Score no iFood: entenda os indicadores levados em consideração
O que é o Score?
O Score é uma classificação que leva em consideração 4 indicadores e, para que você possa entender melhor como ele é calculado, trouxemos aqui mais detalhes sobre tudo que é levado em consideração.
Mas lembre-se! O Score está iniciando em praças específicas e ainda não está disponível para todos. Este conteúdo é específico para a praça de Fortaleza e é enviado diretamente para entregadores que já receberam a atualização do Score.
Com que frequência o Score é calculado?
O Score é analisado semanalmente e leva em consideração as suas entregas das últimas 4 semanas.
Para que seu Score seja calculado, você precisa ter acumulado pelo menos 28h disponível no app dentro desse período de 4 semanas.
Caso você tenha feito uma quantidade menor de horas, não tem problema! Você continua recebendo pedidos normalmente e voltará a ter seu Score calculado assim que somar as 28h necessárias.
Confira abaixo o que é considerado para o cálculo do Score.
Quais sãos os indicadores do Score?
É a quantidade de pedidos ofertados que você aceitou e finalizou com sucesso. Por exemplo: se você recebeu a oferta de 10 pedidos, aceitou 9 e conseguiu finalizar 8, sua taxa de finalização é de 80%.
Dicas para mandar bem na Finalização:
- Quando não puder fazer entregas, evite ficar disponível no app para que as ofertas que você deixar de aceitar ou rejeitar não impactem sua Finalização;
- Evite cancelar pedidos. Caso haja algum imprevisto, entre em contato com o cliente e com o suporte para solucionar.
É a média de avaliações positivas que você recebe de lojas e clientes.
Cordialidade e gentileza com clientes e lojas são importantes e refletem diretamente no indicador Experiência Joia. Além de poder aumentar gorjetas (que vão integralmente para o entregador), os likes ajudam a melhorar o Score.
A dica aqui é focar em receber avaliações positivas e evitar as negativas. Mandar uma mensagem pelo chat pedindo que o cliente e a loja lembrem de te avaliar, por exemplo, pode ajudar a melhorar esse indicador.
Dicas para mandar bem:
- • Seja cordial e atencioso com o cliente e com as lojas;
- • Utilize o chat para falar com o cliente e organizar a entrega, sempre que necessário;
- • Lembre de pedir para o cliente avaliar sua entrega.
E a média de minutos de atraso nos seus pedidos.
Por exemplo, se você fez 10 pedidos, e atrasou 60min em um deles, seu indicador de pontualidade é de 6min por pedido. Mas se você fez 10 pedidos e não atrasou nenhum deles, sua média é de 0min por pedido, que é a melhor pontuação!
E não precisa correr! O app sempre indica o tempo de entrega considerando uma velocidade segura e abaixo dos limites das vias.
E se o atraso não for culpa sua? Então ele não vai impactar no seu indicador Pontualidade. Atrasos causados pelas lojas ou clientes são excluídos e não são considerados no cálculo.
Dicas para mandar bem:
- • Confira o tempo indicado no app para deslocamento até a loja ou o cliente;
- • Seja prudente no trânsito.
O Comparecimento é calculado de acordo com a sua modalidade: OL ou Nuvem. Confira abaixo!
O Comparecimento é o quanto você está presente durante os horários que deixou agendado no Planejamento.Quanto mais horários você comparece e mais tempo você fica disponível em cada horário, melhor a sua taxa de comparecimento!
É importante lembrar que a cada hora agendada você pode sempre se ausentar até 12 min sem que isso impacte o indicador.
E pode ficar tranquilo, você pode cancelar seus agendamentos sempre que precisar. Quanto maior a antecedência, melhor!
Se você é um entregador vinculado a Operador Logístico
Agora você já sabe com mais detalhe como funciona cada um dos 4 indicadores do seu Score! Lembre-se: o Score é apenas um dos critérios levados em consideração na distribuição de pedidos, junto com a dedicação a uma região específica, o agendamento de horários pelo Planejamento, a proximidade às regiões de alta demanda e as necessidades especiais do pedido.
Para relembrar as regras de distribuição de pedidos, clique aqui.
Desejamos boas entregas!