CARTA COMPROMISSO – FÓRUM DE ENTREGADORES

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15 de dezembro de 2021 3 min de leitura

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro aconteceu o 1º Fórum de Entregadores do Brasil, em conjunto com o iFood e 23 representantes da categoria de 14 cidades do país. Entre os participantes, estavam entregadores e entregadoras que atuam nos diferentes modelos (Nuvem e Operador Logístico) e modais (moto e bicicleta).

Em três dias de trabalho, todos puderam falar, ouvir e aprender juntos. 

Os entregadores apresentaram os principais desafios em seu dia a dia. O iFood ouviu abertamente todas as demandas com empatia, entendeu que existem oportunidades de melhorias, e também pôde dar mais visibilidade e transparência sobre o modelo operado pela plataforma, assim como a sua relação com os entregadores. 

Durante o Fórum, houve o entendimento entre empresa e entregadores de que todos querem e buscam por melhorias contínuas. 

Como todo processo de construção, as partes definiram prioridades e ajustaram os prazos para as melhorias. 

Curto prazo:
Ações que deverão ser realizadas até março de 2022.

Bloqueios

  • Dar mais transparência sobre o motivo de alertas e suspensões temporárias nas mensagens: Prazo 2/jan/2022 
  • Realizar campanha informativa sobre o que pode causar bloqueios na plataforma: Prazo: Janeiro/2022
  • Transparência sobre desativação das contas. Prazo: Fevereiro/2022
  • Será aberta a possibilidade dos entregadores contestarem novamente as desativações, iniciando por aquelas que aconteceram nos últimos 6 meses. Prazo: Março/2022
  • Casos de contestação de desativações serão revisados por pessoas, exceto em situações de fraude financeira, uso de conta por terceiros e fraude de cadastro, que configuram desativação permanente de acordo com os termos e condições. Prazo: Março/2022
  • Revisar o processo de contestação de desativação de entregadores OLs. Prazo: Março/2022

Respeito e Valorização

  • Campanha nacional de valorização do trabalho exercido pelos entregadores. Prazo: 31/março/2022
  • Comunicar melhor o Canal de Denúncias para os entregadores. Prazo: Janeiro/2022
  • Automatização da taxa de espera no restaurante: Prazo: Janeiro/2022

Migração OL-Nuvem

  • Revisão do processo de migração de entregadores OLs para Nuvem para que entregadores tenham mais autonomia para a solicitação e com novas regras – Prazo: Fevereiro/2022
  • Redução no prazo de migração de perfil, para 35 dias sem corridas pelo OL (prazo necessário por conta dos repasses quinzenais): Prazo: Janeiro/2022

Pontos de Apoio

  • Pesquisa no aplicativo sobre experiência no ponto de apoio. Prazo: Janeiro/2022

Tarifas e Ganhos

  • Avaliar a possibilidade de implantação do reajuste anual. Prazo: Março/2022

Médio prazo:
Temas que serão priorizados, discutidos pela empresa e debatidos com os entregadores nos próximos Fóruns.

Agrupamento e Agendamento

  • Revisão de operação e usabilidade das ferramentas para garantir melhor experiência e ganhos ao entregador

Pontos de Apoio

  • Realização de auditorias e fiscalizações dos Pontos de Apoio com base nos apontamentos feitos pelos próprios entregadores
  • Ouvir entregadores na decisão sobre a definição de novos locais para implementação de novos modelos de Pontos de Apoio

Tarifas e Ganhos

  • Possibilidade de revisão da tarifa mínima

Neste evento, também ficou definido que, a partir de 2022, serão realizados Fóruns regionais com os entregadores ativos na plataforma como forma de dar continuidade a este movimento de escuta, transparência e melhorias.

Os representantes – dos entregadores e do iFood, presentes no 1º Fórum de Entregadores do Brasil, assinam esta carta reforçando os compromissos compartilhados no evento.

São Paulo, 15 de Dezembro de 2021

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