei o projeto incompleto, posso corrigir as informações?

Uma vez que você apertar o botão ENVIAR não será possível corrigir as informações.

16. Tenho mais de uma ideia de projeto. Posso inscrever todos?

Você pode enviar até 2 ideias de projeto diferentes.

17. Quantos projetos do meu grupo ou associação pode ser selecionado?

Até dois projetos podem ser selecionados.

18. Todas as pessoas envolvidas no projeto de Pessoa Física precisam ser entregadores da plataforma iFood?

Não, somente o representante do grupo de Pessoa Física precisa ser cadastrado na plataforma iFood e por mais de seis meses. É possível ter membros não entregadores no grupo.

19. Quem precisa ser o público beneficiado do projeto?

O público que será beneficiado com o projeto precisa ser entregadores e entregadoras e grupos em suas várias formas, como mulheres entregadoras, entregadores de bike, entre outros.

20. Quais custos posso colocar no projeto?

Você pode adicionar todos os custos que imagina ser necessário para executar a sua atividade. Por exemplo, se fará um workshop é importante pensar no aluguel do espaço, comidas e bebidas, o custo da pessoa que fará o workshop e também incluir todo o material necessário como papéis, canetas e post-its. Sugerimos que vocês façam uma lista do que acham necessário e realizem orçamentos para ter ideias dos valores e não faltar dinheiro para nada.

21. Quais são as opções de orçamento?

As opções pré definidas no formulário de inscrição são:

  • Pessoal.
  • Alimentação.
  • Local.
  • Comunicação.
  • Administrativo.
  • Brindes.
  • Transporte.
  • Outros custos.

22. O que posso usar de orçamento na opção Pessoal?

Nesta opção pode ter valores relacionados a contratação de pessoas. Pode incluir contração de pessoas palestrantes e/ou equipe e pessoas que atuam no projeto, como por exemplo: produtor e organizador. É importante indicar aqui todos que tiverem função dentro do projeto, e irão receber pelo trabalho desenvolvido.

23. O que posso usar de orçamento na opção Alimentação?

Você pode colocar todos os gastos com o fornecimento de alimentos, bebidas e lanches para os eventos. Pode incluir itens como café, chá, refrigerantes, salgadinhos, sanduíches, frutas, bolos, entre outros. Este item é usado quando disponibiliza um café no intervalo de alguma atividade, um lanche para a equipe que está trabalhando.

24. O que posso usar de orçamento na opção Local?

Caso você não tenha um espaço para a realização do evento, pode incluir nos custos do seu projeto, a locação de uma sala ou espaço. Assim, pode apontar no orçamento o aluguel deste espaço.

25. O que posso usar de orçamento na categoria Comunicação?

Não, somente o representante do grupo de Pessoa Física precisa ser cadastrado na plataforma iFood e por mais de seis meses. É possível ter membros não entregadores no grupo.

26. O que posso usar de orçamento na categoria Administrativo?

São custos necessários para fazer a gestão administrativa do projeto, tais como: materiais de escritório, serviços de contabilidade, serviços de consultoria jurídica, serviços de contabilidade, seguros, taxas legais, despesas bancárias, software de gerenciamento de projetos, entre outros.

27. O que posso usar de orçamento na categoria Brindes do Projeto?

Estes custos englobam as despesas relacionadas à brindes para as pessoas participantes do projeto, como por exemplo: garrafinha de água, capas de chuva, entre outros.

28. O que posso usar de orçamento na categoria Transporte do Projeto?

Estes custos englobam as despesas relacionadas à passagens, locação de transporte e gasolina para deslocamento de pessoas do projeto, entre outros.

29. O que posso usar de orçamento na categoria Outros Custos?

Essa categoria abrange despesas que não se enquadram nas categorias anteriores, mas que são necessárias para a realização do projeto.

30. Quais serão os critérios de seleção?

Os critérios de seleção serão:

  1. Relevância: Serão analisados tempo de existência e atuação da organização e coletivo, e o histórico de articulação com as pessoas entregadoras.
  2. Capacidade e prazo de realização: proposta clara e bem detalhada, a equipe envolvida, a estrutura e local de realização, estratégias de comunicação e toda a capacidade de execução.
  3. Adequação orçamentária: valores apresentados estão de acordo com o praticado no mercado.
  4. Impacto: número de pessoas impactadas direta e indiretamente pela proposta, proposta inovadora, impacto para os entregadores e entregadoras e tempo de existência e atuação do coletivo.
  5. Diversidade: projetos da região Norte e Nordeste e compostos por grupos de mulheres, pessoas negras, comunidade LGBTQIAP+.

31. Quem irá avaliar os projetos?

A leitura e avaliação dos projetos será feita por uma banca avaliadora. Garantimos que todos os projetos e participantes serão submetidos aos mesmos critérios e validações, com igualdade de tratamento durante todo o processo.

32. Fui selecionado no edital e agora? Quais os próximos passos?

Entraremos em contato com você pelos canais oficiais como e-mail e WhatsApp divulgados na Página do Entregador, para explicar os próximos passos.

33. Como será feito o pagamento do Apoio Financeiro?

Você precisará abrir uma conta exclusiva para receber o apoio financeiro no nome da pessoa representante do projeto inscrito como Pessoa Física ou a conta jurídica do caso do projeto Pessoa Jurídica. O dinheiro será depositado nesta conta bancária exclusiva para o projeto em até 15 dias úteis após a assinatura do contrato.

34. É preciso ter uma conta PJ para receber o aporte?

Caso sua inscrição seja feita como PJ a conta deverá ser PJ. Mas, caso a inscrição seja feita como pessoa física, não é necessário conta PJ.

35. Haverá descontos de impostos e encargos sob o aporte?

Não. O valor do apoio será repassado de forma integral. Os descontos ficarão por conta do iFood.

36. Como devo usar o valor que ganhei no edital?

O valor disponibilizado pelo edital deverá ser usado exclusivamente para a execução do projeto, conforme os itens que você preencheu na hora da inscrição.

37. Como o iFood pretende fiscalizar o uso do investimento? Haverá uma prestação de contas?

Sim. A pessoa representante deverá enviar um relatório de prestação de contas, onde vai apresentar os registros da execução do projeto.

38. Quando preciso entregar a prestação de contas?

Em até 30 dias após a execução do projeto.

39. Como será o acompanhamento?

O acompanhamento será realizado por uma empresa terceirizada de educação empreendedora que apoiará na execução do projeto, a Semente Negócios.

40. O que será a formação básica? Sou obrigado a fazer?

A formação básica terá encontros coletivos sobre gestão de projetos, orçamento e prestação de contas, além de consultoria individual para cada projeto selecionado. E é obrigatória a participação de pelo menos uma pessoa na formação básica.

41. Quais são as contrapartidas do projeto?

O projeto selecionado se compromete a divulgar o apoio do iFood com aplicação de logomarcas do iFood em materiais de divulgação.

42. Devo usar a marca iFood na divulgação do projeto?

Sim, é obrigatório usar a marca do iFood na divulgação do projeto.

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