Jeito iFood de entregar Jeito iFood de entregar

Vem conferir o que o iFood entrega e saiba como manter sua conta sempre protegida.

A gente valoriza muito nossas entregadoras e entregadores. Estamos sempre evoluindo para proteger quem entrega, clientes e lojas.

Por isso, criamos esse espaço que ajuda a entender como manter a sua conta segura e saudável.

Jeito iFood de entregar

Seguir as regras de conduta do Jeito iFood de entregar é fundamental para manter a saúde da sua conta, mas ficar disponível para fazer entregas depende também de outros fatores, como pendências em sua conta, restrições temporárias de acesso e, em casos mais graves, bloqueios e desativações.

Se liga nas classificações:

Pendência

Casos em que você precisa resolver alguma pendência solicitada pelo iFood, como bateria do celular ou GPS. Assim que essa situação for resolvida, é possível ficar disponível imediatamente para fazer entregas.

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Pendência

Ícone bateria

Bateria abaixo de 15%

Ícone hora

Data ou hora do smartphone erradas

Ícone naoregistrado

Celular não registrado

Ícone gps

GPS ou internet desativados

Ícone senha

Redefinição de senha pendente

Ícone uso app

Uso do app fora da região cadastrada (no caso de entregadores vinculados a um Operador Logístico)

Ícone interferencia

Utilização de apps que interfiram na localização do smartphone

Ícone facial

Reconhecimento facial pendente

Ícone termos

Aceite pendente dos Termos & Condições de Uso do app

Ícone maquininha

Pareamento da maquininha pendente

Parada técnica

Situações em que um problema é reportado, ou quando o iFood entende que a entregadora ou entregador precisa de um tempo para resolver a situação. O tempo de cada parada técnica varia de acordo com o tipo de problema identificado.

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Parada técnica

Ícone acidente

24h: no caso de um acidente reportado

Ícone reportar

De 2h até 24h: quando você reporta um problema no veículo, consideramos um tempo mínimo necessário para a manutenção

Ícone cancelamento

30 min: no caso de cancelamento de entrega por não chegada à loja dentro do tempo previsto por mais de duas vezes consecutivas

Ícone excesso

15 min: quando há excesso de rotas rejeitadas, consideramos que você não está disponível para entregas

Bloqueio (ou inativação temporária)

Casos em que acontece alguma ocorrência antes ou durante as entregas e a entregadora ou o entregador precisa aguardar o tempo indicado no app para voltar a fazer entregas.

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Bloqueio

Ícone excesso cancelamento

Excesso de cancelamentos ou desalocações pós coleta do pedido

Ícone interferencias

Interferências que gerem ganhos financeiros indevidos

Ícone tempo

O tempo de cada bloqueio varia de acordo com a ocorrência, podendo durar de 2h a 48h

Desativação

Situações em que a entregadora ou o entregador teve alguma ocorrência grave e sua conta foi desativada da plataforma. É possível fazer a contestação através do app.

Entenda como funciona a contestação.

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Desativação

A maioria das desativações ocorrem após comunicação de alertas prévios e bloqueios temporários, e essa medida só ocorre quando há reincidência no comportamento.

Porém, há casos considerados gravíssimos em que a desativação ocorre sem aviso prévio, como em situações em que há agressão ou desrespeito com clientes e lojas, ou tentativa de fraude no sistema de pagamento.

Perguntas frequentes:

  • Pendências e paradas técnicas: quando um problema é reportado, ou o iFood identifica que você não está disponível para fazer entregas, o tempo necessário para voltar a ficar disponível é informado na tela do app de acordo com a situação.
  • Bloqueios: na maioria das vezes, os bloqueios são precedidos por uma ou mais mensagens no app alertando para que o comportamento seja ajustado. Em casos mais graves, porém, o bloqueio pode ocorrer sem aviso prévio.
  • Desativações: enviamos uma mensagem (pelo app e por SMS) cinco dias antes da desativação, com exceção de casos graves, quando há ameaça à segurança e integridade das pessoas ou suspeitas de infração penal.

Para sua segurança e a de outros, nunca empreste a conta de entrega. Isso vai totalmente contra nossos Termos de Uso e é motivo para sua desativação imediata no app.

É importante reforçar que, aqui no iFood, a gente não admite nenhuma prática que envolva trabalho infantil. É por isso também que investimos em muita tecnologia no seu momento de cadastro. Assim, evitamos diversos tipos de fraudes e garantimos a segurança do cliente e loja, mas principalmente a sua. Vale lembrar que a cobertura de seguro pessoal se aplica apenas ao responsável pela conta cadastrada na plataforma.

Se entrar em contato com alguém que esteja usando uma conta em nome de outras pessoas, por favor, denuncie em nossos canais oficiais.

Para saber mais, assista esse vídeo

● Quando você não pode realizar a rota e rejeita o chamado:

  • se você não puder aceitar, basta ficar offline! Você não sofre qualquer prejuízo e, assim, outros entregadores poderão receber essas rotas;
  • se você rejeitar muitas rotas seguidas, o app entende que você não está disponível para realizar entregas no momento. Por isso, fica automaticamente indisponível por 15 minutos. Também é considerado um rejeite quando você não aceita um chamado no tempo indicado de até um minuto.

Importante: A quantidade de rejeites é a soma de todas as rotas não aceitas. Ou seja, conta tanto as que você rejeita quanto as que você não responde dentro de 1 minuto.

● Quando você não consegue chegar ao destino de retirada no tempo estimado:

Após ter 2 rotas canceladas, porque não conseguiu chegar na loja no tempo previsto, entendemos que você pode estar com alguma dificuldade para finalizar os trajetos e, por isso, o app automaticamente fica indisponível por 30 minutos.

● Quando há algum imprevisto (como um acidente) com você durante o caminho até a retirada do pedido:

Se acontecer de você pegar uma área de risco ou do seu veículo apresentar alguma falha, você pode contar com o nosso suporte acionando os motivos de contato “Área de risco”, que deixa o app indisponível por 30 (trinta) minutos, ou “Problemas com seu veículo”, que deixa o app indisponível por 8 (oito) horas. Esse tempo serve pra você conseguir se deslocar pra um local seguro, resolver o problema de seu veículo ou realizar a manutenção necessária.

A etapa de autenticação por reconhecimento facial no app iFood para Entregadores é obrigatória e aumenta a segurança de clientes e entregadores, evitando fraudes que afetam todas as partes envolvidas na entrega.

Aqui vão algumas dicas pra realizar essa etapa de forma correta:

  • limpe a câmera do celular;
  • busque um local com boa iluminação, sem reflexos, sombras e objetos no fundo;
  • tire máscara, capacete, gorro, boné e óculos escuros ou qualquer objeto que interfira no reconhecimento facial;
  • mantenha sua câmera posicionada na altura do seu rosto e tire sua foto na mesma hora.

Para saber mais, acesse o curso do Decola.

Se você receber o aviso de uma desativação e considerar que seguiu todas as regras de conduta do Jeito iFood de Entregar, não tem problema: basta seguir as etapas abaixo e esclarecer a situação. Nosso time de especialistas irá retornar com uma resposta em até dois dias.

  1. Acesse o app;
  2. selecione "Esclarecer o que aconteceu";
  3. informe o ocorrido;
  4. anexe as evidências necessárias;
  5. confirme o envio;
  6. aguarde a análise do time iFood em até dois dias;
  7. confira as atualizações no app

A exclusão da sua conta na plataforma requer cuidadosa consideração, pois uma vez solicitada, o iFood não terá mais acesso ao seu histórico e a ação não poderá ser desfeita. É importante destacar que, após a exclusão, você não poderá participar de iniciativas como  "Segunda Chance". Além disso, após esse procedimento, você não poderá fazer um novo cadastro em nossa plataforma! Portanto, fique ligado!