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Como funcionam os rejeites e cancelamentos no app iFood para Entregadores

Última atualização 11 de julho de 2022

Regras de Ouro
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O iFood tem um grande compromisso com a comunicação transparente sobre o uso correto da plataforma. Por isso, preparamos um material sobre como funcionam os rejeites e cancelamentos no app, e o que acontece após cada um deles. 

Primeiro, uma informação importante sobre o tempo calculado de cada rota:

Após fazer o login no app você ficará disponível pra receber rotas, que serão notificadas através de um sinal sonoro em seu aparelho celular. Essas rotas poderão ou não serem aceitas por você em até 1 minuto. Se você aceitar, é só ir até a loja parceira indicada pra retirar o pedido.

Importante: O tempo é calculado com o percurso do Google Maps, de acordo com seu veículo de entrega selecionado no app. Por exemplo, se você entregar com bike, o tempo calculado da rota será baseado nessa modalidade. 

Conheça as opções de rejeites e cancelamentos no app:

✓  Quando você não pode realizar a rota e rejeita o chamado:

O que acontece: Após 4 rotas não respondidas e/ou rejeitadas consecutivas, você ficará 15 (quinze) minutos indisponível para receber novas rotas.

✓ Quando você não aceita o chamado no tempo indicado de 1 minuto :

O que acontece: Entendemos também como um tipo de rejeite. Após 4 rotas não respondidas e/ou rejeitadas consecutivas, você ficará 15 minutos indisponível para receber novas rotas.

Importante: Para algumas praças, a tolerância de rotas rejeitadas ou não aceitas pode ser maior que 4, até que você receba a restrição temporária. A quantidade de rejeites é somada entre todas as rotas não aceitas (rejeitadas ou não respondidas). Para saber se a sua praça de entregas faz parte daquelas que têm tolerância maior, acesse a central de notificações do seu App iFood para Entregadores.

✓ Quando você não consegue chegar ao destino de retirada no tempo estimado:

O que acontece: Após 2 rotas canceladas por aceitar a rota e não realizar a coleta do pedido no tempo previsto, você ficará 30 (trinta) minutos indisponível pra receber novas rotas.

✓ Quando há algum imprevisto com você durante o caminho até a retirada do pedido:

O que acontece:  Se for uma área de risco pra você, ou seu veículo apresentar alguma falha, você pode contar com o nosso suporte acionando os motivos de contato “Área de risco”, que gera restrição temporária de 30 (trinta) minutos, ou “Problemas com seu veículo”, com restrição temporária de 8 (oito) horas. Esse tempo serve pra você conseguir se deslocar pra um local seguro, resolver o problema de seu veículo ou realizar a manutenção necessária.

Ótimas entregas!

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