Como o Score iFood é calculado? Confira aqui

O que é o Score?

O Score mostra seu nível no app iFood para Entregadores. Ele vai do 1 ao 3 e é calculado com base nos indicadores das suas entregas do ciclo (últimos 28 dias). Quanto mais alto o nível, maior a prioridade na distribuição de pedidos.

Mas lembre-se! O Score já está disponível para mais de 90% dos entregadores e estará visível para todos até o final do ano.

 

Com que frequência o Score é calculado?

O Score é analisado semanalmente e leva em consideração as suas entregas das últimas 4 semanas.

Para que seu Score seja calculado, você precisa ter acumulado pelo menos 28h disponível no app dentro desse período de 4 semanas

Caso você tenha feito uma quantidade menor de horas, não tem problema! Você continua recebendo pedidos normalmente e voltará a ter seu Score calculado assim que somar as 28h necessárias.

Confira abaixo o que é considerado para o cálculo do Score.

 

Quais sãos os indicadores do Score?

É o percentual de pedidos que foram entregues ao cliente após a coleta na loja. 

Por exemplo, se você aceita 10 pedidos, mas só completa 9 coletas porque foi desalocado em uma das rotas, seu percentual de Pedidos Coletados é de 90% (9 coletas em 10). 

 

Dicas para mandar bem nos Pedidos entregues:

• Evite cancelar pedidos após a retirada no restaurante;

• Caso haja problemas com a entrega entre em contato com o cliente e com o suporte para solucionar;

Utilize o código de confirmação fornecido pelo cliente sempre que solicitado.

É o percentual de pedidos que tiveram a coleta concluída com o recolhimento do item na loja. Por exemplo, se você tem 10 pedidos, mas só completa 9 porque foi desalocado por atraso em um deles, completando apenas 9 coletas, seu percentual de Pedidos Coletados é de 90% (9 coletas em 10).

 

Dicas para mandar bem nos Pedidos coletados:

• Se tiver algum imprevisto, entre em contato com o cliente ou o Suporte do iFood.

Mantenha a bateria do celular acima de 15%.

É a média de avaliações positivas que você recebe de lojas e clientes.

 

Cordialidade e gentileza com clientes e lojas são importantes e refletem diretamente no indicador Experiência Joia. Além de poder aumentar gorjetas (que vão integralmente para o entregador), os likes ajudam a melhorar o Score.

 

A dica aqui é focar em receber avaliações positivas e evitar as negativas. Mandar uma mensagem pelo chat pedindo que o cliente e a loja lembrem de te avaliar, por exemplo, pode ajudar a melhorar esse indicador.

 

Dicas para mandar bem nas Avaliações:

• Seja cordial e atencioso com o cliente e com as lojas;

• Utilize o chat para falar com o cliente para organizar a entrega, sempre que necessário;

• Lembre de pedir para o cliente avaliar sua entrega.

E a média de minutos de atraso nos seus pedidos.

 

Por exemplo, se você fez 10 pedidos, e atrasou 60min em um deles, seu indicador de pontualidade é de 6min por pedido. Mas se você fez 10 pedidos e não atrasou nenhum deles, sua média é de 0min por pedido, que é a melhor pontuação!

 

E não precisa correr! O app sempre indica o tempo de entrega considerando uma velocidade segura e abaixo dos limites das vias.

 

E se o atraso não for culpa sua? Então ele não vai impactar no seu indicador Pontualidade. Atrasos causados pelas lojas ou clientes são excluídos e não são considerados no cálculo.

 

Dicas para mandar bem na Pontualidade:

• Confira o tempo indicado no app para deslocamento até a loja ou o cliente;

• Seja prudente no trânsito.

O Comparecimento só é válido para as praças com o Planejamento de horários, a ferramenta de agendamento dentro do app iFood, e é calculado de acordo com a sua modalidade: OL ou Nuvem. Confira abaixo!

O Comparecimento é o quanto você está presente durante os horários que deixou agendado no Planejamento.Quanto mais horários você comparece e mais tempo você fica disponível em cada horário, melhor a sua taxa de comparecimento!

É importante lembrar que a cada hora agendada você pode sempre se ausentar até 12 min sem que isso impacte o indicador.

E pode ficar tranquilo, você pode cancelar seus agendamentos sempre que precisar. Quanto maior a antecedência, melhor!

Se você é vinculado a um operador logístico, este indicador não se aplica a você. Seu Score continua sendo calculado apenas com base nos demais indicadores.

 

Se a sua cidade ainda não tem essa ferramenta, este indicador não se aplica a você. Seu Score continua sendo calculado apenas com base nos demais indicadores. Para saber mais sobre o Planejamento, clique aqui.

Confira abaixo um vídeo sobre os indicadores do Score:

Agora você já sabe com mais detalhe como funciona cada indicador do seu Score! Lembre-se: o Score é apenas um dos critérios levados em consideração na distribuição de pedidos, junto com a dedicação a uma região específica, a proximidade às regiões de alta demanda e as necessidades especiais do pedido.

Para relembrar as regras de distribuição de pedidos, clique aqui.

Desejamos boas entregas!