Onde fica o código de segurança da CNH? Confira!
Se você precisa fazer um cadastro, baixar a versão digital da sua habilitação ou preencher algum dado e travou com a pergunta “onde fica o código de segurança da CNH?”, calma: você não está só nessa missão. A dúvida é muito comum, principalmente para quem não mexe com isso todos os dias.
Por isso, vamos te mostrar direitinho onde encontrar esse número, seja na carteira física ou na versão digital e explicar por que ele é tão importante. Vamos nessa?
Onde fica o código de segurança da CNH?
O código de segurança da CNH é um número que serve para validar o documento e garantir que ele é verdadeiro. Ele fica localizado na parte inferior da carteira de habilitação física, normalmente na parte da frente (modelo antigo) ou no verso (modelo novo).

As CNHs mais novas (pós-2017, porque antes não havia essa informação no documento) têm o código na parte inferior, logo abaixo da informação “ASSINATURA DO EMISSOR”, e é uma combinação formada por 11 caracteres alfanuméricos — que são letras e números misturados).
Está com o documento à mão por aí? Então, pegue-o e procure por esses 11 caracteres. “Tá, mas para que serve o código de segurança da CNH?”. Basicamente, é um meio de certificar que o documento foi emitido por um órgão competente, e você vai precisar dele para algumas ações, como:
- ativar a CNH digital no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT);
- validar o documento em sistemas online.
Saiba mais: CNH suspensa: tudo o que você precisa saber e como regularizar
Onde fica o código de segurança da CNH digital?
Se você já fez o download da CNH digital no aplicativo CDT (disponível para sistemas Android e iOS), talvez tenha notado que o código de segurança não aparece diretamente visível como na versão física.
Isso acontece porque o código só é necessário para ativar a versão digital pela primeira vez. Ou seja, para adicionar sua CNH ao aplicativo, o sistema vai pedir esse número que está impresso na sua CNH física. Após a validação, você não precisa mais digitá-lo.
Deu para entender? O código de segurança só existe na versão física. Por isso, guarde bem a sua habilitação, pois ela ainda será útil em vários momentos.
Qual é a importância do código de segurança?
Esses 11 caracteres servem como uma chave exclusiva da sua habilitação. Sem eles, não dá pra validar o documento ou usar certos serviços digitais. Então, já deu para entender onde fica o código de segurança da CNH e que ele não está ali por acaso, né?
Agora, por que proteger seus dados e garantir que a sua CNH é verdadeira? A gente explica.
Barreira contra falsificações e fraudes
O código de segurança foi criado para impedir a criação de CNHs falsas. Como ele é único para cada documento, torna muito difícil alguém inventar ou copiar uma carteira de motorista sem ser descoberto.
Além disso, sistemas do Detran, da Senatran e de outros órgãos de trânsito usam esse código para conferir a validade da sua habilitação. Ele também é exigido quando você vai baixar a CNH digital pela primeira vez para garantir que é você mesmo que está acessando o documento.
Veja também: Documentos para renovar a CNH e tudo o que você precisa saber
Proteção de dados em transações eletrônicas
Hoje em dia, muita coisa acontece no celular ou no computador: assinatura de contratos, cadastro em apps, abertura de contas… E em alguns desses casos, pode ser solicitado o código de segurança da CNH como forma de verificar sua identidade com segurança.
É como se fosse uma senha única da sua habilitação, usada em momentos específicos. Isso ajuda a evitar que seus dados pessoais sejam usados por terceiros sem autorização.

Quais foram as mudanças trazidas com a nova CNH?
A nova CNH trouxe um visual bem diferente e mais moderno. A identidade visual passou a ter cores diferentes (verde e amarelo), novos ícones para indicar o tipo de veículo que o condutor pode dirigir e até um QR Code com informações de segurança.
Outra novidade importante foi o aumento da segurança. A nova CNH vem com elementos gráficos que dificultam falsificações, como tinta que brilha no escuro, impressão em relevo e códigos específicos para leitura eletrônica. Tudo isso para garantir que seu documento seja mais confiável, tanto no formato físico quanto digital.
E sabe onde mais você encontra vantagens interessantes assim? Com o iFood: aqui, as vantagens não param!
Desde economia com combustível e manutenção da moto até acesso a consultas de saúde, seguro pessoal, plano de celular barato e até oportunidades de educação, o iFood oferece um pacote completo para facilitar sua rotina.
Na Loja do Entregador, você ainda encontra tudo o que precisa para o trabalho: jaquetas, camisetas com proteção UV, bags e muito mais. Conheça todas as vantagens, aqui!
Dúvidas frequentes
Se você está tentando encontrar o código de segurança da sua CNH e ainda está com dúvidas, fica tranquilo! Reunimos aqui as perguntas mais comuns com respostas diretas pra te ajudar.
Quantos números tem o código de segurança da CNH?
O código tem 11 números e fica localizado na frente da CNH, perto da foto, geralmente embaixo da data de emissão.
Como saber o código de segurança da CNH pelo CPF?
Não é possível descobrir o código de segurança apenas com o CPF. Esse número está presente apenas na versão física da CNH.
Como saber o código de segurança da CNH sem a CNH?
Infelizmente, não dá pra acessar esse código sem a CNH em mãos. Você precisa consultar o documento físico para vê-lo.
Onde fica o código de segurança da CNH provisória?
Na CNH provisória, o código de segurança também aparece na frente do documento, logo abaixo dos dados do motorista.
Onde fica o número de registro da CNH?
O número de registro da CNH, chamado de número do espelho, fica na frente da carteira, geralmente no canto superior direito.