Como gerenciar finanças pessoais: confira nossas dicas


27 de junho de 2024 6 min de leitura

Você sabe como gerenciar as finanças pessoais de maneira eficiente? Essa habilidade pode ajudar a ter mais conforto e segurança, fazendo com que o dinheiro ganho com as entregas dure mais em seu bolso. Como você tem uma atividade sob demanda, não tem como saber exatamente o quanto ganhará por semana.

Essa falta de certeza pode ser compensada por alguns conhecimentos sobre como administrar suas finanças. Ao poupar durante épocas de muitas entregas, você consegue ter folga no orçamento para lidar com as semanas de menor demanda. Para saber como lidar com as finanças de maneira estratégica, continue a leitura e descubra como garantir a proteção financeira da família!

Qual a importância de gerenciar as finanças pessoais?

Fazer uma boa gestão das suas contas é uma excelente forma de obter maior qualidade de vida, além de ser importante por diversos motivos. Listamos os principais deles em mais detalhes, a seguir.

Ajuda a manter as contas em dia

A dificuldade para manter as contas em dia é uma realidade para grande parte dos brasileiros que vivem em família. O IBGE afirma que cerca de 72% das pessoas enfrentam desafios na hora de controlar as finanças nessa configuração.

Ao adotar estratégias que ajudam a lidar com o dinheiro de maneira saudável, você consegue ter mais controle em relação às receitas e gastos que acontecem mensalmente. Consequentemente, pode realizar ajustes cortando despesas ou fazendo um pouco mais de entregas para evitar atrasos nas contas.

Evita estresse financeiro

Um diagnóstico da ANBIMA em parceria com o Datafolha destaca que grande parte das pessoas tem um alto nível de estresse devido às finanças, chegando a atingir cerca de 57% da população em 2023.

Esse problema geralmente decorre do desafio de ter mais saídas do que entradas de dinheiro na conta, já que, como você viu, essa é uma adversidade que atinge uma boa parte dos brasileiros. Por isso, a adoção de estratégias adequadas para gerenciar as finanças é uma ação importante para melhorar a sua saúde e bem-estar geral.

Reduz a preocupação com o dinheiro

Uma pesquisa exclusiva do g1 destaca que o dinheiro é a principal fonte de preocupação dos brasileiros, assombrando cerca de 75% da população. Isso porque muitos encontram desafios na hora de realizar uma gestão das finanças pessoais de maneira adequada. Para quem atua como entregador de delivery, essa preocupação pode ser ainda mais constante.

Como criar uma reserva financeira para entregador delivery?

Para um entregador, o fluxo de receitas acontece de uma maneira diferente se comparado com atividades tradicionais. Por isso, vale a pena considerar estratégias específicas para a sua realidade na hora de criar uma boa reserva financeira.

Separe uma porcentagem dos ganhos diários

A única maneira de fazer uma reserva financeira suficiente para suas necessidades é por meio de uma parcela de poupança. Nesse caso, você pode questionar: como guardar nas semanas com menos demanda? Afinal, em alguns momentos o dinheiro alcança apenas as contas e não sobra muita coisa.

A ideia da porcentagem é que você adapte o percentual conforme a demanda por trabalho. Isso significa adaptar o tanto que será guardado conforme a disponibilidade de renda.

Nas semanas em que você trabalhou bem, pode destinar de 15% a 30% para uma reserva, pois o que sobra do dinheiro é suficiente para bancar suas despesas. Já nas semanas com menos trabalho, guardar até 10% representa uma ótima economia

Reduza despesas desnecessárias

Os gastos desnecessários são vilões de qualquer orçamento. Por isso, prestar atenção neles ajuda na hora de poupar e evita aquela sensação de que o dinheiro está desaparecendo assim que chega na conta.

Fazer muitas refeições em restaurantes, usar planos caros de internet para o celular e pagar por serviços que não usa (streaming, academia, cursos, etc), são alguns exemplos de gastos que podem ser cortados sem prejudicar sua qualidade de vida. O uso excessivo de compras parceladas também merece atenção, pois requer o pagamento de taxas de juros, o que acaba levando embora mais uma parte da sua renda.

Outra excelente dica é aproveitar as parcerias feitas pelo iFood para te ajudar. Você consegue descontos na hora de abastecer com o app Shell Box, permite trocas gratuitas de óleo em pontos cadastrados e oferece planos de celular por um preço excelente.

Invista em ferramentas de controle financeiro

Quando se fala de aplicativos de gestão financeira, isso parece uma coisa complicada demais para se preocupar diante de tantos compromissos que você já tem. Contudo, além de serem dispositivos simples e intuitivos, eles ajudam a ter mais controle sobre o uso do seu dinheiro.

Existem diversas versões gratuitas disponíveis para Android e IOS, permitindo que você registre seus fluxos financeiros. Alguns bancos trazem esse tipo de informação direto no aplicativo, então vale a pena dar uma olhada para entender quais foram as receitas e despesas dos últimos meses.

Como definir objetivos e estabelecer prioridades?

A definição de metas é um ponto importante para ter disciplina financeira e seguir um plano de ação que vai te gerar mais conforto financeiro. Nesse sentido, existem algumas dicas que podem ajudar a criar objetivos realistas e determinar as suas prioridades, como:

  • entenda a situação atual — pare para verificar quanto você está gastando e ganhando mensalmente para ver se não está ficando no vermelho. Caso esteja, talvez seja um bom momento para reavaliar as suas finanças;
  • estabeleça prazos — pensar em um tempo realista para pagar as dívidas, juntar dinheiro e alcançar mais tranquilidade financeira é fundamental para manter o foco na hora de gerenciar as finanças;
  • quebre as metas — objetivos muito ousados e longos geram desmotivação, por isso, pensar em dividi-los em pequenas etapas vai ajudar a chegar ao que deseja;
  • crie um plano de ação — por fim, vale montar um planejamento considerando a sua realidade para ter mais independência financeira.

Entender o que é reserva financeira pessoal e como fazer uma também é um passo importante. Em geral, é aconselhável ter um valor que cubra 6 meses de todos os seus custos. Assim, caso você tenha algum imprevisto, não passará apertos.

Ao aplicar as dicas que apresentamos ao longo do texto, você pode gerenciar finanças pessoais de forma simples e tranquila. Além disso, ao aproveitar as parcerias que o iFood desenvolveu pensando em seu bem-estar financeiro, torna-se possível reduzir os custos e garantir mais segurança enquanto faz as suas entregas.

Quer ver mais conteúdos que vão te ajudar em sua jornada? Então, fique sempre atento aqui ao nosso Portal!


Veja mais notícias