Confira os Termos e Condições para pedidos com pagamento em dinheiro e tire duas dúvidas!

Como você sabe, o pagamento em dinheiro já é aceito pelas lojas da plataforma, e a novidade é que agora essa modalidade será aceita nas Entregas Parceiras. Ou seja, ao fazer um pedido, os clientes poderão escolher pagar em dinheiro no ato da entrega. Assim, você será responsável por levar o pedido, coletar o pagamento e providenciar o troco quando necessário.

Confira os Termos Adicionais aos Termos e Condições de Uso do iFood para Entregadores:

Clique para baixar

Termos e condicoes adicionais - Pagamento em dinheiro

Esclareça suas principais dúvidas sobre as entregas parceiras com pagamento em dinheiro. Clique no tópico que mais se encaixa com sua pergunta.

O iFood enviará convites para os Entregadores e Entregadoras parceiras perguntando se gostariam ou não de receber rotas em dinheiro. Ou basta acessar a opção “Pagamento em dinheiro” no aplicativo do entregador e ativar essa modalidade. Ao ativar o recebimento dessas rotas, você estará aceitando os termos adicionais aos Termos e Condições de Uso do iFood para Entregadores. Veja abaixo como ativar:

  1. No menu principal do aplicativo, selecione a opção “Conta” 
  2. Na página da conta, você verá uma lista de opções relacionadas à sua conta e configurações. Toque na opção “Configurar meios de pagamento” 
  3. Em seguida, selecione “Pagamento em dinheiro” e ative o método de pagamento.

Os Entregadores e Entregadoras que optarem por não receber não sofrerão nenhum tipo de penalidade e continuarão a receber apenas pagamentos pela Plataforma iFood.

  1. Ao receber a rota, uma faixa com o ícone de dinheiro e a frase “há pagamento em dinheiro nesta rota”, sinaliza que haverá um pedido com pagamento em dinheiro. 
  2. Ao chegar no estabelecimento, será possível visualizar o troco e o valor que o cliente pagará pelo pedido. 
  3. Lembre-se de providenciar o troco, ele é de sua responsabilidade.

Se tiver algum problema, fale com a gente pelo chat enquanto o pedido estiver em andamento.

No momento em que você estiver no estabelecimento para a coleta do pedido, você será informado qual o valor que precisará ter para dar troco ao cliente final, se necessário. Nesses casos, lembre-se que é de sua responsabilidade providenciar o troco correto e entregá-lo ao Cliente. Como boa prática, recomendamos ter um valor trocado sempre disponível.

A troca de dinheiro ocorre somente entre você entregador e o cliente final. Quem faz a entrega não deve receber cobranças de nenhum valor do estabelecimento parceiro. 

Os valores recebidos em rotas em dinheiro são automaticamente contabilizados e compensados no valor de repasse. Portanto, os pedidos com pagamento em dinheiro são uma forma de recebimento mais rápida. Você recebe a quantia em dinheiro em mãos, após realizar a entrega do pedido.

 

Sim! Se, a qualquer momento você não quiser mais receber rotas em dinheiro, basta acessar a opção “Pagamento em dinheiro” no seu aplicativo e realizar o desligamento. E não se preocupe, as demais rotas continuarão acontecendo para você normalmente. Veja abaixo como desligar o recebimento dessas rotas:

  1. No menu principal do aplicativo, selecione a opção “Conta” 
  2. Na página da conta, você verá uma lista de opções relacionadas à sua conta e configurações. Toque na opção “Configurar meios de pagamento” 
  3. Em seguida, selecione “Pagamento em dinheiro” e desative o método de pagamento.

A ativação das rotas com pagamento em dinheiro ocorre na mesma página, basta ativá-la. E lembre-se que com o pagamento em dinheiro, você recebe de forma mais rápida. 

Se ocorrer algum desconto indevido de pedido com pagamento em dinheiro, aguarde que iremos analisar e estornar para você. Os estornos são solicitados todas às quintas-feiras e o pagamento é realizado até a sexta-feira da semana seguinte.