Manifestação entregadores iFood

Não caia em fake news: iFood esclarece fatos importantes sobre a paralisação e o diálogo com os entregadores


3 de abril de 2025 4 min de leitura

Empresa desmente boatos, reforça seu compromisso com o diálogo aberto e que está analisando a viabilidade econômica de fazer um reajuste em 2025

Nos últimos dias, começaram a circular algumas fake news a respeito do posicionamento do iFood sobre a paralisação dos entregadores – como, por exemplo, que a empresa se recusa a dialogar com os representantes dos trabalhadores e que os manifestantes seriam punidos.

O iFood reafirma que sempre respeitou os entregadores e seu direito à livre manifestação, além de praticar a escuta ativa de suas demandas desde 2021. E, a seguir, esclarece os fatos a respeito de boatos que estão circulando.

O que é fake news sobre a paralisação dos entregadores do iFood?

O iFood se recusou a receber os representantes dos entregadores

Fake

A empresa tem o compromisso de sempre manter um canal aberto de diálogo com entregadores para ouvir suas demandas. Por isso, na tarde do dia 31/3/25, o iFood recebeu, em sua sede, em Osasco (SP), nove representantes dos entregadores envolvidos na manifestação.

Executivos da empresa ouviram as principais demandas do movimento e ficou combinado que o iFood retornará com devolutivas.

O iFood jamais se recusou a escutar representantes dos entregadores: desde 2021, com a realização do 1o Fórum dos Entregadores do Brasil, a empresa avalia essas demandas e traz devolutivas para os trabalhadores.

Além disso, a empresa também realiza GTs, o Grupo de Trabalho com Entregadores, que são encontros periódicos com esses profissionais para melhorar cada vez mais sua experiência no delivery.

O iFood afirmou que não vai reajustar os valores das rotas

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Desde 2021, o iFood dialoga com os entregadores sobre reajustes e acomoda as demandas da melhor maneira possível. Hoje, a empresa está atenta ao cenário econômico e estuda a viabilidade de um reajuste em 2025, considerando os cenários com responsabilidade e equilíbrio para todas as partes envolvidas.

Vale ressaltar que o iFood não fez nenhum anúncio oficial em 2025 sobre realizar ou não esse tipo de reajuste.

O iFood não fez nenhum reajuste nos últimos três anos

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Nos últimos três anos, o iFood fez várias mudanças nos valores pagos aos entregadores:

1 – Em 2022, o valor mínimo da rota subiu de R$ 5,31 para R$ 6, e o valor mínimo do quilômetro rodado de R$ 1 para R$ 1,50. 

2 – Em 2023, houve um novo reajuste da taxa mínima, que subiu de R$ 6 para R$ 6,50. 

3 – Em 2024, houve um adicional nas rotas agrupadas, no valor de R$ 3 para cada entrega extra realizada.

Dessa forma, desde 2022, os ganhos dos entregadores tiveram um aumento acumulado de 22,4% no valor da taxa mínima por entrega – quase o dobro da inflação de 11,8%, acumulada entre abril de 2022 e fevereiro de 2025, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Entregadores podem ser punidos pelas manifestações

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Não houve (nem haverá) qualquer tipo de prejuízo ao Score ou à Saúde da Conta dos entregadores que mantiveram o aplicativo do iFood desligado durante as manifestações ou que tiveram dificuldades para realizar entregas durante esse período.

O iFood enviou promoções e incentivos para entregadores durante a paralisação nacional

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Reafirmamos nosso compromisso de respeito às manifestações, o que inclui não enviar promoções ou qualquer tipo de incentivo durante os dias de paralisação dos entregadores.

O iFood não oferece seguro para os entregadores

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O iFood oferece, desde 2019, seguro contra acidentes pessoais para todos os entregadores e entregadoras ativos em sua plataforma. Esse seguro é gratuito para os profissionais parceiros do iFood e pode ser solicitado em caso de acidentes durante e depois das entrega e na volta para casa (até 1 hora).

E, desde 2021, quem faz entregas pelo iFood conta também com seguro em caso de lesão temporária, uma iniciativa pioneira no setor de delivery.

O iFood vai atualizar os Termos e Condições de Uso do app após a manifestação

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A última atualização foi realizada em 8/8/23, conforme anunciado aqui. Nenhuma atualização está prevista com o objetivo de suspender quem faz entregas na plataforma por causa das manifestações.

Para evitar as fake news e se informar sobre as ações do iFood, acompanhe o Portal do Entregador e nossos outros canais, como perfis oficiais, site institucional e aplicativo. 


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