Saiba o que pode ser quando a luz do óleo acende, mas tem óleo
Tome muito cuidado quando a luz do óleo acende, mas o óleo está na medida porque o seu motor pode estar gritando por socorro (e a conta do conserto não vai ser barata).
Não pense que é frescura do seu veículo. A luz está aí justamente para avisar que algo não está certo. Ou seja: o óleo não está circulando direito, mesmo com o reservatório cheio.
O que fazer, então? A gente explica o que pode ser e como resolver antes que vire dor de cabeça (e no bolso!).
O que quer dizer quando a luz do óleo acende, mas tem óleo?
A luz do óleo é um sinal de alerta do motor. Ela não liga só quando falta óleo, mas quando a pressão está baixa, e isso significa que o óleo não está chegando onde deveria.
Se ignorar, o motor pode fundir em poucos quilômetros, sabia? Confira as causas mais comuns!
Sensor de óleo pirou ou tá com mal contato
Se a luz acende e apaga do nada (principalmente em estradas esburacadas), o problema pode ser o famoso sensor “cebolinha”: ele fica perto do motor e, se os fios estiverem soltos ou enferrujados, manda sinais errados pro painel.
Às vezes, basta encaixar direito ou limpar os conectores. Se não resolver, vale levar a moto à oficina para verificar a substituição do sensor e fazer a manutenção.
Óleo errado ou velho demais
Usar óleo muito fino ou com a quilometragem vencida é fria porque, quando o motor esquenta, o óleo perde a viscosidade e não lubrifica direito — daí, a luz acende. A solução é simples: troque o óleo no momento certo, e também o filtro com o tipo certo (confirme no manual do seu veículo).
Bomba de óleo tá fraquinha
Se a luz fica acesa o tempo todo e o motor faz barulho de “ferro velho”, a bomba de óleo pode estar entregando os pontos. E ela é simplesmente responsável por mandar óleo para todo o motor: se falhar, o estrago é certo.
E como resolver? Corra para o mecânico! Trocar a bomba pode impactar o seu orçamento, mas rodar com ela quebrada pode custar muito mais caro.
Filtro de óleo entupido
O filtro sujo trava o fluxo do óleo, especialmente quando você acelera. A luz pisca? Pode ser esse o problema. Dica de ouro: troque o filtro sempre que fizer o óleo, e prefira os originais porque um filtro pirata até pode significar economia no curto prazo, mas com o tempo, o barato pode sair caro caso o filtro genérico entupa com frequência.

Vazamento interno (o pior cenário)
Se a luz acendeu, o óleo sumiu e não tem nenhuma mancha no chão, o vazamento pode ser dentro do motor. Peças gastas (como retentores) deixam o óleo vazar pra onde não deveria. Nesse caso, só um mecânico com manômetro para diagnosticar.
É perigoso andar com a luz do óleo acesa?
Resposta curta: sim, e muito! Essa luz é um alerta vermelho do seu motor, não é “só um aviso”. Se ela está acesa, significa que o óleo não está circulando direito, mesmo que o nível na vareta esteja ok. E sem lubrificação, o motor vira uma panela de pressão prestes a explodir.
Cartilha de segurança para o entregador |
NÃO FAÇA ISSO: “Ah, mas tô perto de casa, vou só até a oficina…” Ao primeiro sinal de problema, pare a moto e siga esses passos: 1) desligue o motor para evitar estragos; 2) verifique o óleo com a vareta e, se estiver normal, considere as opções: – chame um guincho (melhor perder 1 dia do que 1 mês de trabalho); – se o destino estiver muito perto, ande devagar (no máximo 40 km/h) — e só se não tiver alternativa. Lembre-se: motor sem óleo = entregador sem moto. E sem moto, sem grana. |
Quanto tempo posso andar com a luz do óleo acesa?
Nenhum. Zero. Nada. Se a luz acender parada no trânsito, desligue o motor imediatamente. E se acender na estrada, reduza a velocidade e pare no primeiro lugar seguro porque, em pouquíssimos quilômetros, as peças internas (como bielas e pistões) já podem começar a derreter ou grudar umas nas outras.
E adivinha? Conserto de motor fundido custa caro; muito caro.
Quais são os riscos para o motor?
Sem óleo, o metal raspa no metal igual a uma lixa e, em minutos, peças que durariam anos viram pó pouco a pouco.
O óleo também ajuda a resfriar o motor. Sem ele, a temperatura dispara e pode até pegar fogo. E, no pior cenário possível, o motor trava e você ouve um “CLUNK!” seguido de silêncio. Aí, só trocando o motor.
Luz do óleo acende e apaga: o que pode ser?
Se a luz do óleo pisca, mas o nível está normal, o problema geralmente é um desses:
- sensor “cebolinha” com mal contato e, às vezes, basta encaixar direito os fios do sensor ou limpar os conectores para resolver o problema;
- óleo muito fino ou vencido e, aí, quando o motor esquenta, a pressão muda rápido e a luz fica nesse acende e apaga;
- filtro de óleo começando a entupir — acontece especialmente quando ao acelerar.

Como saber se a bomba de óleo está entupida?
No geral, existem três sinais claros de que a sua moto está pedindo socorro:
- luz do óleo acesa constantemente (não pisca);
- barulho de batidinhas metálicas no motor (parece um martelinho);
- óleo demorando pra subir na vareta após ligar a moto.
Se liga no checklist preventivo para evitar problemas com a luz do óleo
Quando a luz do óleo acende, o susto pode virar prejuízo rápido. Mas dá pra evitar! Anote essas dicas específicas motoboys e mantenha sua moto sempre ativa para as suas entregas:
Cheque o óleo toda semana (motor frio, moto na vertical) e na revisão da moto;
Troque óleo e filtro de acordo com as instruções do fabricante (atenção, inclusive, para você que roda muito no trânsito);
Só use óleo recomendado (olhe no manual — nada de misturar ou economizar aqui!);
Fique de olho em vazamentos (manchas no chão ou óleo na corrente? Alerta vermelho!);
Escute a sua moto (barulho de ferro batendo? Pode ser falta de lubrificação!).
Quer ficar por dentro de mais dicas assim? No Portal do Entregador do iFood, você encontra tudo para manter sua moto segura e em perfeito estado!