Critérios da distribuição de pedidos no iFood: entenda como funciona
O iFood quer melhorar cada vez mais a experiência de quem faz entregas e, por isso, está desenvolvendo agora um projeto de co-construção com entregadores.
Este conteúdo faz parte do projeto e está sendo enviado diretamente aos entregadores selecionados que estão participando do teste.
Confira abaixo como é feita a distribuição de pedidos no iFood!
Quais são os critérios da distribuição de pedidos?
Algumas lojas e regiões que têm operações especiais exigem uma frota dedicada para atender os pedidos de forma rápida. Por isso, entregadores dedicados, que cumprem horários e atuam em regiões específicas, recebem os pedidos antes dos entregadores não dedicados. Atualmente, entregadores dedicados são exclusivamente OLs.
O segundo critério levado em consideração é o Planejamento. Os pedidos são distribuídos primeiramente para os entregadores que estão agendados, sempre levando em consideração a quantidade de bonequinhos do agendamento de cada entregador. Quanto menos bonequinhos no momento da reserva do horário, maior a prioridade na distribuição.
Importante: este critério só é válido nas praças onde o Planejamento está disponível atualmente.
Para saber mais sobre como funciona o Planejamento de horários no app iFood, leia aqui.
O terceiro critério levado em consideração é o Score, que consiste em uma classificação de 3 níveis com base nos seus indicadores de evolução.
Os níveis são 1, 2 e 3! Quanto maior o seu Score, maior a chance de receber pedidos na sua região e de aumentar seus ganhos. Os entregadores com Score 3, portanto, são mais priorizados que os demais, se atenderem a todas as necessidades dos pedidos.
Toda semana o Score é atualizado considerando as rotas das últimas quatro semanas. Mas se você fez muitos pedidos nesse período, fique tranquilo, você não será prejudicado.
Os indicadores que compõem o seu Score são:
- Finalização
- Avaliações de lojas e clientes
- Pontualidade
- Comparecimento
Para saber mais sobre o Score, clique aqui.
Queremos que o seu deslocamento até o ponto de retirada seja o mais curto possível.
Assim, os entregadores que estão próximos aos locais da demanda são escolhidos antes do que entregadores que estão mais distantes.
Por isso vale a pena estar próximo às áreas com muitas lojas e centros comerciais para receber mais pedidos.
Alguns pedidos têm características especiais e precisam de entregadores que tenham veículos específicos. Por exemplo: pedidos muito grandes ou muito pesados só podem ser transportados de carros, já as rotas mais curtas são direcionados para bikes. Tudo isso é levado em consideração na hora que um entregador é selecionado para entregar um pedido.
Agora que você entendeu quais são os critérios que o iFood considera para a distribuição de pedidos, confira um resumo no vídeo:
Confira abaixo o vídeo completo sobre os critérios da distribuição de pedidos:
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