Planejamento por Subpraça


12 de abril de 2024 8 min de leitura

Saiba como essa novidade pode te ajudar a aumentar seus ganhos!

Estamos chegando nas cidades de Curitiba e Belo Horizonte com um teste pra você: o Planejamento por Subpraça.

Confira abaixo como você pode ter a chance de maximizar seus ganhos planejando suas entregas para locais e horários específicos.

  • Como funciona o pagamento desse agendamento?

Você recebe um valor por pedido realizado e um valor fixo pelo período agendado que ficar disponível. Nas rotas agrupadas, você receberá R$4 para cada pedido da sua rota. Em alguns casos, você também terá a garantia de receber um mínimo por aquele horário. 

👉 IMPORTANTE: Neste modelo, você recebe um valor fixo proporcional pelo período agendado e um valor por cada pedido entregue. Isso significa que você receberá por cada entrega e não por cada rota. Por exemplo, considerando apenas o valor por pedido, em uma rota agrupada com 2 pedidos, você receberá R$ 4 por cada pedido, totalizando R$ 8.

  • Quais critérios preciso cumprir para ganhar o valor fixo?

Pra ganhar o valor fixo, é preciso:

  • aceitar e concluir no mínimo 80% das rotas oferecidas no período;
  • ficar disponível por no mínimo 80% da duração do agendamento (2h24min)

Já para garantir o ganho mínimo, é preciso:

  • aceitar e concluir no mínimo 80% das rotas oferecidas no período;
  • ficar disponível por no mínimo 90% da duração do agendamento (2h42min)

👉 Caso qualquer um desses critérios não seja cumprido, o valor fixo não será pago.

  • Como funciona o valor fixo?

O valor fixo é pago pelo tempo que você ficar disponível durante seu horário de agendamento. 


Tendo passado pelos critérios do item acima, você recebe um valor fixo proporcional pelo tempo que ficou disponível no horário que você agendou no Planejamento por Subpraça, independentemente da quantidade de pedidos que você tenha feito.

Como assim? Confira esse exemplo abaixo pra entender melhor:

Ganhos

R$ 21 valor fixoR$ 4 por pedido

Horário de 10h às 13h

Disponibilidade Valor fixo recebido
1h30min (50%)R$ 21 R$ 0
2h24min (80%)R$ 16,80
3h (100%)R$ 21,00

Em todos os casos, você receberia normalmente o valor de R$ 4 por cada pedido entregue.

  • Como funcionam os horários com mínimo de ganho?

Se no final do turno, a soma dos ganhos (pedidos + valor fixo) não atingir o valor mínimo ofertado, nós pagamos a diferença. Lembre-se: pra receber essa diferença, você precisa atingir pelo menos 2h42min (90%) de disponibilidade durante seu agendamento.

👉 É importante saber que a diferença pode levar até 7 dias pra aparecer no seu extrato.

  • Ficou confuso(a)? Se liga no exemplo!

Neste exemplo, o valor do pedido é de R$ 4, o valor fixo pelas 3h é R$ 21 e não há pagamento mínimo:

Horário AgendadoPedidos CompletosRotas completas % DisponibilidadeValor fixoValor pelos pedidosGanho Total
11h-14h980%2h30min (83%)83% x R$ 21 = R$17,439 x R$ 4 = R$36R$ 53,43

Agora, outro exemplo mas com ganho mínimo de R$ 42:

Horário
Agendado
Pedidos CompletosRotas completas % DisponibilidadeValor fixoValor pelos pedidosDiferença paga pelo iFoodGanho Total
11h-14h580%2h42min (90%)90% x R$ 21 = R$18,905 x R$4 = R$20R$3,10R$42
  • Como todos esses valores aparecem no extrato?
  • O valor pelos pedidos vai aparecer como “Rota Completa”.
  • O valor fixo pelo período agendado vai aparecer como “Ganho Fixo – Agendamento”.
  • A diferença paga pelo iFood, no caso de ganhos mínimos, vai aparecer como “Lançamento Manual”.

Confira como vai aparecer:

  • Quando esses valores aparecerão no extrato?
  • O valor pelos pedidos vai aparecer logo que você finalizar cada rota.
  • O valor fixo pelo período agendado vai aparecer conforme a tabela abaixo:
Período do agendamento Disponível no extratoNomenclatura no extrato
Almoço (seg a sex)Até 6h após o fim do turnoGanho Fixo – Agendamento
Tarde (seg a qui + dom)Na manhã do dia seguinteGanho Fixo – Agendamento
Jantar (seg a qui + dom)Na manhã do dia seguinteGanho Fixo – Agendamento
– Sexta (tarde e jantar)
– Sábado (todos horários)
– Domingo (almoço)
Às 20h de domingoGanho Fixo – Agendamento

A diferença paga pelo iFood no caso de ganhos mínimos pode demorar até 7 dias depois do agendamento pra aparecer no seu extrato.

  • O que é o Planejamento por Subpraça?

É uma nova ferramenta que permite agendar horários pra atender exclusivamente uma região.

A grande vantagem desse modelo é que, independente do seu Score, você será super priorizado na Subpraça em que estiver agendado. Então, as chances de você receber mais pedidos vão aumentar. Além disso, você recebe valores especiais por esse agendamento, sendo mais uma opção no app pra você ter a chance de aumentar seus ganhos.

  • O agendamento é feito pelo app?

Sim! Na página de Planejamento, clique na aba “Subpraça” pra conferir os horários e regiões disponíveis pra agendar. 

  • Qual a diferença entre o Planejamento que eu já conheço e o Planejamento por Subpraça?

O Planejamento que você já conhece é o Planejamento por Praça, que é válido para você rodar na praça inteira e garante priorização em relação a quem não está agendado. Nele, você recebe como já está acostumado, por entrega finalizada.

Já o Planejamento por Subpraça vale exclusivamente pro local indicado no mapa e garante uma priorização ainda maior do que a do Planejamento por Praça. Nele, você conta com os valores especiais (fixo e mínimo) além dos valores por pedido, que substituem o valor por rota.

A quantidade de dias que você vê disponível é igual ao Planejamento por Praça, ou seja, depende do seu Score. Todos os dias, uma nova data fica disponível para agendamento, no mesmo horário em que os horários da Praça ficam disponíveis.

  • Eu preciso ficar dentro da Subpraça durante o agendamento?

Sim! Durante o agendamento, você receberá apenas pedidos dentro da Subpraça.

Em alguns casos, os pedidos podem te levar pra locais fora da região agendada, mas você sempre deve voltar. Ao finalizar um pedido fora da Subpraça, você terá um tempo para voltar à região agendada, baseado na distância que você está da Subpraça. Passando desse período, seu tempo disponível vai ser afetado, o que tem impacto no ganho dos valores especiais.

  • Esse agendamento impacta no Score?

Nesse primeiro momento, o comparecimento desses horários não entrará pro Score. Mas os pedidos realizados durante os horários agendados já estão sendo contabilizados desde agora para os demais indicadores (coleta, entrega, pontualidade e avaliações).

👉 Vamos avisar quando o comparecimento for entrar pro seu Score através das nossas comunicações.

  • Posso desmarcar o agendamento depois de ter preenchido o horário no app?

Sim! É possível desmarcar o horário pela tela do Planejamento até 10 minutos antes dele iniciar.

  • Posso cancelar meu agendamento depois dele ter começado?

Entendemos que imprevistos acontecem. Se você não puder comparecer ao seu agendamento na Subpraça, ou precisar sair no meio do agendamento,  não se preocupe! Isso não irá afetar seu Score, mas pode fazer com que você não receba os valores especiais ofertados no agendamento por subpraça e descritos no início da página na seção: “Entendendo os critérios mínimos sobre os valores“.

👉 Lembre-se: pra garantir valores especiais do agendamento, tente se organizar com antecedência.

  • Como usar o Planejamento por Subpraça?
  1. Acesse a página do Planejamento e entre na aba Subpraça. Lá, você confere as subpraças disponíveis e escolhe os seus horários.
  2. Confirme que você não está com os mesmos horários agendados na Praça ou em outra Subpraça.
  3. Fique de olho no mapa de posicionamento na tela de Subpraças pra garantir que está na região do agendamento. Durante o período agendado, você só vai conseguir receber pedidos se estiver na região indicada no mapa ou voltando para ela. Então, é bem importante estar atento e sempre voltar pra área marcada!

5 coisas que você precisa saber sobre esse tipo de agendamento

  1. No horário agendado, você terá prioridade se rodar no local e terá mais chances de receber um pedido;
  2. A priorização do agendamento por subpraça funciona apenas na área agendada. Neste horário, você será priorizado(a) e receberá pedidos apenas da subpraça em que agendou;
  3. Pra conseguir receber pedidos, é preciso sempre voltar pra área destacada do mapa. Caso fique fora dessa área por muito tempo, você não receberá pedidos. Então, se a entrega for fora da subregião, você precisa voltar para a área do agendamento pra receber novos pedidos;
  4. Ao invés de receber apenas por rota completa, você recebe por pedido + um fixo, e pode haver também um ganho mínimo;
  5. É possível participar e acumular os valores oferecidos em outras promoções e taxas de espera que estejam disponíveis no app para sua região.

🤔 Ficou com alguma dúvida ou quer fazer alguma sugestão sobre o Planejamento por Subpraça?

Toque no link abaixo e responda o formulário

https://forms.gle/ZuQdmjosfuM4faqF9


Veja mais notícias