Chegou a hora de testar mais uma novidade no app


23 de agosto de 2024 5 min de leitura

Às vezes, subir ou não até o apartamento pra deixar o pedido pode gerar conflito entre quem entrega  e quem recebe. Por isso, estamos testando uma novidade no app pra tentar resolver essa situação.

Agora, você pode ver na oferta da rota se o cliente espera que você suba até o apartamento:

Hoje, esse teste está rolando só na cidade de Brasília e foi pensado pra facilitar a conversa entre entregadores e clientes, evitando conflitos e promovendo o respeito. 

O teste foi pensado apenas e exclusivamente para cidades onde há a cultura dos clientes pedirem aos entregadores que subam até os apartamentos para entregarem os pedidos. Neste momento, Brasília é a única cidade a estar testando essa nova atualização.

Cidades em que não há essa cultura entre clientes e entregadores ou que já possuem leis que proíbem a subida do entregador não receberão o teste.

Mas, vale lembrar: você pode rejeitar esse tipo de rota sem sofrer bloqueios durante o período de teste, além de não afetar seu Score ou a saúde da sua conta.

Caso escolha aceitar, será necessário subir no apartamento pra finalizar a rota no app.

Ah, a nossa recomendação continua sendo que o cliente desça pra pegar o pedido, combinado?

Curtiu a novidade? Deixa seu comentário aqui!

Dúvidas frequentes:

Por que o iFood está testando essa opção de entrega na porta?

A expectativa de subir até o apartamento é um dos pontos que mais causam conflitos entre entregadores e clientes. Por isso, estamos buscando outras formas de reduzir esse tipo de atrito para além da campanha de conscientização do #BoraDescer que estamos fazendo e continuaremos a fazer com os clientes. Assim, esse teste no app é uma das apostas do iFood para promover um ambiente de diálogo, transparência e respeito, diminuindo a possibilidade de qualquer conflito.

O iFood mudou de ideia e agora quer que quem faz a entrega suba?

Não, nossa visão continua a mesma: o cliente descer pra buscar o pedido é o melhor caminho. Esse teste é só mais uma alternativa para entender como podemos reduzir ainda mais os conflitos.

Os entregadores e entregadoras vão receber um valor extra pra subir até os apartamentos?

Não será implementado um valor extra porque não queremos que subir até o apartamento vire regra. A gente acredita que o cliente descer é a melhor solução, e estamos testando essa opção apenas para conectar quem topa subir com quem precisa receber o pedido na porta, além de assegurar que aqueles que não desejam subir tenham a garantia de que o cliente descerá.

Vai ter algum custo pro cliente que optar pela entrega na porta?

Não existirá um custo adicional, mas o cliente será avisado de que seu pedido pode demorar mais a ser alocado, já que os entregadores e entregadores disponíveis podem não querer aceitar esse tipo de entrega.

Posso escolher entre subir e não subir?

Sim! Caso não queira subir até o apartamento, basta rejeitar a rota que indica a necessidade de subir e aguardar outro pedido.

Recusar a rota com subida no apartamento vai impactar meu Score ou a minha conta?

Não, rejeitar pedidos nunca vai afetar seu Score ou a Saúde da Conta. Além disso, durante o período desse teste você estará protegido do bloqueio temporário de 15min que costuma acontecer quando muitas rotas são rejeitadas de uma vez. Esse bloqueio é feito quando entendemos que você não está disponível para realizar entregas no momento, mas durante o teste você pode rejeitar as rotas com subida no apartamento quantas vezes achar necessário.

O que acontece se eu aceitar a rota e depois não cumprir?

Aceitar a rota e depois não cumprir pode prejudicar tanto o seu Score quanto a Saúde da Conta, pois isso é considerado um cancelamento após a coleta. É importante cumprir as rotas aceitas para evitar impactos negativos na sua conta.

E se não tiver vaga pra estacionar ou o condomínio não deixar entrar com a bag?

A dica continua a mesma: antes de aceitar a rota com subida no apartamento, avalie a região da entrega para checar se está confortável para estacionar seu veículo. Você pode conferir as informações de endereço na tela de oferta da rota pra fazer essa avaliação antes de decidir se vai aceitar ou não.

O iFood mudou sua visão sobre o respeito aos entregadores com essa novidade?

De jeito nenhum! A ideia aqui é um teste para tentar resolver qualquer problema entre entregadores e clientes da melhor forma possível, reduzindo os conflitos. Se não funcionar, a gente volta atrás.

Por que Brasília foi escolhida pra testar esse formato?

Brasília apresenta conflitos entre clientes e entregadores causados pela questão de subir ao apartamento. Escolhemos um dos locais em que isso acontece no Brasil pra testar o potencial de redução de conflito dessa iniciativa.

O iFood pretende levar essa opção pra outras cidades? Quando?

Por enquanto, não tem previsão. Antes, vamos avaliar os resultados deste teste em Brasília.


Veja mais notícias