Score iFood chegou! Entenda como funciona
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Como o Score
impacta na distribuição de pedidos
Score é uma pontuação que mostra o seu nível no app iFood para Entregadores. Ele vai de 1 a 3, sendo 1 a pontuação mais baixa e 3 a mais alta.
Mas o Score é apenas um dos critérios nessa distribuição. Confira tudo que é levado em consideração para que uma rota chegue até você!
Dedicação a uma região específica.
Entregadores vinculados a OLs, aqueles que atendem operações com necessidades especiais
Planejamento.
Entregadores com horário agendado pelo app. Esse critério é válido apenas para algumas praças. Confira aqui.
O seu Score.
Nível individual que vai do 1 ao 3.
Proximidade.
A localização em relação ao pedido.
Necessidades especiais do pedido.
Pedidos que precisam ser feitos por veículos específicos ou com maquininha cadastrada.
Então se liga! O Score é apenas um dos critérios dentro da distribuição
de pedidos. Mas quanto maior o seu nível, mais chances do seu app tocar. Para praças sem o Score, vale manter o bom uso do app.
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Os 5 indicadores
que formam o Score
Esses são os 5 critérios que formam o seu Score:
Pedidos Entregues
O total de pedidos que você entrega depois de pegar na loja. Ou seja, se você coleta 10 pedidos e entrega 9, seu percentual fica em 90%.
Pedidos Coletados
São os pedidos que você aceita e consegue coletar na loja, sem desalocações ou cancelamentos. Então se você aceitar 10 pedidos, mas só coletar 9, seu percentual fica em 90%.
Avaliações
Aqui tá a sua média de avaliações positivas e negativas
que recebe tanto de lojas quanto de clientes.
Pontualidade
É a média de tempo que você atrasa em cada pedido. Então se você entrega 10 pedidos e atrasa 60 min em apenas um deles, sua média é de 6 min de atraso por pedido.
Comparecimento
É o quanto você está disponível nos horários com prioridade que deixou agendado pelo Planejamento no app. Esse indicador só é levado em consideração se você está em uma cidade que já conta com essa ferramenta. Válido apenas para agendamentos em horários com prioridade!
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Dicas de ouro para você manter seu Score sempre alto
O Score iFood vai de 1 a 3 e você não precisa de VAR pra saber como melhorar o seu. Ele é calculado de acordo com as suas entregas do ciclo e é atualizado todas as quintas-feiras. Pra que ele possa ser calculado, basta ter ficado disponível pelo menos 28h no app durante as últimas 4 semanas.
Antes de aceitar uma rota:
● Mantenha a bateria do celular acima de 15%, assim você evita deixar de fazer uma coleta
ou uma entrega por falta de bateria no seu celular.
● Mantenha seu veículo com a manutenção em dia e com combustível suficiente para evitar
problemas durante a rota
● Rejeite rotas que não possa ou não queira realizar
Após aceitar a rota:
● Evite desvios de rota e cancelamentos de pedidos
● Confira o tempo indicado no app para deslocamento até a loja e até o cliente, e procure
ser pontual
● Cuide bem do pedido, evitando que ele caia ou fique virado na bag
Nas lojas:
● Confirme sua chegada no app assim que chegar na loja
● Forneça o código de coleta para a loja antes de retirar o pedido
● Só dê “saída” para entregar quando estiver com o pedido em mãos e garanta junto a loja que os itens estão corretos.
● Sempre peça o código confirmação da devolução para a loja no caso de devolução do pedido
Com o cliente:
● Utilize o chat para falar com o cliente para organizar a entrega, sempre que necessário
● Dê a “chegada” no cliente assim que chegar no endereço (Ex. Não espere entrar no condomínio ou prédio)
● Confira se os dados do pedido, do cliente e da nota fiscal estão batendo. (Ex. n° sacolas de mercado, verificar se tem refrigerante além da sacola, se o pedido X é daquele cliente.)
● Sempre peça o código de confirmação na hora da entrega do pedido ao cliente
Sempre:
● Seja cordial e atencioso com o cliente e com as lojas
● Procure comparecer aos dias e horários agendados com prioridade, e caso não possa comparecer, desmarque com antecedência.
● Se acontecer algum imprevisto ou problema durante o trajeto, na loja ou no cliente, entre em contato com o Jhow e, se for necessário fazer uma desalocação ou cancelamento de pedido, faça sempre pelo Jhow
● Respeite as leis de trânsito
Score é uma pontuação que mostra o seu nível no app iFood para Entregadores. Ele vai de 1 a 3, sendo 1 a pontuação mais baixa e 3 a mais alta.
Mas o Score é apenas um dos critérios nessa distribuição. Confira tudo que é levado em consideração para que uma rota chegue até você!
Dedicação a uma região específica.
Entregadores vinculados a OLs, aqueles que atendem operações com necessidades especiais
Planejamento.
Entregadores com horário agendado pelo app. Esse critério é válido apenas para algumas praças. Confira aqui.
O seu Score.
Nível individual que vai do 1 ao 3.
Proximidade.
A localização em relação ao pedido.
Necessidades especiais do pedido.
Pedidos que precisam ser feitos por veículos específicos ou com maquininha cadastrada.
Então se liga! O Score é apenas um dos critérios dentro da distribuição
de pedidos. Mas quanto maior o seu nível, mais chances do seu app tocar. Para praças sem o Score, vale manter o bom uso do app.
Esses são os 5 critérios que formam o seu Score:
Pedidos Entregues
O total de pedidos que você entrega depois de pegar na loja. Ou seja, se você coleta 10 pedidos e entrega 9, seu percentual fica em 90%.
Pedidos Coletados
São os pedidos que você aceita e consegue coletar na loja, sem desalocações ou cancelamentos. Então se você aceitar 10 pedidos, mas só coletar 9, seu percentual fica em 90%.
Avaliações
Aqui tá a sua média de avaliações positivas e negativas
que recebe tanto de lojas quanto de clientes.
Pontualidade
É a média de tempo que você atrasa em cada pedido. Então se você entrega 10 pedidos e atrasa 60 min em apenas um deles, sua média é de 6 min de atraso por pedido.
Comparecimento
É o quanto você está disponível nos horários com prioridade que deixou agendado pelo Planejamento no app. Esse indicador só é levado em consideração se você está em uma cidade que já conta com essa ferramenta. Válido apenas para agendamentos em horários com prioridade!
O Score iFood vai de 1 a 3 e você não precisa de VAR pra saber como melhorar o seu. Ele é calculado de acordo com as suas entregas do ciclo e é atualizado todas as quintas-feiras. Pra que ele possa ser calculado, basta ter ficado disponível pelo menos 28h no app durante as últimas 4 semanas.
Antes de aceitar uma rota:
● Mantenha a bateria do celular acima de 15%, assim você evita deixar de fazer uma coleta
ou uma entrega por falta de bateria no seu celular.
● Mantenha seu veículo com a manutenção em dia e com combustível suficiente para evitar
problemas durante a rota
● Rejeite rotas que não possa ou não queira realizar
Após aceitar a rota:
● Evite desvios de rota e cancelamentos de pedidos
● Confira o tempo indicado no app para deslocamento até a loja e até o cliente, e procure
ser pontual
● Cuide bem do pedido, evitando que ele caia ou fique virado na bag
Nas lojas:
● Confirme sua chegada no app assim que chegar na loja
● Forneça o código de coleta para a loja antes de retirar o pedido
● Só dê “saída” para entregar quando estiver com o pedido em mãos e garanta junto a loja que os itens estão corretos.
● Sempre peça o código confirmação da devolução para a loja no caso de devolução do pedido
Com o cliente:
● Utilize o chat para falar com o cliente para organizar a entrega, sempre que necessário
● Dê a “chegada” no cliente assim que chegar no endereço (Ex. Não espere entrar no condomínio ou prédio)
● Confira se os dados do pedido, do cliente e da nota fiscal estão batendo. (Ex. n° sacolas de mercado, verificar se tem refrigerante além da sacola, se o pedido X é daquele cliente.)
● Sempre peça o código de confirmação na hora da entrega do pedido ao cliente
Sempre:
● Seja cordial e atencioso com o cliente e com as lojas
● Procure comparecer aos dias e horários agendados com prioridade, e caso não possa comparecer, desmarque com antecedência.
● Se acontecer algum imprevisto ou problema durante o trajeto, na loja ou no cliente, entre em contato com o Jhow e, se for necessário fazer uma desalocação ou cancelamento de pedido, faça sempre pelo Jhow
● Respeite as leis de trânsito